Cuidados na cotação de seguro online

Conteúdo do artigo:

Os brasileiros cada vez mais contratam seguros, destes os mais difundidos são seguro para carro ou seguro saúde. Hoje também está muito difundida a utilização de ferramentas da internet para a comparação de preços e condições de contratação como a possibilidade da utilização de um simulador de seguro automotivo.

Para que a contratação destes seguros seja eficiente, são necessários alguns cuidados. O Brasil através de sua legislação estabelece que para a comercialização de seguros deva haver obrigatoriamente a intermediação de um corretor habilitado, ainda que o contato inicial tenha sido por intermédio de alguma ferramenta de cálculo, pois como dissemos, é possível ter acesso facilmente à simulação de seguros de automóveis por exemplo.

Abaixo listamos algumas informações que darão maior segurança e também farão você economizar no seguro.

  • Conforme já dissemos, sua contratação deve ser intermediada por um corretor (pessoa física) ou corretora (pessoa jurídica), cadastrado na SUSEP (Superintendência de seguros privados) órgão do governo federal que regula todo o mercado segurador. Consulte sempre o site susep.gov.br e analise a credencial da corretora com que estiver tratando. Mesmo quando fizer cotação de seguro online, procure consultar órgãos de defesa do consumidor para avaliar o histórico de satisfação com este prestador.
  • Procure esclarecer com o seu corretor na hora de fazer qualquer cotação de seguro, todos os itens referentes às coberturas contratadas, inclusive quanto às exclusões naturais a cada contrato de seguros. Isto lhe dará a certeza que estará contratando o seguro correto sem coberturas de que você não necessita, tornando o seguro barato. Coberturas e exclusões deverão constar em seu contrato.
  • Após a contratação é possível alterar algumas características do seu seguro, desde que sua seguradora após consulta, aceite as mudanças propostas por você. Cabe à seguradora recalcular as possíveis diferenças desta repactuação
  • Um dos fatores mais importantes é ser o mais honesto e preciso possível ao preencher os formulários de risco das seguradoras ou o da sua corretora, pois possível erro, supressão ou omissão, podem comprometer uma futura indenização, este item é muito importante quando você tratar com corretores de seguro auto.
  • A seguradora tem até 30 dias contados a partir da entrega de toda a documentação completa para indenizar o segurado ou beneficiário. Para maior segurança do segurado é recomendável que exija recibo de comprovação de entrega de avisos, declarações e documentos requisitados pela seguradora.
  • O segurado deve tentar a todo custo evitar atrasar o pagamento das parcelas do preço do seu seguro (Prêmio). Em casos assim, a seguradora pode suspender as coberturas e até mesmo cancela-las definitivamente sempre observando as características e prazos estabelecidos em cada contrato.
  • Uma boa prática de um segurado é municiar-se dos comprovantes e recibos referentes a qualquer tipo de despesas efetuadas para mitigar danos oriundos de um sinistro.
  • A seguradora tem o direito de recusar uma proposta de seguro (novo, renovação ou alteração que modifique o perfil do risco). Caso não o faça em até 15 dias, o seguro será considerado aceito. A seguradora terá de comunicar formalmente ao segurado a razão que motivou eventual recusa da proposta.

Compartilhe esse conteúdo.

WhatsApp
Email
LinkedIn
X
Facebook
Threads
Pinterest
Reddit

Outros conteúdos