10 Dicas imperdíveis para encontrar o melhor seguro para o seu carro em 2022

É cada vez mais evidente a importância de contar com um seguro para o seu carro, afinal, imprevistos podem ocorrer e as seguradoras oferecem um serviço fundamental para proteção e segurança veicular, prevenindo gastos.

Contudo, apesar da importância do setor, com a pandemia causada pela Covid-19, muitas seguradoras vêm enfrentando dificuldades em trazer credibilidade ao cliente durante o processo de aquisição de seguros via online e por meio do e-commerce.

Isso ocorre porque muitas pessoas têm dúvidas sobre qual seguro contratar e, até mesmo, qual é o melhor pacote para suas necessidades, a depender do automóvel, ou mesmo se o processo e o site são seguros.

Muitas pessoas têm receio de fazer compras online, por medo de estarem contratando um pacote falso e/ou sofrerem um golpe.

Por isso, antes de contratar um serviço de seguro, é importante que a empresa ofereça um site com algumas características, que precisam ser devidamente avaliadas. São elas:

  • Elementos de segurança, como antivírus e certificados;
  • Boa adaptação da tela diante do uso em dispositivos móveis;
  • Informações seguras e confiáveis sobre cada pacote de serviço oferecido.

Além disso, é importante que existam conteúdos com informações que possam mostrar qual o melhor seguro auto para diferentes tipos de carros e necessidades, sanando dúvidas e evidenciando a qualidade dos serviços prestados, reduzindo os receios do consumidor.

Também é preciso destacar que o meio online traz diversos benefícios e facilidades, como poder contratar o seguro no conforto de casa e após verificar diferentes opções com rapidez.

Assim, havendo o cuidado de avaliar os certificados de segurança, se a empresa é idônea e a satisfação de clientes anteriores, essa pode ser uma excelente oportunidade para contratar o seguro ideal.

Dito isso, neste artigo falaremos sobre 10 dicas importantes para quem deseja contratar um seguro de qualidade para a proteção do seu automóvel diante de roubos, furtos, acidentes e colisões, prevenindo gastos diversos e garantindo a escolha da empresa e serviços mais adequados. Confira mais detalhes a seguir!

A importância de contratar um seguro

Para garantir maior proteção se ocorrer alguma colisão ou problema veicular, ajudando a reduzir dores de cabeça e gastos desnecessários, a contratação de um seguro pode ser essencial para empresas de Flange 3 polegadas aço carbono ou para uso de veículo particular.

Atualmente, existem diversos pacotes de seguro que podem ser contratados por clientes, sejam os veículos de uso próprio ou para empresas, considerando as diferentes necessidades que esses diferentes perfis apresentam.

Com isso, é possível oferecer segurança diante de roubos, furtos, acidentes, incêndios e problemas técnicos que podem ocorrer no carro e nos quais são necessárias ações de emergência, com valores mais adequados e até coberturas mais ampliadas.

Inclusive, dentre as opções, é possível verificar que existem pacotes de seguro que realizam a assistência 24 horas, podendo oferecer a manutenção, guincho e até o uso de um outro veículo da seguradora enquanto o carro segurado estiver em manutenção.

Contudo, a definição dos serviços ofertados depende de diversos fatores, que levam em conta o tipo de veículo, o segmento de atuação, como de um Coloproctologista são paulo, orçamento disponível e os tipos de pacote que atendem a essas especificidades.

Assim, antes de contratar o seguro, para aproveitar seus benefícios, é importante verificar quais são suas necessidades, os pacotes disponibilizados pelas empresas (tipos de seguro existentes) e quais deles se adequam melhor ao orçamento.

Mais ainda, é importante pesquisar um serviço de seguro automotivo que tenha credibilidade no mercado, boas indicações e referências por parte do público.

Dentre outros fatores que podem ser observados estão os benefícios adicionais que as seguradoras podem oferecer, seja uma removedor de tinta automotiva valor com acessórios para o veículo ao contratar o plano ou descontos e premiações a longo prazo, como ter acesso a planos mais completos ao renovar o contrato, sem que haja aumento na taxa de cobertura.

Para compreender melhor esses aspectos, a seguir você pode conferir 10 dicas essenciais para quem deseja contratar um serviço de seguro.

10 dicas para a contratação de um seguro automotivo

A partir da compreensão sobre a importância de um seguro e de alguns aspectos que podem diferenciar o plano escolhido, nos próximos tópicos traremos 10 dicas que podem te ajudar no momento da escolha. Confira a seguir aspectos como:

  1. O tipo de carro e sua influência no plano contratado;
  2. A importância da simulação de seguros antes da compra do automóvel/contratação do seguro;
  3. Auxílio profissional e da corretora de seguros;
  4. Cotação do seguro em seguradoras de confiança e interesse;
  5. Identificação dos serviços que você realmente precisa;
  6. Opções de franquia;
  7. Cuidados com economias desnecessárias;
  8. Comparação dos preços entre as seguradoras;
  9. Existência de bônus oferecidos pela empresa;
  10. Contratação e preenchimento de dados de forma correta.

Observe os detalhes de cada um desses itens nos tópicos a seguir e garanta uma contratação mais segura e eficaz para a seguridade do seu veículo.

1.   Atenção durante a compra automotiva e ao modelo do carro

Nossa primeira dica diz respeito a um fator que influencia diretamente na escolha do seguro e, consequentemente, no valor despendido nesse serviço.

Por esse motivo, é um ponto de atenção que pode estar presente desde o momento da compra automotiva para reduzir gastos e evitar acidentes, afinal, existem alguns carros que são considerados como de maior risco.

Isso porque, alguns veículos despertam mais interesse de ladrões, sendo considerado com mais potencial para ser alvo de roubos, o que pode encarecer o preço do seguro.

Outra dica é que veículos que são à base de diesel podem ser mais visados, pelo fato de seu motor ser utilizado para outras finalidades.

Veículos que já saíram de linha também custam mais caro, pois existe certa dificuldade na obtenção de peças para manutenção.

Isso vale também no caso de veículos que são importados, que também podem ter o seguro encarecido devido à dificuldade da escolha das peças. No entanto, esses modelos tendem a ter um tempo superior a 5 anos de usabilidade.

Por isso, no momento de escolher um veículo para utilizar em sua residência ou para sua empresa de curso de socorrista, não vá somente pela emoção, levando em conta esses critérios.

No entanto, se o seguro é para um veículo que já está em uso, considere todos os aspectos listados para identificar as faixas de preço para o serviço e se existe potencial para encarecer a cobertura.

2.   Simulação de preços

Após fazer as considerações sobre o modelo, ano e especificidades mencionadas no tópico acima, é chegado o momento de simular os valores para a contratação do seguro.

Esse processo é muito importante para conhecer a faixa de preço de diferentes seguradoras e identificar aquelas que melhor se adequam ao seu orçamento.

Antes de realizar a compra do seu veículo também é possível fazer essas simulações, sendo uma boa alternativa para economizar no seguro auto e escolher um veículo que atenda suas necessidades mas que possa ser coberto de forma adequada.

Assim, conciliando ambas as aquisições fica mais fácil escolher um automóvel e verificar a média de preço de seguros que cabem em seu bolso.

3.   Ajuda profissional

Para realizar a avaliação das melhores opções de planos e até sanar dúvidas sobre as simulações e seguradoras disponíveis, contar com o auxílio de um profissional ou empresa especializada, como é o caso de corretoras de seguros, é um processo fundamental.

Isso porque tais especialistas podem auxiliar no entendimento dos diferentes seguros, quais podem se adequar melhor às suas necessidades e tipo de veículo, além de sanarem dúvidas que podem surgir no processo de contratação.

Mais ainda, é possível já localizar simulações mais claras e fazer cotações específicas com o profissional, que direciona às seguradoras, agilizando todo o processo de contratação.

4.   Realize a cotação do seguro

A cotação do seguro do automóvel é um importante para a contratação de forma efetiva, demonstrando os planos que tem interesse, seus benefícios e diversos outros detalhes do serviço/empresa que será contratado.

Quando realizado por uma corretora de seguros, como mencionado acima, esse processo se dá de forma ainda mais facilitado e otimizado, visto que reunirá diversas opções e possibilidades de seguradoras que oferecem o serviço, podendo dispor ainda de benefícios devido à relação de longo prazo das corretoras.

Nesse processo existe uma análise de perfil que precisa ser feita, e que levará em conta os aspectos levantados nos primeiros contatos e dicas, como se o contratante é pessoa física ou uma empresa privada, ou mesmo prestadora de serviços, como de uma administradora de condominios residenciais, bem como qual será o uso do veículo – podendo ser de transporte pessoal ou para entrega de produtos, por exemplo.

Isso porque essas informações do contratante e do uso dos veículos também impactarão em condições que serão determinadas no contrato do seguro, abrangendo quilometragem e potenciais de risco. Inclusive, em casos de empresas ou cooperativas, o valor final pode ser reduzido devido ao alto volume de veículos.

5.   Identifique quais são as suas necessidades

A corretora também verificará a idade do motorista, sexo, histórico no trânsito, tempo de habilitação, dentre outros aspectos.

Inclusive, é por meio desses dados e do uso identificado que a seguradora entenderá o perfil do cliente, suas demandas e poderá oferecer um serviço de qualidade e que atenda todas essas necessidades.

De modo geral, podemos destacar que os seguros costumam oferecer serviços como:

  • Proteção contra Roubo, furto e perda total;
  • Acionamento de guincho;
  • Proteção 24 horas, diante de colisões e acidentes;
  • Recuperação no caso de incêndios.

Por isso, é importante identificar quais são as necessidades e se os pacotes básicos atendem essas demandas, tendo repertório (ou o auxílio) para realizar as tratativas com a operadora de seguros.

Nesse contexto, lembre-se de também considerar se seu carro é mais utilizado na cidade ou se você realiza viagens constantes e se é um carro para seu despachante online campinas ou voltado para uso domiciliar.

Lembre-se que isso afeta o limite de quilometragem que é definido no momento de acionar um guincho, por exemplo, e nas proteções oferecidas pelo seguro. Nesse caso, você poderá negociar um contrato que se identifique com a realidade de sua família ou empresa.

6.   Conheça as franquias

Basicamente, seja para empresa desala para alugar em joao pessoa ou para veículo de uso pessoal, existem três tipos de franquias que podem ser contratadas no processo de seguro e que precisam ser conhecidas.

Mas, o que são franquias, exatamente? Na prática, as franquias consistem em um valor que o contratante do seguro pagará para cobrir uma parte dos prejuízos que foram causados em alguma situação, seja com dano a terceiros ou perda parcial, e podem ser divididas em Ampliada, Básica e Reduzida.

Quanto mais caro for o valor da franquia, ou seja, a contribuição do contratante quando ocorrer algum imprevisto ou dano, menor será o preço do seguro.

7.   Evite economias desnecessárias

No momento da contratação, o receio de ter um serviço final com custo muito alto, algumas pessoas podem evitar a inclusão de alguns serviços e proteções visando reduzir o valor final.

No entanto, essa pode ser uma atitude prejudicial e que pode acarretar em ainda mais prejuízos e gastos quando ocorrer algum imprevisto.

Isso porque a exclusão de algumas proteções pode ser vista como uma economia “desnecessária” tendo em vista que não influencia muito no valor final do contrato e se trata de um serviço/cuidado importante para um carro circular com qualidade.

Pense, por exemplo, em uma pessoa que faz um seguro para roubos, mas não inclui a cobertura de danos causados a terceiros, mas possui um carro que é compartilhado com algum membro da família.

Nesse caso, se ocorrer uma colisão, a falta de cobertura pode trazer muitos danos, tendo em vista que ajustes no carro e até mesmo ações de segurança não estarão incluídos no seguro, aumentando gastos e riscos.

Por isso, analise com calma o melhor pacote para sua empresa ou veículo pessoal.

8.   Compare os preços disponibilizados pelas seguradoras

Escolhidas as franquias e tendo avaliado os orçamentos com algumas empresas de maior interesse, compare o preço disponibilizado entre as seguradoras junto ao corretor para avaliar as opções mais adequadas.

Lembre-se de considerar as franquias disponíveis, pois tem modelos e operadoras que apresentam condições obrigatórias e outras que podem ser ajustadas a depender da necessidade do cliente, seja um operador de vendas de Caibro de madeira preço ou não.

9.   Verifique se a empresa oferece bônus

Além disso, a contratação/renovação do serviço também pode contar com alguns bônus, o que deve ser avaliado antes de assinar o contrato.

Por isso, vale a pena verificar se existem benefícios como o desconto para renovar o seguro ou no valor do sinistro.

10.               Preencha os dados corretamente

Por fim, ao fechar negócio com uma determinada empresa de seguros de carro lembre-se de preencher os dados que foram disponibilizados no formulário de forma correta, conferir as informações e, se houver qualquer dúvida, consultar a operadora.

Para além do cuidado nas informações, o contrato não pode ser emitido em nome de terceiros, como jovens que podem recorrer aos pais, pois além de alterar o valor do produto, há riscos e prejuízos no momento de acionar a seguradora em casos de acidentes, batidas ou colisões, sendo considerado uma ação negativa e que pode ser entendida como fraude.

Por fim, agora que já conhece essas dicas e mais informações sobre seu veículo e como contratar um seguro, você está pronto para avaliar as opções e ter um 2022 com mais segurança.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Post relacionados