7 Dicas práticas que irão te ajudar a saber como economizar combustível

Conteúdo do artigo:

Saber como economizar combustível depende de muitos fatores. Inclusive, de saber a procedência do veículo. E para isso, basta realizar consultas veiculares online

É preciso conhecer o rendimento do carro tanto na estrada como na cidade. Cada veículo tem um desempenho diferente e que depende muito de quantas vezes ele fica parado e de como o motor precisa se esforçar. 

Nas cidades, por conta das paradas em semáforos, engarrafamentos e outros, o carro tende a gastar mais. Se ele faz 12km por litro na cidade, em média ele vai fazer de 9 a 10 km por litro nas cidades.

E para ajudar a saber como economizar combustível, trouxemos dicas e informações que valem para todos os modelos.

Alta dos preços de combustível em 2022

Nos últimos anos uma série de medidas políticas levaram os preços dos combustíveis as alturas e se antes era possível driblar essa alta trocando o tipo, hoje não mais, 

Tanto a gasolina como o álcool e o diesel estão subindo de preço constantemente. E isso faz com que fique cada vez necessário saber como economizar combustível.

E não é preciso deixar o carro o tempo todo na garagem. Algumas medidas simples podem ser tomadas para diminuir o consumo de combustível.

Uma delas é a mais essencial: manter o carro com a manutenção em dia. Faça a calibragem dos pneus, assim como o balanceamento e o alinhamento periódicamente. 

Afinal, como economizar combustível?

Existem algumas dicas que são utilizadas há gerações, como deixar o carro na famosa ”banguela”, que nada mais é do que deixar o carro deslizar sem estar ligado. 

No entanto, essas são dicas já ultrapassadas. Os carros mais atuais têm injeção eletrônica que é uma das melhorias para que o carro tenha como economizar combustível. 

Outras dicas como evitar o uso do ar condicionado, no entanto, ainda são válidas. Mesmo que o ar condicionado não gaste combustível diretamente, ele demanda mais do motor que demanda mais da queima de combustível.

Então, principalmente em subidas, evite deixar o ar condicionado ligado o tempo todo. Além disso, separamos outras informações valiosas para você saber como economizar combustível.

Ande com o carro sempre engrenado

A injeção eletrônica faz parte da atualização dos automóveis e deixam dicas como andar na banguela obsoletas. 

Para ter como economizar combustível utilizando a injeção eletrônica, basta deixar o carro sempre engrenado, em movimento, sem acelerar. 

O sistema de marchas vai fazer com que o motor se mantenha funcionando constantemente sem precisar ser alimentado pelo combustível.

Sendo assim, o combustível será cortado e terá pouca utilização. Essa é uma das maneiras mais práticas de economia de combustível atualmente. 

Realize a troca correta de marchas

Outra dica para quem procura saber como economizar combustível é realizar a troca de marchas corretamente. O tipo de direção influencia diretamente no consumo de combustível.

A passagem de marcha deve ser obedecida no tempo ideal, sem diminuir nem aumentar o fluxo. Nos carros mais atuais, essa demanda aparece na luz indicadora de troca de marcha, que deve ser respeitada.

Para os carros que não possuem esse recurso, a troca deve acontecer sempre que for preciso manter a rotação entre 1500 e 2000 rpm. Olhe o conta-giro do painel para conseguir manter o tempo correto.

Planeje-se antes de sair de casa

Principalmente quando o assunto é viagem longa de carro, é importante se planejar antes de sair de casa. Montar um roteiro com os valores de combustíveis por onde for passar. 

Mesmo que os valores estejam bem equilibrados, a alta tenha acontecido em todos os estados. Muitos impostos ajudam a subir ou diminuir o preço. Então pesquise muito antes de encher o tanque. 

Para sair dentro da cidade, evite sair com pressa, acelerando o carro. Quanto mais o acelerador for acionado mais rápido o combustível será consumido. 

É importante incorporar essas dicas no dia a dia para ter como economizar combustível com maior eficiência.

Como economizar combustível: ar-condicionado apenas quando necessário

Passam os anos, os modelos de carro mudam, mas o ar condicionado continua sendo um vilão na hora de saber como economizar combustível. 

Ligar o ar condicionado não implica diretamente na queima de combustível. Mas esse item requer mais esforço do motor que compensa aumentando o fluxo de combustível. 

Em alguns modelos isso é ainda mais grave, principalmente nos que são motor 1.0. Na subida a queima aumenta muito mais. Por isso, ligue o ar condicionado somente quando for muito necessário.

Calibre sempre os pneus

A manutenção é o ponto chave para ter como economizar combustível. O carro precisa estar bem alinhado para não demandar tanto do motor. 

 Calibrar os pneus antes de andar é fundamental. Quando eles estão mal calibrados o carro começa a puxar para os lados, demandando mais esforço para seguir em linha reta. 

Quando os pneus estão calibrados, o carro não precisa desse esforço extra e dominui o gasto de combustível.

Evite excesso de peso no veículo

Quando o carro está muito pesado, ele também precisa esforçar mais o motor e gastar mais combustível para andar. 

Mantenha o carro leve, sem carregar coisas desnecessárias e balanceie bem o que precisar estar dentro dele. 

Essa é uma das dicas valiosas para ter como economizar combustível no dia a dia. 

Tenha a manutenção sempre em dia

Nunca é demais lembrar que a manutenção do carro é o principal fator para quem busca saber como economizar combustível. 

Um carro que funciona plenamente demanda menos combustível. Então, mantenha a manutenção em dia. Faça a troca do óleo e do fluido com frequência. 

Não saia de casa sem verificar o nível de água e de gasolina no motor. Esses são itens frequentemente esquecidos e que precisa de atenção.

Conclusão

Por fim, mantenha-se atento ao desempenho do seu carro e sempre calcule a necessidade de combustível antes de sair de casa. 

Saber como economizar combustível depende da sua antecipação, principalmente com a manutenção do carro. 

Utilize essas dicas e gaste menos com combustível nos próximos meses. E para economizar no seguro auto, é só fazer uma cotação aqui no MeuSeguroMaisBarato.

Compartilhe esse conteúdo.

WhatsApp
Email
LinkedIn
X
Facebook
Threads
Pinterest
Reddit

Outros conteúdos