A importância do marketing digital no mercado de seguros

As estratégias de marketing têm papel importante para o sucesso dos negócios, aumentando a visibilidade e atraindo novos clientes, independentemente da área. O marketing para corretora de seguros, por exemplo, ajuda a fortalecer a marca e gera um bom faturamento para a corretora, demonstrando mais detalhes da área e a importância de contar com esse tipo de serviço.

Isso porque muitos podem compreender a importância de contratar um seguro para o automóvel, residências e até de vida, visto que são serviços que ajudam a proteger tais bens e auxiliam em momentos de perdas. 

No entanto, há muitos detalhes acerca do serviço que podem gerar dúvidas no momento da contratação do seguro, principalmente sobre as coberturas, valores, direitos e processos burocráticos. 

Mais ainda, ainda há parcelas da população que podem desconhecer os benefícios de contar com o apoio de uma seguradora em um momento de falha.

Considerando esta informação, as corretoras podem e devem investir em estratégias de Marketing Digital para atrair leads qualificados e reforçar tais aspectos, educando os potenciais clientes e fortalecendo o negócio e a confiança para com ele.

Isto posto, é importante entender o que é o Marketing Digital e como ele pode ajudar nos negócios na área de seguros.

O que é Marketing Digital?

O Marketing Digital consiste em uma série de estratégias e ferramentas que ajudam a fortalecer a imagem da empresa dentro das plataformas online, tornando a marca reconhecida e mais relevante.

Basicamente, este conceito de marketing ajuda a atrair mais clientes, fidelizar os que já fazem parte da base, além de facilitar a comunicação na construção da relação entre empresa e cliente.

Com o conhecimento dos objetivos e do público a ser alcançado, além de um bom planejamento para as estratégias, é possível definir o que será feito em curto, médio e longo prazo para desenvolver o negócio.

Esta organização ajuda a implementar as técnicas conforme o desejo e objetivos para o  negócio.

Assim, o marketing pode ser uma excelente ferramenta para alavancar as vendas, fortalecer a marca no universo online e gerar a aproximação com os clientes.

Apostar no Marketing de Conteúdo, por exemplo, é uma forma de criar materiais explicativos mostrando os benefícios dos seguros e os cuidados necessários na contratação, o que criará mais confiança e base para a futura decisão do potencial cliente.

Para isso, os materiais podem ser distribuídos em blogs, nas redes sociais, enviados por e-mail e em vários canais de comunicação, conforme a necessidade da estratégia e etapa do funil que o lead se encontra.

Para que isso ocorra com qualidade, há várias estratégias que podem ser utilizadas no marketing para as corretoras. São elas:

  1. E-mail Marketing

É uma excelente maneira de divulgação de uma empresa e de aproximação constante com o cliente/potencial cliente.

Para isso, a mensagem pode mostrar seus produtos, serviços e os principais benefícios que o serviço tem a oferecer ao cliente.

Para a corretora de seguros, esta ferramenta possibilita compartilhar os conteúdos e informações sobre os seguros e reiterar processos importantes de revisão, contratação e manutenção.

Um e-mail marketing bem executado consegue aumentar as vendas e captar mais leads (futuros clientes), algo que todo empreendedor deseja, além de atuar na fidelização dos clientes já convertidos.

  1. Landing Page

São páginas de um site que visa a conversão dos leads. Diferente das páginas tradicionais, a landing page é focada nas principais ofertas que serão oferecidas para os clientes e troca de materiais de valor por mais contatos do lead.

Os elementos mais importantes em uma boa landing page são: 

  • Oferta;
  • CTA (Call to Action), ou chamada de ação;
  • Título;
  • Conteúdos visuais;
  • Descrições sobre os produtos ou serviços;
  • Formulário.
  1. Site

Esta estratégia é o ponto de partida de um marketing eficiente nos negócios. 

Os sites, geralmente, são o primeiro contato do lead com a corretora e os serviços que ela oferece.

Isto posto, criar um site responsivo, por exemplo, é uma maneira de facilitar a navegação do cliente e conseguir ganhos positivos para o seu empreendimento, além de valorizar a página para a leitura dos mecanismos de busca.

Redes sociais e anúncios pagos

As redes sociais são outras ótimas ferramentas para as ações de marketing, sendo de grande relevância para a divulgação e expansão dos negócios. 

Deste modo, dedicar tempo para postar os conteúdos, responder comentários e interações, por exemplo, é uma maneira de ter presença ativa nas redes, melhorar a comunicação com os clientes e ter bons resultados.

Um detalhe interessante das redes sociais são as suas plataformas Ads. O Instagram Ads é um exemplo de ferramenta que visa a elaboração de anúncios pagos para serem exibidos no feed ou nos stories da rede social.

A plataforma permite criar anúncios com formatos em vídeos, coleção, carrossel e posts com texto no feed, sendo um excelente investimento para as empresas cuja meta é aumentar a visibilidade e ter mais clientes.

O Facebook Ads é outro sistema de mídia paga que pode ser explorado pelas corretoras de seguros, afinal, além de gerenciar as campanhas na própria plataforma, saber como funciona o Facebook Ads contribui para o melhor uso das campanhas nas demais redes da empresa, inclusive dentro do Instagram, mencionado anteriormente.

Nesta ferramenta é possível criar vários anúncios com diferentes formatos, tem diversas opções de para investimento e permite segmentar o público, algo que ajuda a entregar estes anúncios para o público-alvo e persona ideal da corretora.

O Google Ads é outro sistema de anúncios pagos e, para seu melhor aproveitamento, entender como anunciar no Google Ads é fundamental.

Isso porque essa é a principal plataforma de pesquisa usada pelo público e oferece diferentes ambientes para o desenvolvimento da marca.

Com a criação de uma conta e definição dos métodos de pagamento, os profissionais que cuidam do marketing podem criar os seguintes tipos de anúncios, dentre muitas outras opções:

  • Rede de pesquisa; 
  • Rede de display;
  • Vídeos no Youtube;
  • Remarketing para aplicativos.

Deste modo, o marketing digital é uma ótima estratégia para ter uma comunicação personalizada, aumentar o engajamento nas redes, número de clientes e assim realizar boas vendas de seguros para o público-alvo da corretora.

Fonte da imagem:

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