Aprenda o que é empréstimo com garantia e suas vantagens

Conteúdo do artigo:

Uma das melhores estratégias para colocar as contas em dia ou conseguir fazer aquele tão sonhado investimento é por meio de um empréstimo com garantia. Eles estão cada vez mais populares nesses tempos onde um investimento certeiro faz muita diferença.

É claro que todo o empréstimo tem suas vantagens de desvantagens, e por isso, no artigo de hoje, explicaremos como funciona um empréstimo com garantia e quais são os cuidados necessários.

Também falaremos sobre as vantagens do empréstimo com garantia, como: o nome negativado não ser um empecilho, menores taxas de juros, prazo mais longo para pagamento, crédito rápido e maiores chances de aprovação.

Por fim, ainda citaremos pontos importantes sobre os principais tipos de modalidade e formas de garantia.Por conta disso, acreditamos que será possível adquirir uma análise mais concreta sobre o assunto.

Entendendo o empréstimo com garantia 

Para começar, precisamos compreender melhor o que são os chamados empréstimos com garantia e como eles podem auxiliar na vida de pessoas que precisam de um apoio financeiro para começar um sonho. 

A maioria dos bancos quando um cliente busca por um empréstimo, pedem por garantias. Isto é, alguma forma de provar que essa pessoa detém de um poder financeiro para pagar o valor emprestado somado aos juros. 

Em algum momento, todos já pediram ou analisaram a possibilidade de um empréstimo, principalmente se tratando de segmentos que exigem uma quantia elevada para dar início, como empresas de manutenção industrial, que dependem de um maquinário específico. 

Em filmes, séries e novelas é comum ver os protagonistas ou personagens principais em busca de algum auxílio financeiro, seja por alguma dívida específica ou pelo desejo de conseguir abrir um comércio.

Quando um pedido de empréstimo é feito, os gerentes de banco buscam pelas chamadas garantias financeiras, que podem envolver o chamado histórico financeiro dos solicitantes. 

Dessa forma, caso o nome dessa pessoa esteja limpo na praça ou tenha um histórico bom, as chances aumentam.

Ocorre que nem sempre isso é possível. Diversos fatores externos podem acabar levando um indivíduo a se endividar do mesmo modo que o financiamento de uma casa, apartamento ou negócio exigem valores que podem demorar para serem pagos.

Pensando nessas realidades, foi criado o empréstimo com garantia, que funciona por meio do processo de alienação fiduciária que nada mais é do que a transferência de um bem a um terceiro, mas sem abrir mão da propriedade dele.  

Nesse caso, imagine que uma pessoa busque um empréstimo e ofereça o seu apartamento que acabou de passar por uma instalação de tela de proteção como garantia de pagamento para o banco. 

Poderíamos estender essa garantia para qualquer outro tipo de ativo dessa pessoa. A questão principal é que o bem fica alienado ao banco, mas a posse permanece sendo do cliente podendo usufruir dele normalmente. 

É isso que o banco considera como garantia de pagamento, afinal, dependendo do valor do bem oferecido, isso significa que a pessoa se esforçará ao máximo para não perdê-lo caso não pague o crédito obtido. Vejamos agora algumas vantagens

O nome negativado não é empecilho

Muitas pessoas não conseguem empréstimo, conforme falamos na introdução do artigo, devido ao nome negativado na praça. 

Os empréstimos com garantia foram criados justamente para compreender um pouco essa realidade que assola tantas pessoas. 

Oferecendo um bem ao banco, ele não estará fazendo um serviço de içamento com o bem alienado, isto é, ele não tomará posse do apartamento ou do carro, mas o possui como garantia de que terá o retorno do dinheiro com o acréscimo dos juros.

Essa é uma troca da confiança, garantindo que com o dinheiro emprestado, a pessoa será capaz de resolver seus problemas.

Juros mais baixos

Outra vantagem é decorrente justamente da garantia obtida, já que uma vez tendo algo valioso alienado ao banco, é possível conseguir as taxas de juros bem mais baixas e valores bem maiores do que se fosse com uma pessoa sem garantia.

Da mesma forma que uma pessoa que não se sente segura em sua casa instala uma câmera residencial para monitorar o que ocorre dentro e fora de seu terreno, ocorre com os bancos que buscam por algum tipo de garantia.

Os juros altos em empréstimos representam a insegurança do banco perante a pessoa, afinal, quanto maior os juros, mais rápido obtém-se o retorno pelo valor investido e bem antes o valor é ressarcido.

Maior prazo para pagamento

A terceira grande vantagem é a possibilidade de prazos mais estendidos para a realização do pagamento dos empréstimos. A ideia é ajustar o orçamento deixando de prejudicar o planejamento financeiro das agências bancárias que também têm contas para pagar.

A ideia de ter um bem garantido, faz com que abra-se a possibilidade de deixar com que as pessoas tenham mais tempo para pagar a dívida imaginando que o ressarcimento da agência é praticamente certo ou de alguma forma voltará para eles.

Essa é uma das maiores preocupações quando o assunto é empréstimos justamente quando o investimento for para algum tipo de empresa. Em geral, um comércio demora cerca de 2 anos até se consolidar no mercado e isso causa enorme preocupação.

Mesmo tendo um software para emissão de nota fiscal e trabalhando de maneira correta durante esse tempo todo, o mercado oscila e os empreendedores precisam de uma certa garantia até que suas ideias ganham força;

Não ter uma agência bancária em cima deles cobrando o pagamento das parcelas e juros altíssimos que prejudiquem todo o andamento do negócio já economiza um tempo precioso que pode ser investido em outros fatores. 

Crédito rápido com maiores chances de aprovação

Uma pessoa que coloca um bem de alto valor à disposição de uma agência, provavelmente fala a verdade sobre o empenho em pagar o empréstimo. 

Por conta disso, os bancos consideram com maior relevância a possibilidade dessa parceria e consequentemente aprovam o empréstimo.

Isso é ótimo para casos de emergência, como comprar um apartamento com preço único, pagar o conserto do carro ou veículo da família ou até mesmo para financiar a abertura de empresa simples. O empréstimo com garantia pode ser uma excelente solução.

Principais tipos de modalidade

Agora que já sabemos o que é um empréstimo com garantia e as suas principais vantagens, precisamos saber os principais tipos de modalidade aceitas pelos bancos, entre elas:

  • Garantia com veículo;
  • Garantia com imóvel;
  • Garantia com joias;
  • Consignado Privado.

Adiantamos que qualquer pessoa pode contratar um empréstimo, seja física ou jurídica, porém com algumas pequenas restrições dependendo do caso. 

Algumas características devem ser consideradas, por exemplo: se tratando de um veículo, é preciso ter em mente que ele precisa ser quitado, no nome do contratante, sem multas ou IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) atrasado e que esteja em boas condições.

No caso dos imóveis, é feita a análise de tenda para verificar as condições financeiras e capacidade de pagamento, assim como a análise física e jurídica do imível. Por fim, o imóvel só pode estar atrelado a uma operação de crédito se estiver com tudo regularizado. 

O  consignado privado é preciso que a empresa esteja em parceria com alguma instituição financeira e não ultrapasse o valor máximo de 35% de sua renda líquida. Além disso, o colaborador não pode escolher o banco, a não ser que a empresa dê essa opção.

Em geral, é preciso minimamente que esse colaborador tenha mais de 3 meses de carteira assinada, mas tende a precisar um pouco mais para ganhar a confiança das agências. Tenha em mente que tudo isso só é possível graças à garantia da empresa em você.

Se você está pensando em pegar um empréstimo para a sua empresa, recomendamos que busque ajuda de algum serviço que preste contabilidade para empresas, justamente para saber onde, como e quais os valores a serem negociados com seu gerente.

É preciso ter ciência que o dinheiro não está sendo dado para você, mas emprestado de modo a devolvê-lo sob juros, ou seja, você devolverá um valor acima aquele que pegou inicialmente. 

Por isso, tenha em mente que você está realmente entrando em contato com uma instituição séria e no momento de falar com o gerente tenha ciência de que a agência é autorizada e segura.

Tenha sempre em mente que você está pagando o valor emprestado, logo, você precisa somente do valor necessário para colocar seus planos pessoais em prática, como abrir um um empreendimento que ofereça serviços de limpeza para empresas

Além disso, no momento de pagar, é preciso saber que todas as credoras trabalham com contas jurídicas.

Portanto, não faça o depósito do empréstimo em conta de pessoas físicas, pois você pode estar sendo enganado. As taxas de juros são baixas, mas não podem ser abusivas. Esteja atento a ofertas que fujam muito do padrão.

Essas últimas dicas de segurança são necessárias para pessoas que nunca fizeram nada parecido, pois você estará atrelando um bem a esse empréstimo. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhe esse conteúdo.

WhatsApp
Email
LinkedIn
X
Facebook
Threads
Pinterest
Reddit

Outros conteúdos