Você sabe quais são os principais pontos analisados pela seguradora durante a vistoria veicular do seu automóvel, no momento da contratação de um seguro?

A inspeção é feita de maneira bastante completa, analisando a lataria e os acessórios opcionais do seu carro, passando por uma breve revisão mecânica, além de verificar os itens de série.

É importante verificar todos esses elementos, pois eles estão contidos dentro da apólice do seu seguro, garantindo a cobertura nos casos em que é necessário acioná-lo.

Desse modo, tanto a seguradora quanto o motorista estão protegidos, evitando fraudes e prejuízos com possíveis itens que não estivessem devidamente registrados dentro da sua apólice.

Por isso, a vistoria é de grande importância dentro do processo de fechamento de um seguro, garantindo que ambas as partes sejam beneficiadas com a contratação do serviço.

Como contratar um seguro?

Para escolher o seguro mais apropriado para a sua necessidade, você deve realizar uma cotação com as principais seguradoras. Você pode realizar sua cotação online de seguro auto aqui em nosso site.

Em geral, essas análises de custo informam o valor anual da contratação, assim como a quantia referente à franquia, que precisa ser quitada em situações de sinistro parcial do automóvel, isso quer dizer que, quando ocorrer uma colisão em que o custo dos reparos não ultrapasse em 75% do valor total do veículo.

Por exemplo, se o seu carro for roubado ou o sinistro atinja um valor superior ao mencionado, o contratante não precisa cobrir o valor da franquia e ele será reembolsado no valor total do bem.

Por isso, para escolher o seguro mais apropriado para o seu orçamento, leve em consideração o valor do seguro anual, a avaliação do seu carro e a franquia estipulada em casos de sinistro.

Depois de selecionar a seguradora que oferece as melhores alternativas para a sua apólice, você deve entrar em contato com o seu corretor para agendar a vistoria do seu automóvel.

Quais pontos são avaliados na inspeção veicular da seguradora?

O laudo inspeção veicular, com a aprovação do seu seguro, é emitido após a verificação de diversos elementos contidos no seu automóvel.

Normalmente, um funcionário habilitado para essa inspeção realiza a verificação do carro, diretamente na residência do motorista ou em uma unidade credenciada.

Você deve se atentar para os principais pontos que são analisados dentro da vistoria realizada pela seguradora.

Entre eles, estão:

  • A lataria do automóvel;
  • Os vidros e faróis;
  • Itens opcionais;
  • Verificação do motor;
  • Dispositivos de segurança;
  • Entre outros pontos.

Verificação da lataria

A primeira análise que o profissional realiza no seu automóvel é a da lataria. Assim, ele busca por avarias ou defeitos que possam alterar o valor do seu bem, sendo as mais comuns: machucados, manchas na tinta, amassados e ferrugem.

Isso, porque esses elementos podem desvalorizar o seu carro e, por isso, você deve sempre prezar pelos cuidados com a lataria do seu veículo.

Há diversos estabelecimentos especializados em funilaria de carros antigos e de modelos novos, que podem reparar qualquer imperfeição, para que a aparência do seu automóvel seja renovada.

Caso ela esteja em perfeitas condições, não há com o que se preocupar, de modo que este item estará aprovado na inspeção.

Análise de vidros e faróis

Algumas seguradoras oferecem coberturas extras, que cobrem pequenos reparos, sem que você precise acionar a franquia principal do seu seguro.

Uma delas cobre os espelhos e faróis do seu automóvel, substituindo-os por itens novos em caso de quebra durante uma colisão leve.

Nesse caso, você deve contratar esse serviço extra, que possui um valor bastante interessante, se comparado à compra de um acessório novo.

Para que essa cobertura seja aprovada na revisão da seguradora, é necessário que todos os vidros e espelhos do seu carro estejam íntegros.

Por este motivo, é interessante passar em um centro automotivo completo antes da sua vistoria, para realizar a alteração dos itens danificados, garantindo o cuidado com os espelhos e faróis na sua apólice.

Itens opcionais

Quando realizamos a compra de um veículo, ele pode vir de fábrica com as características básicas, ou você pode incluir itens opcionais no momento da compra.

Entre os acessórios opcionais mais comuns estão:

  • Ar condicionado;
  • Vidros elétricos;
  • Câmeras de ré;
  • Bancos de couro;
  • Entre outros itens.

Todos esses elementos são inspecionados  no momento que a instituição irá realizar o seguro, pois eles alteram de maneira expressiva o valor do seu automóvel.

Assim, eles precisam constar no contrato do seu seguro como opcionais presentes no modelo do seu veículo, para que a seguradora esteja ciente de quais itens ela deve assegurar na sua apólice.

Isso é importante também em casos de sinistro, pois o conserto e reposição das peças estará diretamente ligado com os componentes presentes no automóvel no momento da contratação do seguro.

Verificação do motor

A verificação do motor também é realizada na inspeção do carro. Isso, porque é muito comum que alguns motoristas alterem os seus elementos, substituindo as peças presentes por outras com maior potência.

Essas características são fundamentais para a instituição contratada, que pode não aprovar uma apólice caso as modificações no veículo estejam fora dos seus padrões de segurança.

Isso envolve, tanto o motor quanto a suspensão do carro. Por isso, é ideal que o seu carro ande dentro dos padrões do fabricante, pois essas características principais envolvem a utilização adequada do veículo.

Caso você tenha realizado alguma modificação e queira revertê-la para ter o seu seguro aprovado, você pode recorrer a uma oficina mecânica completa, que oferece os principais serviços automotivos.

Dispositivos de segurança

Os dispositivos de segurança podem ser um complemento interessante para o seu carro, já que eles podem impedir um roubo ou furto.

As seguradoras levam esse item em conta, de modo que a presença de um alarme pode ser um elemento importante na sua apólice.

Existem modelos que já contam com esses acessórios instalados de fábrica, mas caso o seu carro não possua um dispositivo de segurança, você pode optar pela instalação de um alarme, ajudando a proteger o seu veículo.

Depois dessa abordagem mais completa sobre os elementos observados em uma análise veicular, é mais fácil ser aprovado sem nenhuma dificuldade na vistoria, garantindo a proteção do seu bem.

Existe algum modelo de carro que é dispensado da vistoria?

Todos os modelos de automóveis precisam passar por vistoria pela seguradora, pois esse processo faz parte da verificação do automóvel, garantindo que ele seja apontado na apólice de acordo com o seu valor de mercado.

Como cada veículo é único e muitas das características oferecidas pelas fabricantes podem ser incluídas, ou não, no momento da compra, a vistoria faz parte do processo de todas as seguradoras.

Mas existem duas situações específicas que dispensam a vistoria veicular: a compra de um carro zero quilômetro e a renovação do seguro.

Na aquisição de um modelo zero, você necessita enviar o recibo para a seguradora, que realiza o trâmite para a permissão do serviço antecipadamente ao ato de você retirar o veículo da fábrica.

Já na renovação do seguro, quando ela é feita dentro do período de cobertura da apólice e com a mesma seguradora, o seu veículo é dispensado da vistoria.

Fora dessas situações, você deve realizar a vistoria do seu veículo, principalmente, como um modo de garantir que o seu carro seja avaliado conforme o valor real de mercado.

Cuidados essenciais que preservam o seu veículo

Para manter o seu veículo sempre bem cuidado, você deve realizar manutenções constantes, além de investir em alguns cuidados.

A higienização de carros é um dos serviços mais indicados para preservar a parte interna do seu automóvel. 

Isso, porque o processo remove sujeiras e impurezas que se acumulam com a utilização do veículo, devolvendo um aspecto novo para o seu carro.

Além disso, você deve realizar periodicamente a troca de peças essenciais para garantir uma boa dirigibilidade.

Os pneus são um exemplo disso, pois em boas condições podem prevenir acidentes, evitando que você precise acionar o seu seguro. Além disso, o seu carro pode ser reprovado na vistoria, caso eles estejam muito desgastados.

Nesse caso, é importante lembrar da importância do alinhamento e balanceamento a laser após a troca desses itens, pois esse procedimento garante que os seus pneus estejam perfeitamente alinhados em relação ao volante, proporcionando o uso adequado do carro.

Outros cuidados periódicos devem ser tomados para que o seu carro esteja sempre em perfeitas condições de uso. 

A troca de óleo e de filtros, substituição das palhetas do limpador, balanceamento automotivo, calibragem de pneus e verificação do nível da água do radiador são exemplos disso.

Todos esses procedimentos são capazes de promover a conservação do seu automóvel, de modo que ele estará sempre bem cuidado e com as manutenções em dia.

Essa precaução pode ser essencial para prevenir panes e acidentes, protegendo o carro e os seus ocupantes.

Desse modo, muito possivelmente a sua vistoria será aprovada pela seguradora e o seu automóvel estará coberto, proporcionando maior satisfação e menos problemas para você e sua família.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.