Como preparar seu veículo para as férias. Você, família e amigos seguros em viagens nas estradas.

Conteúdo do artigo:

Um dos momentos de maior alegria para você, seus familiares e amigos são as férias, mas para que elas sejam realmente perfeitas é importante a preparação e planejamento com antecedência. Principalmente os procedimentos de manutenção e revisão do veículo caso a viagem aconteça pelas estradas do Brasil.

O que normalmente preocupa a cada ano o responsável pela segurança dos viajantes é a preocupação de sofrer um problema mecânico em local remoto precisando dar proteção às crianças, familiares e demais viajantes. É imperativo por este motivo submeter o veículo a uma revisão completa antes de iniciar a viagem

Aqui você receberá as principais dicas para deixar seu carro preparado para viajar nas férias pelo Brasil. Vamos lá.

DOCUMENTOS FUNDAMENTAIS PARA VIAJAR DE AUTOMÓVEL.

Revise toda a documentação do veículo e dos possíveis condutores antes da viagem. Cheque a vigência da CNH, número de pontos por infração dos possíveis condutores, CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo), verifique se o IPVA está pago e em dias e antes de partir confira se está levando estes documentos à mão em lugar seguro, mas de fácil acesso para o condutor.

OFICINAS QUALIFICADAS.

Providencie em uma oficina qualificada uma revisão completa do veículo. Saiba que são muitos itens para avaliação e muitos deles implicam diretamente na proteção e segurança dos viajantes. Um bom seguro auto conta com uma lista de oficinas referenciadas de qualidade e eles podem orientar na escolha.

OBRIGATÓRIO REVISAR OS FREIOS.

O sistema de freios dos veículos, tem uma certa complexidade e se desgastam naturalmente com o uso. Este é um dos componentes, mais necessários para serem revisados minuciosamente.

REVISE PARA-BRISA E VIDROS.

Revise para-brisas, vidros laterais, traseiro e retrovisores internos e externos fazendo uma avaliação levando em conta transparência, visibilidade e falhas ou rachaduras.

A BATERIA É O CORAÇÃO DO SISTEMA ELÉTRICO.

A bateria é o centro de alimentação que distribui e regula todo o sistema elétrico do veículo. Ela será exigida em uma viagem bem acima do que no uso comum diário. Dê atenção especial ao prazo de validade e garantia. Lembre que se você tem um seguro auto com assistência 24h você pode contar com o apoio no caso de precisar de suporte.

ÓLEO, FLUIDOS E LUBRIFICAÇÃO DO VEÍCULO PARA A VIAGEM.

Vá a uma oficina especializada e investigue os sistemas hidráulicos. Qualquer automóvel sistemas de fluidos de motor, direção, freios, câmbio, refrigeração e outros que são fundamentais para a segurança e o bom funcionamento do veículo.

ACESSÓRIOS DE SEGURANÇA PARA REVISAR OBRIGATORIAMENTE.

Cheque os acessórios de segurança como Airbags, triângulo, macaco, chaves de roda, sistemas de fixação da cadeirinha das crianças, cintos de segurança (obrigatório o uso sempre para passageiros e condutores) e luzes de alerta.

REVISAR MINUCIOSAMENTE O ESTADO DOS PNEUS.

Dê absoluta atenção quando for vistoriar o estado dos pneus. Qualquer imperfeição. Procure bons profissionais para isto pois será necessário providenciar o alinhamento e balanceamento que além de segurança ajudarão na economia de combustível. Sempre que puder durante a viagem faça a calibragem dos pneus conforme recomenda o manual do veículo.

REVISAR A SUSPENSÃO DO AUTOMÓVEL ANTES DA VIAGEM.

Durante a importantíssima revisão do automóvel antes da viagem peça para um profissional qualificado testar a suspensão do veículo que consiste em um conjunto mecânico de molas e amortecedores que dão a estabilidade ao carro principalmente em curvas e mudanças acentuadas de trajetória. Este procedimento é indispensável até porque estas peças têm tempo de vida útil estabelecido pelo fabricante em razão do número de quilômetros rodados por cada veículo.

ITENS FUNDAMENTAIS: FARÓIS, LANTERNAS E LUZES DE SINALIZAÇÃO.

Faróis e lanternas e luzes de sinalização são itens de segurança fundamentais, pois, tornam a direção mais segura de dia e obviamente ainda mais importantes à noite. Além disto a fiscalização nas estradas identifica facilmente um mau funcionamento de lanternas e faróis e aplica multas pesadas caso estejam fora dos padrões.

UM BOM SEGURO AUTO PROTEJE: VEÍCULO, PESSOAS E A VIAGEM.

É fundamental a contratação de um bom seguro de carro já que o carro irá rodar bem mais do que tradicionalmente trafega e será exposto a riscos durante a viagem bem mais do que no uso diário normal.

COTAÇÃO SEGURO AUTO.

Caso não disponha ainda de seguro, faça uma cotação seguro auto em plataforma digital como o www.meuseguromaisbarato.com.br lá você receberá orçamentos instantaneamente em seu computador ou smartphone. São orçamentos das maiores e melhores seguradoras do país e poderá contratar pelo melhor preço possível um sistema de proteção 24 horas para a viagem com serviços de reparos na estrada, guincho, hospedagem durante longos reparos, transporte de volta, se necessário, além de outras proteções e comodidades para os viajantes. Fale com a equipe da plataforma, solicite a cobertura de assistência 24 horas e viaje tranquilo.

COMO MANTER A SEGURANÇA AO VIAJAR DIRIGINDO.

Ao dirigir sempre tome as decisões levando em conta a prudência e a responsabilidade evitando uma condução de maior risco.

CONDIÇÕES DE SEGURANÇA PARA QUEM VIAJA DIRIGINDO.

Faça sempre a opção de estar sempre descansado e sóbrio ao iniciar um novo trecho da viagem. Nunca faça uso de substâncias proibidas ao dirigir, ou mesmo de medicamentos que apresentam restrições a esta atividade em sua bula. O risco de acontecer algum acidente nestes casos multiplica-se por 20.

O BOM PLANEJAMENTO TORNA A VIAGEM DE CARRO MAIS SEGURA.

Planeje os turnos em que pretende dirigir levando em conta as necessárias paradas e reserve tempo adequado para descanso e recuperação de preferência que possa caminhar alguns minutos pelo menos.

PORQUE É IMPORTANTE OBEDECER À SINALIZAÇÃO NA VIAGEM.

A sinalização nas estradas quer sejam faixas na pista, placas indicadoras de velocidade, proibições de ultrapassagem ou anúncios de mudanças das condições à frente são criadas e desenvolvidas por especialistas em engenharia de tráfego de todo o mundo e respeitá-las é inteligente e fundamental para a segurança de quem conduz e de todos os passageiros.

Esperamos tê-lo ajudado com estas dicas e esperamos ter contribuído para que você, sua família e amigos usufruam o máximo das merecidas férias. Aproveitamos para desejar a todos uma excelente experiência de viagem.

Compartilhe esse conteúdo.

WhatsApp
Email
LinkedIn
X
Facebook
Threads
Pinterest
Reddit

Outros conteúdos