Conheça as tendências de seguro de carro

Conteúdo do artigo:

Os seguros são uma excelente maneira de se manter protegido de uma série de complicações. Por isso, estar atento às tendências de seguro de carro pode fazer com que você faça escolhas mais assertivas e consiga uma boa proposta para seu veículo com climatizador evaporativo.

O mercado brasileiro de automóveis já ultrapassa a marca de cem milhões de veículos, o que significa aproximadamente um veículo para cada dois cidadãos brasileiros. São diversos automóveis dos mais variados tipos, como:

  • Carros;
  • Caminhões;
  • Caminhonetes;
  • Motocicletas.

Todos eles circulam constantemente pelas ruas e estradas, sujeitos a uma série de imprevistos, desde os mais leves até acidentes graves com risco de fatalidade. Para se proteger nesse ambiente cada vez mais cheio, ter um seguro de automóveis é muito importante.

E nem é somente de acidentes que os carros são um risco. Diversos furtos e roubos de veículos acontecem em todo o país diariamente, sendo essa uma importante preocupação para quem possui um automóvel, seja ele por motivos pessoais ou profissionais, como o transporte de corte a laser em chapa de ferro.

Para você circular com mais tranquilidade, amparado por uma estrutura de atendimento pronta para lidar com qualquer tipo de risco, a contratação de um seguro é fundamental, principalmente com relação a furto e roubo.

O mercado de seguros vem passando por uma série de transformações, algumas que têm gerado mudanças significativas para os consumidores. Onde antes se concentravam as seguradoras tradicionais, hoje muitas associações começam a despontar.

Essas associações de proteção costumam oferecer serviços de qualidade por preços mais acessíveis que os seguros padrão, o que acaba gerando um interesse maior dos consumidores, que já têm que lidar com uma série de gastos para o veículo, como a reposição de terminais elétricos automotivos.

Com as associações, o motorista pode ficar seguro durante o período em trânsito, ainda que não consiga bancar os custos de um seguro tradicional. Esse tipo de oportunidade tem ganhado cada vez mais espaço no mercado.

A facilidade para a compra de veículos nos últimos anos tornou o sonho de muitas pessoas de ter um carro ou moto própria realidade. Novas formas de pagamento e facilitações de crédito permitiram que o número de veículos nas ruas subisse consideravelmente.

Entretanto, as coberturas de seguros, principalmente para motoristas mais jovens, acabou se provando um desafio e tanto para manter. Nesse aspecto, as associações entram como uma alternativa não só mais barata, mas mais fácil de contratar por uma empresa de filtros industriais.

Tendências das seguradoras

Para lidar com a questão das associações, muitas seguradoras estão buscando se alinhar a novas e modernas tendências que buscam uma recuperação na clientela. Entender esses processos é fundamental para você conseguir resultados mais efetivos para seu veículo.

Vale lembrar que cada seguro é único, e ele envolve uma série de fatores que geram o valor final. Por isso, é importante que você evite fazer comparativos com cotações de outras pessoas, ainda que possua o mesmo veículo.

Cada proposta de seguro é feita baseada na sua realidade, com diversos elementos a serem levados em conta, como a quantidade de motoristas, idade e outros elementos fundamentais para você conseguir uma boa apólice para sua empresa de energia solar.

Entender essas tendências ajuda a identificar se é o momento ideal para você escolher esse tipo de serviço, ou se deve pesquisar um pouco mais antes de fechar qualquer tipo de negócio com uma seguradora.

Redução de burocracia

Um dos maiores problemas que as seguradoras passavam era justamente lidar com toda a burocracia para assinar um seguro. Muitos clientes acabavam desistindo no meio do caminho, tamanho era o trabalho que esse tipo de ação forçava.

Algumas seguradoras tradicionais ainda possuem problemas com esse tipo de ação, principalmente com questões de complicações para o motorista. Esse tipo de atitude acaba se tornando um problema não só para elas, mas para o setor como um todo.

Depois de passar por algum estresse relacionado a contratação de um seguro de carro, normalmente a pessoa acaba deixando esse processo de lado e abrindo mão desse tipo de benefício, o que coloca-a em risco quando está dirigindo.

Uma das principais tendências da atualidade é justamente a redução desse tipo de burocracia, através de ferramentas de automação, desenvolvimento de software e da digitalização de uma série de documentos. 

Esse processo começou no mercado bancário, mas está se inserindo no mundo dos seguros.

Um novo modelo de startup tem surgido, similar às fintechs, que representam bancos digitais e operadoras de cartão de crédito, são as insurtechs, empresas especializadas em seguros, que tornam o relacionamento com os consumidores muito mais simples.

Hoje você pode fazer a contratação de um seguro completamente online, sem precisar perder muito tempo ou deixar para trás etapas que precisarão ser revistas. Essas empresas têm se aproximado com força no mercado, tornando-se referência.

Quanto mais você consegue trabalhar dentro desse mercado digital, menos estresse acabará passando. Isso porque tudo pode ser resolvido diretamente de seu smartphone, de qualquer local com acesso a internet.

Antes, era necessário passar um longo tempo nas agências de seguro, e não era incomum que um cliente tivesse que tirar o dia no serviço para conseguir resolver a situação de sua empresa de entrega de encomendas.

Quando alguma pendência ainda ficava à mostra, isso acabava gerando frustração e arrependimento.

Já com as insurtechs, o atendimento é todo automatizado, com opções de diálogo por telefone ou por mensagem instantânea, oferecendo assim um atendimento rápido e preciso para qualquer necessidade que o consumidor possua.

Mesmo o acionamento de um sinistro pode ser feito com alguns cliques no smartphone, usando o próprio aplicativo da seguradora. Dessa maneira, você consegue agilizar qualquer tipo de transtorno que venha a ter no futuro.

Open insurance

Outro grande benefício para os clientes de seguros automobilísticos é a questão do open insurance, que entrou recentemente em operação e está completando este processo de abertura de dados.

O compartilhamento de dados públicos das seguradoras e produtos de seguro é muito importante para ajudá-lo a tomar uma escolha mais assertiva quando estiver querendo proteger seu veículo.

Através dessa ferramenta, você tem acesso fácil e rápido às condições de várias seguradoras diferentes, podendo identificar aquela que mais favorece suas necessidades e possibilita uma contratação rápida e efetiva.

Até pouco tempo atrás, essas informações ficavam restritas às seguradoras, o que não passava transparência nesse tipo de operação e muitas vezes deixava a contratação com dúvidas e questionamentos da parte do cliente de uma empresa de armazenamento.

Por conta disso, a ideia de ser mais transparente acabou sendo muito bem aceita e diversos consumidores já estão procurando saber mais sobre todas as suas possibilidades com relação ao seguro automobilístico.

Entretanto, é preciso ter em mente que esse é um processo novo que ainda não teve toda a sua funcionalidade efetivada. Por isso, é importante tomar cuidado para não deixar uma informação relevante passar.

Apenas quando o open insurance estiver completamente operacional, o público conseguirá garantir com mais assertividade a melhor opção para seu seguro de automóveis.

Autosserviço

Por conta da pandemia do COVID-19, algumas mudanças drásticas aconteceram em muitos segmentos, e isso não foi diferente com a questão dos seguros. Para evitar o contato com profissionais desnecessariamente, o autosserviço acabou ganhando muito mais espaço.

Nesse tipo de interação, o consumidor elimina a necessidade de um intermediário durante a maior parte do processo de sinistro. No caso de um acidente, o próprio segurado pode enviar as fotos do veículo, garantindo assim a liberação para o conserto.

Esse tipo de demanda acabou criando um interesse maior nesse formato, uma vez que ele acaba agilizando uma série de processos. Não há mais a necessidade de agendar uma visita à oficina apenas para avaliação e para tirar fotos.

Depois de autorizado o conserto, o veículo pode ser levado diretamente para ser arrumado, sem que você precise ficar dando voltas dentro desse tipo de situação. No cenário atual, o autosserviço já é parte do processo comum de sinistro.

A maioria das operadoras já trabalha com esse tipo de conceito, e a maioria delas até prefere que o sinistro seja efetuado dessa maneira, uma vez que pode exigir fotos que indiquem exatamente o que precisa ser arrumado.

Considerações finais

Os seguros de veículos são uma ferramenta fundamental para você conseguir mais segurança no trânsito. Em um ambiente cada vez mais cheio e caótico, esse tipo de proteção é fundamental para proteger a você e seus entes queridos.

Um bom seguro pode ser a diferença entre ter um gasto exorbitante com um acidente e passar por esse processo com tranquilidade, podendo dar mais atenção para a saúde dos envolvidos e garantindo que todos estejam bem.

Com o seguro certo, você estará muito melhor protegido tanto na estrada quanto nas ruas da cidade, possibilitando uma tranquilidade maior para pegar o volante.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Foto: br.freepik.com

Compartilhe esse conteúdo.

WhatsApp
Email
LinkedIn
X
Facebook
Threads
Pinterest
Reddit

Outros conteúdos