Conheça as vantagens de contratar um seguro moto

Uma das primeiras atividades após a compra de um carro novo é recorrer a contratação de um serviço de seguro para ele. Solução muitas vezes a ser oferecida pelo próprio vendedor do veículo. Acontece que contratar um seguro moto merece a mesma atenção.

Por se tratar de um grande investimento, é comum que os automóveis sejam vistos como um dos principais meios de patrimônio, com um carro a ser visto como algo além do que um simples objeto de locomoção, mas sim como um material de grande investimento.

A questão é que esse mesmo tipo de importância também deveria ser tida com outros objetos de transporte, como é o caso das motocicletas, que também se destaca como um objeto de valor, a ser visto como parte do patrimônio do seu comprador.

Sendo de grande importância recorrer a serviços de vigilância e segurança patrimonial, de forma a se assegurar que essa sua nova compra lidará com todos os índices de proteção possíveis, de forma a proteger esse seu ativo a fazer parte do seu capital.

Com tamanha importância patrimonial sendo associada a esse tipo de compra, é preciso garantir que ela esteja protegida por todos os meios legais possíveis, da mesma forma com que é feito com outros patrimônios de valor, como acontece com os carros.

Sendo assim, recorrer a um seguro de moto deve ser uma atividade importante para quem acabou de comprar uma motocicleta nova. Algo a ser feito independentemente do cenário ao qual você reside, seja em uma cidade grande ou pequena.

Principalmente se contarmos com os altos índices de violência que hoje assolam a sociedade, com um bloqueador antifurto automotivo podendo não ser o suficiente para garantir a segurança e proteção da qualidade da sua motocicleta recém-comprada.

Apesar da importância de se recorrer a tais aplicações, para garantir a proteção do seu patrimônio, existem outros pontos a serem levantados, como o nível de violência no trânsito, que pode levar a acidentes e outros pontos capazes de prejudicar sua moto.

E para quem pensa em recorrer à contratação de um seguro moto, é importante conhecer a fundo todas as particularidades desse tipo de serviço, de forma a se certificar sobre a importância de contratar tal proteção específica para o seu novo meio de transporte.

Como funciona a cobertura de um seguro moto?

Esse tipo de seguro está associado à proteção total da sua motocicleta, independentemente do ambiente ao qual ela será utilizada, seja no urbano ou rural, contando com características diferentes para que elas possam ser usadas em cada um desses espaços.

E não somente para sua locomoção própria, mas também para outras atividades aos quais esse veículo pode ser utilizado, até mesmo como um instrumento de trabalho, a ser usado no transporte de pessoas, como no sistema de mototáxi, ou nos serviços de entrega.

Na verdade, ao ser utilizado como um instrumento de trabalho, fazendo parte de um estruturado sistema de gerenciamento de transporte, torna-se ainda mais importante recorrer aos serviços de proteção desse veículo, a servir como um meio de rendimento.

A cobertura desse tipo de serviço costuma abranger os mais diversos tipos de possibilidades que podem colocar em risco a integridade da sua moto, protegendo esse veículo para questões como colisões, incêndios, roubos e furtos, entre outros.

Além da máquina em si, esse tipo de contrato costuma assegurar também que todos os que circulam um possível acidente possam receber o auxílio necessário, desde aquele que adquiriu a motocicleta, até terceiros que podem estar envolvidos neste incidente.

Com a contratação desse tipo de seguro, o responsável pelo veículo pode contar com uma série de proteções em volta do seu veículo, existindo uma variado sistema de contratos, com o valor desse tipo de serviço sendo definido pelo número de proteções contratadas.

Entre as características associadas a definição do valor mensal de um contrato de proteção, destacam-se alguns pontos, tais como:

  • Modelo da moto;
  • Ano de fabricação e compra;
  • Potência;
  • Tempo de uso do veículo.

O mesmo tipo de atributos responsáveis também por definir o valor a ser praticado na revenda dessa motocicleta, por exemplo. Com a diferença de que com a contratação de um seguro moto, o preço deste veículo sofre uma maior valorização.

Questões a serem analisadas pela consultoria contábil de uma seguradora, para que seja possível definir qual será o custo de se contratar esse tipo de serviço para a sua motocicleta. Levando em conta o fato de que todas as motos contam nesse sistema.

Só preciso que esse veículo esteja seguindo todas as normas legais, para que a partir disso seja possível definir o valor do seguro a ser oferecido para essa moto. Existindo uma série de vantagens associadas à contratação desse tipo de serviço.

Por que contratar esse tipo de seguro?

Assim como um seguro auto é responsável por garantir a segurança e proteção do automóvel, um seguro moto consegue fazer a mesma coisa em relação a sua motocicleta, existindo também uma série de benefícios que tornam esse serviço tão importante.

Descontos em diversos serviços

Fora a proteção do seu veículo, o contrato de um seguro moto permite o acesso a uma série de benefícios associados, como descontos ou até mesmo a isenção de gastos com pedágios e estacionamentos, a depender das vantagens de cada contrato.

Por se tratar de um serviço de menos custos, em relação a outros tipos de seguro, muitos planos acabam por oferecer benefícios diferenciados para chamar a atenção para novos contratantes.

Entre essas possibilidades é possível citar descontos em reparos em aparelhos eletrodomésticos, ou até mesmo sua bicicleta.

Assistência 24 horas

Ninguém nunca sabe quando um imprevisto pode ocorrer com sua moto, como um pneu furado ou uma peça quebrada, capaz de prejudicar o seu trabalho junto a um sistema para controle de delivery, impossibilitando esse entregador de completar suas entregas.

Contar com uma assistência técnica a todo momento pode ser uma maneira de garantir a melhor utilização do seu veículo de transporte e trabalho.

Cobertura sem fronteiras

Outro ponto benéfico de contratar esse tipo de serviço está na área de cobertura, que a depender da seguradora pode englobar espaços de fronteiras distantes, a permitir que o cliente deste seguro possa usar sua moto em uma viagem internacional.

Tendo a certeza que contará com o auxílio do seguro, caso o mesmo seja necessário, independente de onde se encontre esse condutor.

Proteção contra riscos pessoais e terceiros

Além de garantir a proteção da moto, esses seguros costumam se expandir também para o piloto do veículos, além de pessoas terceiras que podem se envolver em algum tipo de acidente com a moto, como pedestres ou outros motoristas.

E assim como é necessário um laudo de periculosidade, antes de se iniciar o processo de construção de um edifício, por exemplo, é importante contar com algum tipo de apoio antes de sair por aí em cima de uma moto. Um veículo prático, mas perigoso.

Logo contratar esse tipo de seguro pode ser uma forma também de garantir uma maior segurança para os motoristas, trazendo tranquilidade para quem sai todo de dia de casa em cima de uma moto. Seja para ir ao trabalho ou usando-a em seus serviços.

Contrato menos burocrático

Assim como uma moto pode ser um veículo de custo menor e de uso mais flexível do que um carro, a realização dos seus contratos de seguro também passam por uma maior maleabilidade, trazendo assim um menor burocracia em comparação com outros.

Tendo acesso a um modelo muito mais simplificado e se entender, se comprado com um seguro de ônibus, por exemplo, a ser contratado por uma empresa de ônibus fretado.

Mesmo com essa maior facilidade é importante ter atenção durante a realização do contrato, para que não exista nenhuma surpresa negativa quando você estiver em uma posição de necessidade sobre esses serviços de proteção a sua moto.

O que observar ao fazer um seguro moto?

Ao realizar qualquer tipo de contrato é importante estar atento a todos os tópicos presentes nesse documento, lendo cada entrelinha. A mesma coisa vale para a realização de um seguro moto, para que esteja claro aos envolvidos quais são os benefícios contratados.

Entre o pontos a serem observados é importante destacar alguns como:

  • Reputação da seguradora;
  • Modelo de contrato (de acordo com sua moto);
  • Coberturas do seguro;
  • Custo mensal;
  • Taxa anual de reajuste.

Uma série de questões que deve ser analisada com atenção, para que esse seguro moto seja responsável por trazer uma maior proteção aos seu veículo, e não preocupações para o seu comprador.

Sendo o mesmo tipo de atenção com que uma empresa tem antes de iniciar uma nova obra, recorrendo ao parecer prévio de sua consultoria de diagnóstico ambiental, para que nenhum órgão ambiental a surpreenda, impedindo essa construção.

Pois assim como essa empresa necessita do auxílio dos serviços contratados para que possa fazer o seu trabalho sem nenhuma preocupação. A contratação de um seguro moto pode fazer com que esse piloto possa andar por aí sem nenhuma preocupação a mais.

Podendo manter sua atenção nas estradas pelas quais irá trilhar, junto da sua motocicleta.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Post relacionados