Conheça as vantagens e diferenças entre o seguro de vida e um plano odontológico

O advento da pandemia fez muitos brasileiros começarem a pensar mais sobre o futuro e sobre formas de proteger a saúde e toda a família. Por isso, o interesse pela contratação de um seguro de vida e plano odontológico aumentou bastante nos últimos tempos.

No entanto, ainda é comum que haja certa confusão sobre a funcionalidade de cada serviço ou sobre qual é o melhor investimento a ser feito. Assim, antes da contratação de qualquer plano, é preciso primeiro conhecer as diferenças entre esses tipos de assistências.

O seguro de vida é um dos vários tipos de coberturas que garantem uma proteção financeira em eventuais casualidades ou acidentes. 

Deste modo, o segurado garante uma estabilidade financeira para si mesmo ou para os familiares, durante um adoecimento ou falecimento.

Por outro lado, o plano odontológico é um tipo de assistência médica que visa viabilizar o acesso a dentistas, consultórios, laboratórios e clínicas especializadas no cuidado da saúde bucal. 

Ele permite visitas recorrentes com os dentistas, garantindo um preço mais baixo e acessível. Ambos os serviços são extremamente importantes para a segurança das pessoas. 

Contudo, por serem tão diferentes, também é preciso se atentar às vantagens que cada um oferece e como escolher o que melhor se encaixa para as suas necessidades.

Principais vantagens do seguro de vida e do plano odontológico

O maior objetivo das pessoas que decidem pela contratação destes tipos de assistências e seguros de saúde é a proteção pessoal e de toda a família. Por isso, é crucial compreender quais são as maiores vantagens que cada um desses serviços podem proporcionar.

No caso do seguro de vida, os contratantes têm acesso a:

  1. Proteção financeira

O falecimento súbito ou um acidente que comprometa a possibilidade de trabalhar são algumas das maiores preocupações dos indivíduos que possuem dependentes diretos. Por esse motivo, o seguro de vida se torna tão atrativo para tantas pessoas.

Ele garante que os beneficiários – escolhidos pelo próprio assegurado – recebam o valor acordado na cobertura do plano, em caso do óbito do contratante. Além disso, esse benefício financeiro pode ser utilizado também em caso de:

  • Invalidez acidental permanente;
  • Despesas hospitalares;
  • Doenças graves;
  • Incapacidade temporária;
  • Assistência funeral.

No entanto, é importante destacar que isso varia de acordo com a seguradora contratada e com o plano optado.

  1. Cobertura de doenças graves

Como dito anteriormente, muitas apólices de seguro de vida efetuam o pagamento da indenização mediante o diagnóstico de enfermidades importantes. Essa quantia pode ser utilizada para cobrir as despesas com o tratamento, medicamento e potenciais cirurgias.

Entretanto, esse valor só poderá ser recebido quando a doença em questão estiver devidamente expressa e especificada no contrato.

  1. Resgate do valor aplicado

Alguns tipos de seguros de vida, ainda que certifiquem todos os requisitos explanados anteriormente, também possibilitam o resgate de uma reserva dos valores investidos. Esse dinheiro pode então ser recuperado em caso do cancelamento do seguro.

Por outro lado, os beneficios plano odontologico empresas permitem que seus contratantes tenham acesso a:

  1. Viabilidade de consultas frequentes

A recomendação geral entre os profissionais da área é que a manutenção de uma boa saúde bucal deve incluir a realização de consultas rotineiras, pelo menos, uma vez a cada seis meses, ou em casos especiais, uma vez a cada quatro meses.

Neste contexto, o plano dental empresarial pode ser extremamente útil, pois como ele é regulamentado pela Agência Nacional de Saúde (ANS), os pacientes têm o acesso a este tipo de consulta garantido no valor das mensalidades.

Isso faz com que o gasto com o atendimento odontológico seja muito menor e que a realização de intervenções profiláticas seja realizada com frequência.

Acesso a uma ampla gama de tratamentos

A contratação de um plano dental para mei também permite o acesso ilimitado a inúmeros tipos de atendimentos e procedimentos odontológicos, garantindo a manutenção da saúde e da beleza de todo o sorriso.

Assim, a cobertura dos planos pode incluir desde o atendimento emergencial 24h e a limpeza profissional, até a restauração dental, o tratamento ortodôntico e a realização de diversos exames.

Como escolher o que melhor atende às suas necessidades

Ainda que ambos sejam serviços muito vantajosos e necessários, muitas vezes as pessoas precisaram escolher entre o investimento em um plano empresarial odontologico ou em um seguro de vida, e essa decisão pode ser bastante complicada.

No entanto, a escolha tanto do seguro quanto do plano odontológico deve ser sempre baseada nas suas maiores necessidades. 

Isso porque, enquanto o seguro de vida garante uma tranquilidade e a certeza de que os parentes e dependentes estarão amparados em caso de uma fatalidade, o plano odontologico pme certifica o atendimento médico atual.

Isso significa que a assistência odontológica permite a manutenção da saúde geral e do bem-estar do paciente, evitando o acometimento de enfermidades que podem levar ao desenvolvimento de condições limitantes ou fatais. 

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Crédito da imagem
br.freepik.com

Post relacionados