Dicas de como manter o carro seguro

Tão importante quanto saber dirigir e ter uma boa percepção enquanto no volante, é necessário também saber manter o carro seguro e evitar possíveis acidentes às pessoas que dentro dele estão e, até mesmo, furtos que podem surgir a qualquer momento.

Mesmo que o automóvel venha com um sistema antifurto e outras medidas de segurança, sempre é possível melhorar e, quando pensamos em nossa proteção, qualquer cuidado deve ser pouco, tanto para nós quanto para aqueles que estão nos bancos do veículo.

Portanto, mesmo que seja para carros de um sistema de entrega, o texto de hoje abordará algumas dicas de como deixar o seu automóvel mais seguro, explorando a importância das revisões coletivas e alguns cuidados para viajar, deixando seu dia a dia mais tranquilo e com menos chances de acidentes.

A importância do carro no dia a dia

Ter um carro é uma grande conquista e, além da facilidade e conforto que ele traz, pode também atrair muitos problemas e até mesmo infligir danos a sua segurança, principalmente dependendo da forma como você cuida dele e qual tipo de lugar se expõe.

Desse modo, mesmo que tenha saído ao meio dia do seu trabalho de acompanhamento pericial, as grandes cidades possuem muitos assaltantes e pessoas má intencionadas, sem mencionar na probabilidade de acidentes de causas naturais ou pessoas que estão dirigindo de forma errada.

Portanto, é preciso estar sempre atento e zelando pela segurança do seu carro, seja fazendo uma manutenção preventiva sempre que possível ou instalando alguns equipamentos e acessórios que ajudem a melhorar a segurança dele como um todo.

Outro exemplo que pode afetar mesmo você que trabalha em uma empresa de automação comercial, é a negligência com seu veículo, precisando sempre fazer manutenções e estar atento a possíveis problemas nos componentes do automóvel, principalmente para viagens longas.

Tendo isso em mente, os tópicos a seguir abordarão e explorarão alguns benefícios, diversas dicas e alguns cuidados que precisa se ter para manter o seu carro seguro, mantendo tanto o seu bem material quanto a sua vida em segurança. Confira!

Veja quais os principais cuidados com seu veículo

Agora que já ficou um pouco mais simples de compreender como é importante ter o devido cuidado e zelo com o seu automóvel, chegou a hora de explorarmos alguns cuidados essenciais para que ele fique no melhor estado possível e aumente a segurança das pessoas.

Assim como é necessário cuidar do sistema de gestão de processos logisticos de uma empresa, com o seu carro não deve ser diferente. Alguns benefícios podem ser destacados como motivadores para que você comece ou invista ainda mais na segurança dele, como:

  • Segurança contra roubos e acidentes;
  • Melhor conforto e tranquilidade para os passageiros;
  • Maior economia na troca de peças;
  • Menor chance de contratempos.

Isso significa que mesmo para aqueles que acreditam não precisar de muita segurança ou que é uma espécie de histeria ou super proteção do carro, entendem a necessidade do veículo estar sempre no melhor estado possível.

As dicas a seguir podem ser utilizadas desde pessoas que trabalham longe quanto em sua própria consultoria contábil. O seu objetivo é deixar o carro mais seguro e aumentar a sua tranquilidade em utilizá-lo.

01 – Sempre ande com as portas travadas

Ladrões adoram sair correndo, abrir as portas dos carros e roubar a primeira coisa que encontram, principalmente se você estiver vulnerável ou em um semáforo aguardando pelo sinal verde para continuar a sua viagem.

Outro exemplo é quando estacionamos na frente de um mercadinho ou venda, achando que será rápido e nem trancamos a porta. Existem muitos assaltantes bem atentos a isso, portanto, tenha o costume de sempre fechar as portas de seu carro.

02 – Instale alarmes em seu carro

Assim como é necessário instalar sistemas para se ter total controle de acesso digital de uma empresa, para garantir que seu carro tenha um padrão de segurança bom e ajude a evitar que assaltantes o roubem, é preciso instalar um sistema de alarme e de antifurto.

O alarme chama muita atenção e faz um grande barulho, atrapalhando a tentativa do assaltante, já que ele não quer ser notado, visto ou percebido. Sem sombra de dúvidas, é uma coisa que fará com que ele pense duas vezes.

Já o sistema antifurto possui muitas versões no mercado, deixando a decisão indo muito do que você prefere e precisa, podendo variar desde outros sistemas de alarmes, até codificadores de chave microchips e bloqueadores.

03 – Analise o local

Da mesma forma que uma consultoria em redução de custos analisa muito bem os clientes ou acionistas, você deve ter o mesmo cuidado com o seu carro quando for estacionar, viajar ou simplesmente dar um passeio pela cidade.

Isso significa que, muitas das vezes, o local pode ser pouco movimentado e isso ajuda para que assaltantes consigam ter uma maior probabilidade de roubar o seu veículo, assim como estacionamentos fechados têm menos propensão de assaltos do que estacionar na rua.

Sempre olhe para onde você está, atente-se a pessoas suspeitas e, acima de tudo, se estiver esperando alguém, nunca espere dentro do carro. Você fica vulnerável a assaltos e tem maiores chances de colocar a sua vida em risco.

Em outras palavras, assim como a equipe de segurança patrimonial de uma empresa precisa estar atenta, você também deve estar. 

Tenha um pouco de malícia e desconfie sempre, isso ajuda a garantir o zelo e segurança do veículo. Não se esqueça de fechar portas e janelas ao estacionar.

04 – Instale um sistema de rastreamento

O sistema de rastreamento é a sua última defesa contra o furto, podendo aumentar as possibilidades do seu carro ser recuperado pela polícia de maneira rápida e quase sem, ou com nenhum dano.

Ele é responsável por, no momento em que o veículo estiver sendo roubado, utilizar dos seus sistemas internos e avisar a polícia ou pelo menos um sistema de rastreamento e monitoramento em tempo real de onde está o veículo, ajudando em sua recuperação.

Claro que isso acontece somente se você for roubado, mas ainda sim, é uma oportunidade extra para não sair no prejuízo, sem mencionar que existe uma grande chance do bandido ainda estar próximo ao veículo, auxiliando as autoridades a prendê-lo e evitar que a situação se repita.

05 – Utilize uma trava de direção

Essa é uma das formas mais eficientes de evitar que criminosos consigam levar seu carro e te deixem frustrado. Ela é um equipamento que protege o veículo, e se destaca pelo seu baixo preço quando comparado a outras peças.

Ela dificulta bastante o roubo e faz muito barulho, além de garantir extra dificuldade para que o ladrão consiga invadir o veículo, chamando bastante atenção e garantindo a segurança da fechadura. Assim, o ladrão terá de pensar bem antes de levar seu automóvel.

06 – Utilize a tecnologia a seu favor

Além da manutenção preventiva que já foi algumas vezes citada ao longo do texto, sendo utilizada sempre que o carro roda a pelo menos 10 mil km, é importante estarmos cientes que estamos na era da tecnologia e devemos utilizar ela a nosso favor, com o intuito de melhorar e aprimorar os serviços que são prestados.

Tal atitude afeta a segurança de carros das mais diversas formas. Se pensarmos primeiramente apenas em um quesito da internet, agora, é muito mais fácil conseguir informações sobre como proteger o seu carro ou conhecer outros tipos de sistemas e empresas especializadas na proteção do seu veículo.

As diferentes tecnologias disponíveis nos dias de hoje podem servir muito bem como proteção do seu veículo e, mesmo os sistemas tanto mencionados ao longo do texto, são moldados e mudados para se adaptar aos mais novos e diferentes estilos de carros.

Por exemplo, existem carros tão atuais e tecnológicos que apenas dão partida com a chave presencial, ou simplesmente com impressão digital cadastrada no site da distribuidora do veículo. 

Em outras palavras, cada vez mais a tecnologia pode te ajudar a proteger seu veículo, podendo codificar e fazer o ladrão refletir se irá mesmo te roubar.

Considerações finais

O texto de hoje mostrou como é importante fazer manutenções preventivas, investir em tecnologias e acessórios para garantir o funcionamento do seu veículo, garantindo a segurança e evitando acidentes ou roubos do mesmo.

As informações e dicas disponibilizadas ao longo do texto podem ser cruciais e auxiliar para que ninguém se atreva a furtar seu carro, sem mencionar que com tantos cuidados, evita acidentes também e permite com que você tenha viagens tranquilas e calmas.

Verifique o que melhor se adapta a sua cidade, sua rotina e a seu bolso, mas acima de qualquer coisa, tenha em mente que a sua segurança é muito importante, portanto, gastar um pouco a mais por qualidade e garantias de segurança é um grande investimento.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Post relacionados