Dicas de marketing digital para seguradoras

O mundo digital é importante para qualquer negócio. Atualmente, é comum que as empresas que um dia estiveram presentes só fisicamente, tenham um espaço digital. Ao criar uma imagem na internet, é necessário praticar o marketing digital para seguradoras e outras frentes de atuação.

Desse modo, podemos usar, por exemplo, a importância de se ter um seguro auto para proteger um veículo, um seguro residencial para proteger a sua casa ou um seguro de vida para promover o bem estar. 

As pessoas sabem dos benefícios, porém, as pessoas que você deseja captar sabe das qualidades desses serviços? 

O marketing digital é uma alternativa para que as seguradoras possam filtrar melhor a captação de clientes, afinal, o mundo está cada vez mais digital e é essencial que a seguradora tenha uma imagem qualificada na internet. 

Ter uma imagem positiva no mundo digital vale para qualquer empresa, independente do segmento em que atua. Isso inclui até mesmo companhias de transporte e movimentação de cargas, restaurantes, farmácias e lojas de roupas. 

Por isso, é importante dizer também que o conjunto de estratégias que fazem parte do marketing digital, também serve para que as seguradoras possam ter números mais positivos. No geral, o crescimento da empresa é o objetivo principal do marketing digital.

Antes de entendermos como uma estratégia direcionada para a internet pode influenciar nos números de uma seguradora, é necessário sabermos qual o significado do marketing digital. 

O que é marketing digital?

O próprio nome já consegue passar a impressão de que se trata de estratégias voltadas apenas para o mundo digital, ou seja, a internet. 

Dessa forma, o marketing digital usa principalmente:

  • Blogs;
  • Redes sociais;
  • Email marketing; 
  • Sites.

Todas essas plataformas digitais são usadas para captar novos clientes e também, com certas estratégias, fidelizá-los. 

Por exemplo, uma empresa de sistema de gerenciamento de transporte pode utilizar o marketing digital para mostrar como funciona o processo para melhorar a qualidade da distribuição, e isso consequentemente começa a atrair novos leads para a empresa. 

O marketing digital também serve como um facilitador de comunicação entre uma empresa e seus consumidores, isso porque um dos objetivos da estratégia é promover cada vez mais a interação entre as partes. 

É como trabalhar com desenvolvimento de software sob medida que, por sua vez, tem a finalidade de facilitar todos os processos administrativos de uma empresa. Logo, a comunicação fica cada vez mais facilitada com os setores da companhia. 

Para que essa comunicação seja feita da melhor forma possível, o gestor responsável pelo marketing da seguradora deve saber todas as ferramentas disponíveis na respectiva plataforma. 

Uma aviação comercial, por exemplo, pode usar as interações para saber a experiência dos seus clientes nas viagens. 

Diante disso, no Instagram, o mesmo deve saber usar as opções que estão disponíveis no story, isso porque há várias formas de interação que a rede social disponibiliza para os usuários. 

O responsável consegue abrir formulários, caixa de perguntas, e também consegue saber o nível de satisfação dos clientes com seus serviços. 

A utilidade do marketing digital é ainda visível pelo fato de que, para praticá-la, é necessário que a empresa construa a persona dos seus clientes.

Para isso, é preciso criar formulários que os clientes possam responder, e nesse mesmo formulário as perguntas devem ser estratégicas, para saber quais as necessidades, gostos e interesses do público. 

Fazendo essa construção, fica ainda mais fácil direcionar seus conteúdos e, consequentemente, alcançar clientes potenciais. 

Com isso, podemos usar empresas que trabalham com linhas de crédito para empresas, por exemplo, não adianta lançar suas publicações para pessoas que se interessam unicamente por jogos eletrônicos. 

Automaticamente, quando é definida a persona, a seguradora consegue saber qual o seu público-alvo. Faz parte também do processo de realizar o marketing digital analisar a concorrência, entendendo como as empresas do mesmo ramo trabalham na internet. 

Isso também pode ser aplicado em empresas que possuem unidades presenciais, que trabalham com entregas de pizza. Logo fica fácil saber que, vender um produto como um sistema para delivery de pizza, é direcionado justamente para pizzarias.

Nessa parte, é importante que ao analisar a concorrência, a análise seja feita com um olhar crítico. Estudando as outras empresas com esse tipo de visão, diminui ainda mais as possibilidades de cometer algum tipo de erro nas plataformas digitais. 

Por fim, o marketing digital também trabalha com palavras-chaves, que são essenciais para aumentar o alcance de um negócio digital. 

Resumidamente, as palavras-chave são palavras que costumam ser usadas com frequência por pessoas que possuam interesse no ramo em que uma empresa trabalha. 

Como o marketing pode aumentar as vendas de seguros

Para que o marketing possa melhorar os números de vendas para as corretoras de seguros, é necessário que a companhia tenha um posicionamento alinhado com as ferramentas usadas para auxiliar na vendas e captação de novos leads. 

Em resumo, o marketing digital consegue aumentar consideravelmente a comunicação e interação entre a empresa e o seu consumidor. Isso acontece principalmente nas redes sociais, que inclusive, as corretoras estão utilizando o Facebook, Instagram e Twitter cada vez mais. 

Usando a comunicação adequada para com o público-alvo, as chances de conseguir destaque no mercado tendem a crescer cada vez mais. O marketing digital também consegue fazer com que o preço praticado seja mais acessível para os consumidores.

Com os preços mais acessíveis, é praticamente impossível não gerar novos leads. Entretanto, ter um preço melhor que a concorrente não assegura o sucesso, então é necessário que a seguradora possua uma estrutura para lidar com os desafios do dia a dia.

Portanto, listamos 5 dicas que serão fundamentais para que as vendas tenham números mais positivos do que antes.

  1. Crie uma identidade visual

Ter uma identidade visual mostra ao cliente que a seguradora possui reconhecimento e valor no mercado. Quanto maior a presença dos elementos na vida de alguém, ela terá cada vez mais a sensação de que precisa dos serviços prestados. 

Logo, o cliente saberá que a seguradora terá a mão de obra qualificada e especializada para lidar com as coberturas que a corretora oferece. 

Com isso, é de suma importância que a segurança mostre, na sua identidade visual, os serviços prestados. 

  1. Aproveite as redes sociais 

Com o passar dos anos, as redes sociais se mostraram ser uma ferramenta que vai além da interação entre as pessoas. Muitas empresas buscaram aproveitar as redes sociais, para expandir seus negócios. 

Nos anos atuais, é muito comum encontrar empresas que inicialmente começaram em uma rede social, e só depois do sucesso resolveram montar uma unidade física. 

Em outros casos, há empresários que optam apenas por realizar vendas digitalmente, pelo fato de achar mais lucrativo. 

As redes sociais servem principalmente como um grande meio de comunicação entre a seguradora e seus clientes, e além disso, consegue promover interações que fazem com que a empresa saiba quais as necessidades do seu público-alvo. 

Por isso, é importante dizer também que, todas as redes sociais possuem uma forma diferente para publicar os conteúdos. Ou seja, é necessário criar textos diferentes. 

Geralmente, no Instagram, o estilo de texto é mais objetivo. No Facebook, o texto pode ser um pouco mais longo, porém é sempre importante manter a objetividade, afinal, as pessoas estão cada vez menos desinteressadas em ler textos grandes. 

  1. Utilize o e-mail marketing

Há quem diga que o e-mail está se tornando um meio de comunicação bem obsoleto. Apesar de ser a primeira alternativa de comunicação utilizada pelas pessoas nos anos iniciais da internet, o email ainda permanece como uma grande opção para as empresas.

Com o tempo, conseguimos observar que, além do e-mail marketing, software de call center também começou a ser mais sofisticado para que informações relevantes sejam passadas para os clientes de uma determinada companhia. 

As empresas ainda permanecem com o uso do email pelo fato de possuir uma interface que possibilita trabalhar mais a questão visual. Por ter um layout relativamente grande, os usuários conseguem desenvolver um conteúdo informativo com vários elementos visuais. 

  1. Cuide do site

O site pode ser considerado o pontapé inicial para praticar uma boa estratégia de marketing dentro de uma empresa. 

Geralmente, o lead tem o contato inicial com uma companhia através do site, portanto, é necessário que o site seja rápido, objetivo e simples. 

  1. Crie uma landing page

Por fim, a primeira página que o usuário pode acessar dentro do seu site, pode ser uma landing page, que nada mais é que campos que precisam ser preenchidos para ter acesso total ao site. Esses campos podem ser estratégicos para capturar novos leads

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Post relacionados