HISTÓRIA DO SEGURO AUTO: A EVOLUÇÃO ATRAVÉS DOS TEMPOS.

Conteúdo do artigo:

A trajetória da história do seguro auto, desde o início da comercialização de seguros, é repleta de muita concorrência no Brasil inclusive transnacional. Ele sempre utilizou do emprego maciço das tecnologias disponíveis, grandes volumes de capital, constante atualização dos marcos legais e eternas inovações cada vez mais sofisticadas. Dentre as diversas modalidades de proteção através de seguros, desde as mais conhecidas como seguro de vida, seguro empresarial, seguro residencial e demais uma das mais populares é a comercialização do seguro auto. Vamos observar como se dá este desenvolvimento em relação ao avanço civilizatório até os dias de hoje.

QUAIS AS ORIGENS DO SEGURO AUTO?

Precisamos compreender por que a criação do seguro como ferramenta de proteção patrimonial. O conceito de seguro similar ao que conhecemos hoje remonta a milhares de anos atrás. Referências a pagamento de indenizações devidas por registros formais são encontrados no código de Hamurabi criado por volta de 1700 A.C. Ali encontra-se um dos primeiros registros de conjuntos de leis e outras normas legais que estabeleciam indenizações por perdas para caravanas que cruzavam a região da Mesopotâmia com o interesse entre outros de comercializar mercadorias no mundo antigo.

QUANDO SURGIU O SEGURO AUTO?

O seguro auto ou como também é chamado, seguro de veículos utilizou-se desta ferramenta que agora sabemos antiquíssima quando o carro foi popularizado no início do século XX. Já que o conceito de arrecadar valores de forma cooperativada para pulverizar os riscos e formar um caixa que servisse para indenizar algum contribuinte associado que tivesse sido vítima de algum prejuízo previsto nos termos do acordo entre protegidos, nada mais natural que surgissem grupos de contribuintes associados que protegeriam seu patrimônio já que na transição de século XIX para o XX o preço de uma maravilha tecnológica como era considerado o carro era bastante substancial. Com a popularização do uso do automóvel, as seguradoras tradicionais viram nesta demanda uma boa oportunidade para formarem suas carteiras de seguro de automóvel e obterem um excelente lucro.

POR QUE AS PESSOAS CONTRATAM TANTO SEGURO AUTO.

Houve uma massificação da venda de automóveis quando em 01 de dezembro de 1913 o americano Henry Ford inaugurou a sua linha de montagem de automóveis, o famoso modelo “T”. Isto jogou um imenso número de automóveis nas ruas porque o preço da produção em escala destes veículos caiu muito e propiciou o acesso da classe média americana aos carros. Mas isto trouxe implicações que obrigaram a mudanças na legislação, sobretudo às regras de trânsito e a responsabilização civil dos proprietários e condutores desta nova massa de carros.

A partir do começo da década de 1930 popularizaram-se as legislações regulando leis que obrigavam os automobilistas a possuírem fundos suficientes para indenizar compensando, pelo menos financeiramente, futuras vítimas da má condução destes veículos.

COMO EVOLUIU O SEGURO DE CARRO?

O sucesso do produto apólice de seguro e a arrecadação conseguida com os fundos de indenização acumulados pelas seguradoras desde os seus primórdios, transformaram o seguro auto em um negócio trilionário ao redor do mundo e diversos bancos e instituições financeiras ofereceram proteções e serviços cada vez mais sofisticados através dos tempos. Hoje é possível contratar além do que chamamos cobertura compreensiva que indeniza roubo, furto, incêndio e colisão uma gama de proteções como as indenizações a terceiros, danos por alagamentos, serviços como guincho para reboque, assistencia 24 horas para troca de pneus, chaveiros, pane seca, coberturas para acessórios, vidros, retrovisores, traslado dos viajantes, kit gás, blindagem, seguros sob demanda de curta duração para trajetos específicos, empréstimo de carro reserva, indenizações a terceiros por danos materiais e danos morais, enfim uma enormidade de proteções e serviços que abrangem as necessidades de todos os tipos de segurados.

A TECNOLOGIA E O SEGURO AUTO.

Não há área da atividade humana que a tecnologia de alguma forma não tenha impactado, quando tratamos de seguros de veículos não é diferente. Sempre as ferramentas comerciais mais modernas foram incorporadas ao serviço de contratação ou de prestação de serviços ao cliente pelas companhias seguradoras. Lembrando que estas companhias são empresas fortemente capitalizadas pela sua própria natureza e tem capacidade de criação, desenvolvimento e aquisição de ferramentas tecnológicas de última geração que exigem grande investimento e constante atualização. Hoje a tecnologia é importante fator deixando um marco na história do seguro auto.

A Internet e mais atualmente a Inteligência Artificial (AI) causaram a mais nova revolução no setor de seguros como um todo e mais fortemente no seguro de carros que por ser o mais popularmente difundido trouxe para uma grande parte dos consumidores maneiras muito diferentes de utilizar e contratar seguros.

Aqui vão alguns exemplos da tecnologia transformando a relação entre segurados e seguradoras. Uma das mais evidentes é a velocidade e eficiência na tomada de decisões para a melhor contratação, passando pela rapidez no contato com a seguradora e seus prestadores de serviço, a transparência e rapidez nas indenizações e comunicados de sinistro, as inúmeras formas e prazos para pagamento e as possibilidades que o cliente tem de contratar somente aquilo que vai precisar. Por isso, hoje através das tecnologias disponibilizadas o segurado contrata o seguro sob medida evitando pagar o que não vai precisar utilizar.

QUAL O SEGURO DE CARRO MAIS BARATO?

Aquele que os mais modernos algoritmos e (AI) encontram e recomendam para você. Para utilizar as novas tecnologias a seu favor hoje, você pode fazer uma cotação seguro auto em seu celular ou computador inteiramente grátis em apenas 4 minutos e instantaneamente receberá orçamentos, descontos, ofertas e promoções de até 17 das maiores e melhores seguradoras nacionais e internacionais que operam no Brasil. E tudo isto bastando apenas preencher em seu celular ou computador em segundos algumas informações sobre o carro e o segurado. Rapidamente o algoritmo desta nova ferramenta buscará os menores preços, os maiores descontos, as melhores condições, prazos e formas de pagamento comparando seguros auto nas maiores seguradoras orientando em todas as possíveis dúvidas através de pessoal treinado e qualificado se assim te interessar.

O SEGURO DE VEÍCULOS DO FUTURO.

Para adiante os modelos comerciais que as seguradoras estão utilizando e que estão sendo aprimorados apontam para a cobertura de veículos elétricos e híbridos que já estão disponíveis no Brasil, seguros para veículos autônomos e para os tradicionais, veículos que irão dispor de telemetria instalada pela seguradora que fará o acompanhamento da maneira como o carro será utilizado de forma remota para que a seguradora cobre apenas sobre a forma que o segurado conduz, se comporta e guarda o veículo. Este é um sistema onde a tarifa cobrada deverá ser bem menor porque a empresa de seguros utilizará os dados do comportamento da condução do veículo para calcular o preço do valor do seguro a ser cobrado. Quanto mais segura a condução e a guarda do veículo, menos o segurado pagará de prêmio à seguradora.

RESUMINDO O FUTURO DO SEGURO AUTO.

Conhecemos a história do seguro auto, e o futuro? Apesar do pouco conhecimento do conceito de seguro, o brasileiro consome anualmente bilhões de reais para a proteção de seus veículos e em todo o mundo pessoas estão trabalhando para melhorar e introduzir novas tecnologias nestes produtos e serviços para torná-los ainda mais atraentes, seguros e acessíveis. As mudanças continuarão sendo implementadas e a cada dia um novo desafio nesta área é vencido com a intenção de deixar o seguro auto cada vez mais acessível e atraente. Lembre-se o melhor lugar para comparar seguro auto é aqui no MeuSeguroMaisBarato

Compartilhe esse conteúdo.

WhatsApp
Email
LinkedIn
X
Facebook
Threads
Pinterest
Reddit

Outros conteúdos