PORQUE SEGURO AUTO AUMENTOU.

Conteúdo do artigo:

Buscando resumir para você a questão da alta dos preços do seguro de carro que tiveram um aumento espantoso desde o período pós pandemia, podemos indicar como principal causa a inflação específica no setor industrial automobilístico global.

Mas não estamos falando desta inflação simples do dia a dia, esta que observamos nos indicadores mais gerais de inflação. Este fenômeno de aumento dos preços de seguro de veículos e consequentemente inflação nos custos destas apólices tem causas mais complexas e profundas.

Tomando como referência outubro de 2022, encontramos em média um aumento superior a 32% nos preços de seguros de carro comparando com os 12 meses imediatamente anteriores, registrado pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).

Economistas são unânimes em afirmar que a causa da alta no preço dos seguros de auto estão no elevado custo de peças, serviços bem como os preços dos veículos zero quilômetro ou seminovos. A média de preço de um carro usado do ano passado para cá foi superior a 40% (quarenta por cento). Sabemos que para alguns modelos de veículos o preço do seguro até dobrou na data da sua renovação. Tudo depende da capacidade da montadora de dispor de peças daquele modelo e marca de veículo, ou do aumento de seu valor no mercado de seminovos.

As informações que chegam é que até hoje as cadeias produtivas da indústria automobilística não estão completamente reorganizadas.

Ficou mais complexa e aguda a dificuldade em recuperar em sua plenitude a capacidade de abastecimento de peças, principalmente quando nos debruçamos sobre a área dos semicondutores.

Hoje um carro moderno independente da faixa de preço na qual ele é comercializado possui inúmeros sistemas eletrônicos que compõem partes do câmbio, do motor além dos itens de segurança e conforto e estes sistemas dependem fundamentalmente de semicondutores. A China maior fabricante de peças automotivas e veículos prontos do planeta adotou através de seu protocolo de saúde pública um sistema de lockdown severo na tentativa de isolar suas cidades do vírus da covid 19. Por este motivo gigantescas cidades responsáveis pela produção de automóveis peças e semicondutores quando paralisadas tiveram muita dificuldade em produzir as reposições necessárias.

Hoje o sistema de logística global é extremamente complexo e apesar da produção voltar à normalidade na Ásia a prioridade foi a de abastecer de peças e veículos os países do hemisfério norte que acabaram recebendo primeiro as peças e produtos em seus estoques.

Agora imagine o leitor a dificuldade enfrentada com a falta de peças para os reparos e fabricação de veículos no Brasil e como os preços aumentaram. Em alguns casos muitos modelos de veículos tradicionais deixaram até de ser fabricados no Brasil temporariamente, tudo porque não havia peças para a fabricação e nem peças para reposição.

QUAL O SEGURO AUTO MAIS BARATO?

Basicamente será aquele que surgirá indicado por ferramentas de cálculo e comparação de preços disponíveis em boas plataformas digitais que farão sua cotação seguro auto levando em conta o seu perfil e de acordo com o seu veículo e utilização.

Estas ferramentas tornam-se cada vez mais necessárias à medida que como vimos a inflação global atingiu em cheio o mercado de seguros auto levando seus preços a subirem exageradamente.

As empresas seguradoras na época da pandemia de covid-19 haviam cobrado inicialmente aos seus clientes pela expectativa de reembolsar um segurado que tivesse o veículo roubado pelo preço da tabela Fipe da época da contratação quando os mercados ainda estavam estáveis. Podemos hoje imaginar o esforço que estas seguradoras tiveram quando foram obrigadas a pagar indenizações por veículos roubados ou totalmente danificados com preços muito superiores aos que haviam calculado indenizar

Diante desta realidade houve um efeito em cascata típico da complexidade das economias e a falta de peças para a fabricação de veículos novos levaram os compradores a adquirirem veículos seminovos em substituição aos mais antigos que possuíam.

Este movimento fez com que o preço dos veículos usados também disparasse pela grande procura o que obrigou as seguradoras a aumentarem drasticamente o valor do seguro para buscarem ressarcimento das indenizações que pagaram muito acima do valor que elas estimaram quando tiveram que fazer reparos ou pagar o valor de mercado dos veículos que sofreram sinistro com perda total neste período.

Como se não bastasse a lenta recuperação das cadeias produtivas da indústria automobilística internacional, outro impacto inesperado ocorreu com a guerra da Ucrânia que contribuiu muito para pressionar a inflação mundial e consequentemente ajudou a encarecer o preço e aumentar a procura por um do seguro de carro barato.

Temos que considerar toda a insegurança econômica e financeira que uma guerra destas proporções traz ao planeta elevando o valor do câmbio e as taxas de juros. Com medo do risco o mercado financeiro ao redor do mundo tenta abrigar seu capital em lugares seguros e como entendem que o dólar e o Tesouro americanos são opções mais seguras os juros também sobem tornando operações pagas com um certo número de parcelas mais caras.

O Brasil em virtude de todos estes fatos continuará pagando mais caro para importar tanto peças, quanto veículos. Aqui pagaremos estes bens em reais, mas os preços estarão atrelados ao valor do dólar. As variáveis de risco que esta guerra traz vão tornando a normalização dos preços uma questão incerta e na incerteza os preços não neste clima não irão recuar com facilidade.

Diante de um cenário como este a melhor solução para conseguir contratar com economia e qualidade é buscar entre as seguradoras aquela que efetivamente esteja apresentando as melhores condições possíveis uma ferramenta excelente para conseguir encontrar as melhores condições para cotação seguro auto é buscar plataformas digitais como a do MeuSeguroMaisBarato.com.br onde você receberá on-line diversas alternativas de preços das maiores e melhores seguradoras do Brasil inteiramente grátis e ainda irá contar com um grupo de profissionais qualificados para orientá-lo sobre como montar suas coberturas evitando contratar proteções desnecessárias que irão encarecer o teu seguro e apontando as indispensáveis para dar a melhor proteção ao seu veículo encontrando os melhores descontos e promoções que sempre estão sendo oferecidas pelas seguradoras.

Compartilhe esse conteúdo.

WhatsApp
Email
LinkedIn
X
Facebook
Threads
Pinterest
Reddit

Outros conteúdos