Viajar de carro é algo comum e que muita gente gosta de fazer. Em épocas como o Carnaval, com um feriado prolongado, muitas pessoas viajam de carro para o litoral, interior e cidades onde vivem seus parentes.

As estradas ficam lotadas de veículos e é por isso que as condições do carro precisam estar em ordem. 

Evitar imprevistos, como o carro parar de funcionar no meio da estrada é importante, mas a revisão do carro evita esse e outros problemas.

Carro sem revisão pode provocar acidentes, que se não tiverem consequências graves, com certeza atrasarão a viagem. 

Por isso, é fundamental estar atento ao funcionamento do veículo para ter certeza de que tudo ficará bem.

Por se tratar de uma revisão detalhada, alguns motoristas, principalmente os mais inexperientes, não entendem a sua importância. Mas, é imprescindível estar atento a todos os cuidados necessários antes de pegar a estrada.

Neste artigo, serão abordados assuntos relacionados aos cuidados necessários com os veículos, antes de viagens. Cuidados como a documentação do carro e do motorista, assim como manutenções preventivas regulares e revisão antes de viagens.

A importância de uma documentação em ordem

Ter um carro é muito prático e ajuda as pessoas de diversas maneiras no dia a dia. Mas, também implica em algumas responsabilidades e cuidados.

Ao viajar, é muito importante que o proprietário do veículo esteja atento aos seus documentos, em primeiro lugar.

Só pode conduzir veículos automotores pessoas portadoras da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Esse documento tem validade de 5 anos, onde, ao fim dessa validade, é necessário fazer a renovação da habilitação.

A CNH só perde o seu valor antes da validade em casos de acúmulo de infrações de trânsito, que podem resultar na suspensão e até cassação do documento.

Motoristas que estejam suspensos precisam regularizar essa situação, procurando os órgãos competentes ou um despachante para regularização de CNH suspensa.

A suspensão pode durar de 6 meses a 1 ano, e o condutor precisa fazer um curso de reciclagem e obter 70% de aprovação para recuperar o direito de dirigir.   

Com relação ao veículo, este também precisa estar com os documentos em ordem para circular pelas estradas. Impostos como IPVA e multas devem estar pagas para que o veículo circule tranquilamente.

O licenciamento é fundamental, pois é ele que carrega o documento anual do veículo, com os dados do mesmo e de seu proprietário. E é justamente por causa desse documento que a inspeção cautelar veicular é necessária.

Muitas pessoas preferem comprar veículos usados por causa dos valores mais acessíveis que eles oferecem. No entanto, não basta apenas comprar o carro e pegar estrada com ele.

Antes disso, é importante realizar a vistoria cautelar, para comprovar que o veículo possui as condições mínimas de rodagem.

Durante essa vistoria, diversas características são averiguadas, como numeração de chassi e placa e se o veículo possui as condições mínimas recomendadas pela fabricante. 

Alguns itens analisados são:

  • Motor;
  • Vidros;
  • Câmbio;
  • Pintura;
  • Lacres da placa.

Essa verificação protege o novo proprietário do veículo e evita que ele seja vítima de fraudes, adquirindo um automóvel adulterado.

Após a realização da vistoria, o veículo é liberado e o documento pode ser atualizado para o nome do novo proprietário. Mas, além de estar com a documentação em ordem, as condições do carro precisam ser constantemente averiguadas.

A importância da manutenção preventiva

Ter um carro é como ter um novo membro na família, por isso, é importante que as manutenções preventivas sejam realizadas nele, assim como as pessoas realizam um check-up.

A manutenção preventiva tem o mesmo objetivo de um check-up, que é verificar os itens periodicamente, a fim de evitar danos às peças do veículo.

O período de realização dessa manutenção depende das instruções do manual do fabricante, e também tem como média o tempo de utilização do veículo.

Por meio dessa manutenção, problemas com peças e componentes do carro podem ser identificados antecipadamente, o que evita danos permanentes ao carro.

Além disso, valoriza mais o veículo na hora de revendê-lo e, principalmente, traz mais segurança na hora de viajar. 

Dentre os principais benefícios da manutenção regular estão:

  • Economia;
  • Segurança;
  • Eficiência;
  • Valorização.

Dentre os itens que são averiguados na hora da revisão preventiva, estão:

  • Pneus;
  • Suspensão;
  • Fluidos de freio;
  • Óleo do motor.

Além da manutenção preventiva, é muito importante que os motoristas realizem uma revisão automotiva para viagem, antes de pegar a estrada.   

Importância da revisão automotiva antes da viagem

Em alguns períodos do ano, as estradas ficam mais cheias e não é difícil ver alguns carros parados por conta de algum “imprevisto”. 

O fato é que, de cada 10 carros parados, 1 pode ser considerado imprevisto e os outros 9, descuido.

Antes de viajar, é muito importante revisar o veículo e tomar todas as medidas de segurança necessárias.

Um dos mais importantes itens a ser analisado é o radiador automotivo. Esse dispositivo faz a troca de calor para o conjunto de arrefecimento, usando água e ar para refrigeração. 

Ele é importante para impedir que o motor exceda os limites da temperatura e acabe se prejudicando.

Os cuidados com os pneus são fundamentais, afinal, na estrada, o veículo passará mais tempo em movimento, desgastando os pneus. Quando estes estão muito gastos, é impensável colocar o carro na estrada nessa situação.

O ideal é trocar os pneus e, assim que essa troca é realizada, fazer o alinhamento e balanceamento a laser

Quando o veículo tem os pneus substituídos, é natural que ele fique desalinhado, pois as rodas deixam de estar paralelas entre si.

Para fazer a regulagem da suspensão, é utilizado um programa de computador que possui todas as medidas originais, estabelecidas pelo fabricante.

O automóvel é colocado em uma plataforma, e os sensores analisam os eixos X, Y e Z, garantindo que tudo esteja alinhado. A leitura de cada roda garante o ângulo e a profundidade corretos.

Toda a parte mecânica também deve ser revisada antes de uma viagem. Mesmo que o carro tenha um funcionamento perfeito no dia a dia, durante períodos longos de funcionamento, algo pode dar errado.

Por isso, o ideal é procurar, em primeiro lugar, um profissional de confiança, principalmente se há a necessidade de manutenção de motores a diesel.

Nesse tipo de motor, é importante verificar a integridade física dele, pois um pequeno vazamento em mangueiras, por exemplo, pode causar muitos prejuízos, já que o diesel é mais viscoso e grosso do que a gasolina.

Para repor as peças de motores a diesel, é importante seguir à risca as recomendações do fabricante. Além disso, é importante procurar um fornecedor de qualidade e confiança.

Outro item que deve ser visto, antes de uma viagem de carro, é o óleo. 

O óleo é importante para lubrificar as peças do motor e do veículo, evitando que elas se danifiquem. Checar o nível do óleo é obrigação de todo condutor.

Ao precisar de troca de óleo automotivo para carros Toyota ou qualquer outra marca, é importante contar com um profissional competente e preparado para que o tipo de óleo seja respeitado, bem como seu nível, evitando vazamentos e danos.

Também é importante estar atento às rodas do veículo. De nada adianta trocar os pneus e providenciar alinhamento e balanceamento, se as rodas estiverem danificadas, tortas ou amassadas.

Quando elas estão danificadas e o motorista insiste em usá-las dessa maneira, estará assumindo um grande risco. 

Uma reforma de rodas de liga leve pode evitar danos à suspensão do veículo, freio, além de prevenir que a roda se quebre em movimento.

Além disso, rodas tortas ou rachadas não mantêm a calibragem do pneu, o que provoca um desgaste muito maior deles. 

Em muitos casos, a reforma é o suficiente, mas em outros, é fundamental trocar as rodas, substituindo-as por itens novos.

Para saber qual a real necessidade do veículo, o ideal é procurar um profissional que possa analisar cuidadosamente a necessidade do veículo.

Viajar de carro é muito normal, mas apesar de parecer uma atividade corriqueira, que não exige tantos cuidados, a verdade é que colocar um veículo para rodar na estrada é muita responsabilidade.

É importante garantir que ele esteja em perfeito estado de conservação e com as revisões em dia. 

Além de garantir a segurança do motorista e seus passageiros, também garante a segurança de outras pessoas que estão na estrada.

Ter uma viagem tranquila depende do proprietário do veículo e dos cuidados que ele tem. Se estiver tudo em ordem, então, é só aproveitar o passeio.  Existem seguros auto que oferecem serviços acessórios como a revisão veicular, empresas como Azul Seguros, Liberty, Tokyo e Zurich são opções que indicamos para você.

Lembre-se proteja o seu patrimônio, faça agora uma cotação seguro auto em nosso site. MeuSeguroMaisBarato.com.br

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.