Segurança em casa: saiba como proteger sua residência

Você sabe o que é segurança em casa e qual a sua importância?
Manter uma casa em segurança é uma das principais maneiras de evitar situações inesperadas. Principalmente se na residência tiver moradores idosos e crianças.
Portanto, se você quiser que sua residência tenha ambientes confortáveis e seguros, é importante ficar atento a todos os detalhes que garantam essa condição.
Entretanto, é essencial compreender que em relação a segurança, cada imóvel possui suas necessidades específicas.
Algumas medidas de proteção feitas em um apartamento não são as mesmas de uma casa, por exemplo. Entender esses detalhes é fundamental para quem quer  comprar um apartamento ou já possui um imóvel próprio.
Diante disso, separamos esse conteúdo completo com todas as informações necessárias para você ficar por dentro das melhores maneiras de manter a segurança em casa. Continue sua leitura e confira!

Segurança em casa: checklist de todos os pontos frágeis

Primeiramente, você deve criar um checklist de todos os pontos frágeis da sua residência, como por exemplo garagem, janelas, corredores, portões dentre outras passagens da casa.
É importante conferir como está a situação de todos estes ambientes e analisar se há necessidade de alterar alguns itens como cadeados e fechaduras. É essencial que esses itens estejam funcionando bem.
Outro detalhe essencial é trocar as fechaduras se em alguma ocasião você ou algum familiar seu perder as chaves. Com isso, você vai evitar a possibilidade de um indivíduo estranho entrar na sua residência.
Entretanto, lembre-se também que é crucial utilizar correntes, travas de segurança e cadeados extra nas portas e portões da sua residência, principalmente para manter o local seguro à noite.
Além disso, se todos os integrantes da sua família gostam de cachorro, arrume um para auxiliar nessa segurança residencial. O cão pode alertar a todos se houver alguma tentativa de invasão. Dessa forma você vai manter seu imóvel bem seguro.

Considere instalar alarmes e luzes de segurança

A instalação de alarmes e luzes de segurança é essencial para um imóvel, principalmente se você tiver uma casa. Existem modelos de alarmes que são feitos para acionar de formas diferentes.
Portanto, para você saber qual destes alarmes é mais eficiente para sua residência, é preciso procurar um profissional especialista no assunto, que pode esclarecer todas as suas dúvidas e também realizar a instalação do modelo de alarme adequado.
Além disso, se você possui carros na residência, é importante ligar os alarmes do veículo para evitar situações como por exemplo roubo de acessórios.
Entretanto, você também não pode esquecer das instalar as lâmpadas com sensor  de presença.
Com essas lâmpadas é possível inibir uma possível tentativa de invasão e se por acaso houver tentativa, elas podem ajudar você nas medidas necessárias para acionar a polícia.

Mantenha as portas e janelas seguras

Para você garantir uma residência segura, é preciso ter atenção com alguns detalhes sobre as portas e janelas do seu imóvel.
Se você quiser portas seguras para sua casa, deve evitar portas de alumínio em locais expostos para área externa da casa, como por exemplo cozinha. As portas de alumínio são frágeis e podem ser arrombadas facilmente.
Portanto, é importante você procurar um profissional para criar portas com materiais mais resistentes para sua casa. Dessa forma, você e toda sua família terão mais segurança e tranquilidade dentro de casa.
Nas janelas, você também deve ter atenção, principalmente porque geralmente as janelas dão acesso ao interior da residência.
Diante disso, é essencial usar itens como por exemplo grades, vidros temperados, janelas blindadas, dentre outras formas de reduzir a acessibilidade de pessoas desconhecidas da família.
Além disso, para garantir ainda mais segurança em casa, você pode utilizar cadeados, travas e fechaduras nas janelas.

Invista em tapetes e pisos antiderrapantes

Como falamos no início do conteúdo, se você mora com crianças e idosos, é preciso ter uma atenção maior com a segurança da casa, e isso deve começar com alguns itens que possam evitar situações de acidentes caseiros, como tapetes e pisos antiderrapantes.
Portanto, é fundamental você fazer uma pesquisa sobre esses itens e quais serão os melhores para atender a necessidade da sua residência. Dessa forma, você consegue reduzir imprevistos como tropeços e tombos em ambientes da sua residência.
Além disso, lembre-se que você pode pensar também em itens como chinelos antiderrapantes e outros detalhes como ambiente com iluminação adequada para todos os integrantes do seu lar.

Tenha móveis adaptados

A segurança do seu lar deve começar internamente, por isso, fique atento à organização dos móveis dentro do ambiente do seu lar.
Portanto, evite alguns erros como móveis próximo da janela, principalmente se tiver criança em casa. Também é importante pensar nos tipos de cadeiras e itens de acordo com a necessidade das pessoas que moram com você.
Se for uma pessoa mais idosa, é crucial ter itens para facilitar a locomoção entre os ambientes da casa, como por exemplo bengalas e cadeira de rodas.
Além disso, não esqueça de procurar profissionais para instalar barras de segurança nas portas de banheiro e na entrada da casa. Outro ponto importante que pode causar situações inesperadas são as quinas dos móveis. Diante desse detalhe, é possível evitar ao utilizar protetores de silicone.

Guarde todos os produtos de limpeza

Esse detalhe é crucial para quem tem criança dentro  de casa. Se você tiver filhos ou receber a visita de parentes ou amigos com filhos frequentemente, tenha atenção com a exposição dos produtos de limpeza.
Portanto, é importante alguns cuidados como guardar o produto em locais mais altos, longe do alcance de crianças. Além disso, muitas pessoas têm a prática de colocar produtos de limpeza em embalagens de bebidas, não faça isso porque pode confundir alguém.

Instale câmeras de segurança

As câmeras são itens fundamentais para garantir a segurança da sua residência. Através desse item é possível checar alguma situação suspeita na parte externa do imóvel e em alguns casos no ambiente interno da residência.

Além disso, existe uma série de alternativas para você programar suas câmeras. Algumas possuem a possibilidade de observar a residência em tempo real, habilitar para registrar as imagens, dentre outras opções.

O custo desse investimento pode ser um pouco alto, entretanto, é um material que vai garantir ainda mais segurança em casa para você e toda sua família.

Conclusão

Depois de todas essas informações que preparamos para você sobre o Segurança em casa, é fundamental se atentar em alguns detalhes como por exemplo a ajuda de um especialista para auxiliar na instalação dos melhores métodos para manter seu lar seguro.
Portanto, antes de começar a planejar a segurança da sua casa, é importante ter atenção com todos esses detalhes que apresentamos para você por meio deste artigo. Afinal, manter a segurança em casa será bom para o seu bem estar e de toda sua família. Você deve também levar em consideração um seguro residencial para você ficar mais tranquilo e proteger seu patrimônio e sua família.

Post relacionados

Como vender seguro auto nas redes sociais

Para conseguir vender seguro auto é preciso saber como conversar com os seus possíveis clientes, apresentando não apenas características desse serviço, mas alertando a uma