Seguro Odontológico: O que é e como funciona

Conteúdo do artigo:

Cuidar da saúde muitas vezes é uma preocupação dos brasileiros. Por exemplo, cerca de 30% da população tem plano de saúde. Talvez você até seja um deles, mas sobre saúde bucal, você se lembra? Já pensou em comprar um seguro odontológico?

Apesar dos nomes semelhantes, os planos odonto empresarial e seguros, são um pouco diferentes.

Neste artigo, falaremos sobre estas diferenças e como ele funciona de fato. Continue lendo e confira!

Como funciona o seguro odontológico?

Assim como o seguro saúde, o seguro odontológico funciona por meio de reembolso.

Em primeiro lugar, o paciente consulta o dentista de sua escolha – seja uma indicação de uma companhia de seguros ou um profissional que endossa a rede.

Depois disso, o usuário precisa apresentar à seguradora um comprovante da consulta ou procedimento. Dessa forma, ele será reembolsado pelo que gastou.

Conforme mencionado anteriormente, os serviços podem ser realizados em uma rede credenciada pela seguradora odontológica. Neste caso, no entanto, o consumidor não receberá um reembolso.

Na verdade, a empresa faz os pagamentos diretamente ao dentista responsável. Portanto, os usuários não precisam arcar com nenhum custo – assim como em um plano odonto empresa.

O montante de reembolso e assistência que pode ser utilizado consta do contrato de seguro. Por isso, o consumidor precisa verificar se está na empresa antes de utilizar qualquer serviço. Caso contrário, os usuários terão que pagar pelo serviço separadamente.

Com o seguro odontológico, qualquer serviço pode ser prestado, mas sem cobertura, você acabará sendo pago de forma privada.

Outro ponto importante é que o seguro tem um período de carência – assim como funciona com o plano dental para empresa.

Este tempo de carência é o período de tempo entre a data de assinatura do serviço e a data de início. Geralmente, o período de carência para o seguro odontológico é de 60 dias.

No entanto, para emergências, os serviços são prestados em até 24 horas após a assinatura do contrato. Nesse caso, o dentista agirá apenas para remover a dor.

Caso sejam necessários outros tipos de tratamento, o seguro cobre apenas um período de carência de 60 dias, exceto para medidas imediatas.

O que o seguro odontológico cobre?

Os procedimentos de cobertura mínima e obrigatória para plano odontologico para cnpj e seguros odontológicos no Brasil são definidos pela Lista de Procedimentos e Eventos Sanitários da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Portanto, todos os seguros odontológicos cobrem:

  • Consulta;
  • Cirurgia simples, como extração dentária;
  • Atendimento odontológico urgente;
  • Restauração dentária;
  • Prevenção de doenças bucais;
  • Radiologia;
  • Tratamento de canal;
  • Aplicações de flúor.

No entanto, aqueles que desejam mais desses serviços básicos podem ir mais longe. Ao assinar o seguro, basta que o usuário solicite outro seguro à seguradora.

A empresa pode oferecer um seguro odontológico?

Você já reparou quantas empresas oferecem plano de saúde como benefício do empregado? Há também empresas que oferecem seguro odontológico! Nesse caso, a empresa e o empregado dividem o prêmio mensal do seguro.

Assim, há pouco impacto na folha de pagamento do trabalhador, mas ele sempre mantém sua saúde bucal em dia. Este tipo de contrato é opcional.

Outra forma de uma empresa pode fazer é, oferecer um seguro odontológico para todos os funcionários da empresa. Nesse caso, porém, é mais comum que a própria empresa pague a assistência.

Por que o seguro odontológico é importante?

Imagine uma dor de dente tão forte que você mal consegue mastigar. Você vai ao dentista e ele diz que seu dente precisa ser extraído.

Mas a situação financeira não está das melhores e você não tem condições de pagar o serviço. Você já se perguntou se a solução é continuar tratando o dente dolorido?

Com o seguro odontológico, os usuários podem arcar com o tratamento de seus dentes. Afinal, ele não precisa pagar pelo serviço ele mesmo. Portanto, o dente dolorido será arrancado.

Idealmente, os pacientes devem consultar um dentista pelo menos a cada seis meses, acreditam os especialistas.

Com os sintomas, as visitas ao médico devem ser mais frequentes. Ter um seguro odontológico – assim como funciona plano odontologico empresarial, pode tornar essas visitas mais simples e menos caras.

O seguro odontológico vale a pena?

Existem muitas razões pelas quais vale a pena comprar um seguro odontológico. Para começar, a melhor opção é o custo-benefício.

Ambos são comparados a consultas particulares e consultas por meio de plano de saúde odontológico. Isso ocorre porque os custos mensais do seguro são pequenos.

Os usuários também podem escolher qual dentista consultar e receber o reembolso de suas despesas. Portanto, com parcelas mensais, os procedimentos possíveis são extensos e fáceis de usar.

O seguro odontológico também pode melhorar sua saúde bucal. Não só pela comodidade de ir ao dentista, mas também pela frequência das consultas.

Pense conosco: quando você sabe que pagará muito pouco por um serviço, você se sente mais compelido a usá-lo. Especialmente se você sabe que será reembolsado após sua visita ao dentista.

Com visitas frequentes ao consultório, sua saúde bucal ficará em dia, incluindo diversos cuidados preventivos. Por que tratar as cáries se elas podem ser prevenidas com limpezas regulares dos dentes?

Agora você já sabe como funciona e quais são as vantagens e possibilidades do seguro odontológico. Faça sua oferta e comece a cuidar da sua saúde bucal!

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.
Imagem: Paciente dentista foto criado por ASphotofamily – br.freepik.com

Compartilhe esse conteúdo.

WhatsApp
Email
LinkedIn
X
Facebook
Threads
Pinterest
Reddit

Outros conteúdos