Vantagens e desvantagens de acionar o seguro do meu carro batido

Conteúdo do artigo:

Ter um carro é o sonho da maioria da população e traz diversos benefícios. Ele ajuda na locomoção de um lugar para o outro, garante conforto, segurança e liberdade. Porém, não estamos imunes aos acidentes de trânsito. E se baterem no seu carro, o melhor é você estar preparado para lidar com a situação. Por isso, no post de hoje trouxemos as vantagens e desvantagens e acionar o seguro do carro batido.

Vantagens de acionar o seguro


Bati o meu carro usado e agora? Independente do modelo de carro que você tenha, é necessário agir para que o prejuízo seja o menor possível.

 

Caso ocorra uma batida, é necessário avisar imediatamente a seguradora.  Após isso será necessário registrar o máximo de informações sobre o ocorrido e juntar a documentação necessária para a empresa do seguro. Se necessário um BO (Boletim de Ocorrência) deverá ser feito.

Por isso, listamos abaixo algumas das vantagens de acionar o seguro do carro após sinistro.

  • A indenização da seguradora vai depender dos danos causados. É de praxe a seguinte situação: se o valor dos reparos for menor que 75% do valor total do veículo, você apenas precisa pagar a franquia e levar o carro a uma oficina credenciada para a restauração.
  • Quando os danos referentes à uma batida de carro é superior a 75% do valor do carro, o cliente recebe a indenização total estabelecida em contrato, ou seja, indenização parcial.
  • Se você tem um Fiat Uno e se envolve em um acidente com dois ou mais veículos, quem deve arcar com os valores referentes aos prejuízos é o motorista que causou o acidente ou o dono do carro. Se por acaso ele não tiver seguro, poderá ser feito um acordo para que ele pague a franquia da sua franquia.
  • Você terá todo o suporte necessário para o reparo do carro.
  • Em alguns casos, a seguradora oferece transporte ao motorista que sofreu o acidente, fazendo o recolhimento do carro.
  • Se existir o caso de guincho, a seguradora poderá enviar um para fazer a remoção do veículo e levá-lo até uma empresa parceira para avaliação.
  • Caso você fique sem carro devido aos estragos da batida, a seguradora pode te fornecer um carro reserva por um tempo, tudo vai depender da sua negociação e o que está no contrato.

Desvantagens de acionar o seguro

Crédito: Freepik

Não estamos livres dos acidentes de trânsito e eventualmente algumas batidas podem acontecer. E se você está andando com o seu Renault Sandero e alguém bater na sua traseira, o que fazer? Devo acionar o seguro? Vai compensar? Confira abaixo algumas das desvantagens em acionar o seguro em caso de batidas.

  • Se você bater um carro usado e ter muitos danos materiais, é melhor avaliar se vale a pena acionar o seguro. Isso porque, em alguns casos o valor do conserto é mais barato que o valor da franquia do seguro auto.
  • Se o motorista causador do acidente não tiver seguro e você necessitar acionar o seu, negocie para que ele pague a franquia. Porém, mesmo negociando, pode ocorrer o risco de ele não querer arcar com a despesa. Por esse motivo anote a placa e modelo do carro do infrator.
  • Para uma seguradora de carros, cliente bom é cliente que não se envolve em acidentes e não comete infrações no trânsito. Por esse motivo, se a batida foi leve e o reparo será barato, vale a pena não acionar o seguro. Assim você mantém seu nome “limpo” junto à seguradora e consegue até negociar alguns descontos ou bonificações.

O que fazer quando ocorrer batida de carro

 

Em caso de acidentes, é necessário ficar calmo e seguir uma lista de coisas a fazer. Para te ajudar, listamos abaixo como você precisa agir:

  1. Em caso de batida, pare imediatamente o carro e verifique se os envolvidos estão feridos. Caso seja necessário chame uma ambulância ou socorro.
  2. Em acidentes mais graves, é necessário registrar o boletim de ocorrência e listar todos os acontecimentos e detalhes do ocorrido.
  3. Encontre o culpado. Seja você ou o motorista do outro carro, um dos dois deve ser o culpado e arcar com as responsabilidades de custos de manutenção do automóvel, franquia do seguro ou gastos com socorro e médico.

Acerto de contas. Se você é portador de um Renault Sandero e acidentalmente bateu em um Fiat, deverá combinar com o outro motorista como serão os custos para realizar os reparos no carro. Faça diversos orçamentos e verifique qual lugar oferece o melhor custo e também um serviço de qualidade.

Situações atípicas caso alguém bata no seu carro

Crédito: Freepik

 

Em alguns casos, duas situações podem acontecer e prejudicar um pouco as coisas. Muito se ouve na televisão histórias de pessoas que deixaram a cena de crime ou que ocasionaram acidentes e simplesmente fugiram sem prestar socorro ou sem arcar com as responsabilidades. Se isso acontecer com você durante uma batida entre veículos, veja abaixo algumas dicas para tentar solucionar a situação e não ser prejudicado.

 

  • Motorista bateu no meu carro e fugiu: infelizmente isso pode acontecer, mesmo a pessoa estando errada. Neste caso, a dica é anotar a placa do carro que ocasionou o acidente e todos os detalhes do modelo do carro como marca, tipo, ano, cor e tudo o que você conseguir memorizar. Se lembrar das características do motorista será melhor ainda.
  • Motorista fugiu e não consegui anotar a placa a tempo: na hora do nervosismo, não lembramos de olhar a placa. Mas nestes casos, tente lembrar do modelo e cor do carro para fazer o BO. E como algumas vias possuem câmeras, você pode tentar resgatar esses registros para encontrar o culpado. Se tiver algum estabelecimento comercial bem próximo, verifique se eles possuem câmeras particulares e solicite as imagens.

Agora que você já entendeu as vantagens e desvantagens de acionar o seguro em caso de batidas, que tal compartilhar este post com seus amigos nas redes sociais? E se você tiver uma história para compartilhar com a gente, deixe um comentário abaixo. Será muito legal ouvir um fato ou acontecimento que ocorreu com você.

Compartilhe esse conteúdo.

WhatsApp
Email
LinkedIn
X
Facebook
Threads
Pinterest
Reddit

Outros conteúdos