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Aprenda mais sobre e-mail marketing para seguro de carros

Conteúdo do artigo:

O e-mail marketing é uma estratégia eficaz e consistente de divulgação digital que envolve o envio de e-mails para públicos específicos, inclusive para os interessados em seguros de carro.

Muitas pessoas têm diversas dúvidas sobre o seguro automotivo completo, se vale a pena ou se realmente é necessário para seu perfil de motorista.

E essa tática de e-mail marketing é valiosa, pois pode ser usada para diversos fins, incluindo gerar conversões, promover produtos ou gerar interesse e fidelidade entre clientes e marcas.

Embora longe de ser novo, o e-mail é um canal estratégico em quase todos os setores, inclusive de fretamento de vans para empresas, e sem dúvidas é uma das maneiras mais eficazes de converter visitantes e assinantes em clientes.

Segundo pesquisa da Serasa Experian, além das buscas orgânicas, pagas e nas redes sociais, o canal com maior taxa de conversão para vendas online no Brasil é o e-mail, com 2,53%.

Vantagens do e-mail marketing

Os benefícios de usar o e-mail marketing como canal promocional e de relacionamento com o cliente são diversos.

Isso porque o marketing feito através de e-mail pode servir a uma variedade de propósitos para sua empresa ou organização, seja ela de locação de ônibus executivo, seguro de carro ou mesmo empresas de financiamento.

Como o foco do artigo é e-mail marketing para seguro de carro, vamos nos ater aos principais benefícios que uma seguradora pode obter com essa estratégia de e-mail marketing.

Os principais benefícios incluem:

  • Promoção da marca da seguradora;
  • Aumento da interação dos clientes com sua marca;
  • Aumento do tráfego do site da sua empresa;
  • Transformação de potenciais clientes em clientes fiéis.

Como o e-mail é um canal para conversas diretas com os clientes, ele apresenta vantagens em relação a outras formas de comunicação de marketing.

Primeiro, é mais provável que as pessoas vejam e-mails do que postagens nas redes sociais, que podem não aparecer nos feeds de potenciais clientes e seguidores devido aos objetivos específicos de cada rede.

Em segundo lugar, o e-mail permite que você envie mensagens diferentes com base nas necessidades individuais de seus clientes assinantes e inscritos no sistema de e-mails.

No caso de uma empresa de seguro de carro, fornecer conteúdos sobre aplicação de insulfilm espelhado, seguro de vidro, colisões, seguro parcial e completo são alguns temas importantes que podem ser tratados nessa estratégia de e-mail.

Essa forma de comunicação direcionada é muito mais eficaz na geração de conversões do que campanhas de marketing gerais e não direcionadas.

Tipos de campanhas de e-mail marketing

De e-mails automatizados a boletins semanais, diferentes tipos de mensagens atingem objetivos diferentes para sua marca. Você pode usá-los juntos para criar uma estratégia abrangente de marketing por e-mail.

Campanhas de e-mail

Envie campanhas de e-mail com um objetivo específico em mente, seja promover uma oferta especial, incentivar os usuários a baixar um white paper, e-book ou se inscrever para uma avaliação gratuita.

Newsletters 

A newsletter é entregue de forma consistente para fornecer aos assinantes atualizações regulares. Os boletins informativos podem compartilhar novas postagens de blog ou estudos de caso, discutir atualizações de produtos, eventos recentes ou destacar eventos futuros.

E-mails automatizados

As campanhas automatizadas de e-mail marketing são enviadas com base em gatilhos predefinidos.

Por exemplo, com configuração de servidor de email você pode enviar e-mails de boas-vindas para novos assinantes ou e-mails de parabéns para assinantes que estão comemorando seus aniversários.

Entre os mais comuns também temos os e-mails de lembrete para clientes que solicitaram orçamento de seguro, mas não concluíram a negociação.

Como alternativa você pode planejar uma campanha de marketing de gotejamento para incentivar clientes em potencial e convencê-los a comprar.

Não importa o tipo de e-mail que você escolher, você pode configurar autoresponders estratégicos com as soluções de gerenciamento e CRM (Customer Relationship Management).

Essa estratégia refere-se às tecnologias e processos que uma organização usa para gerenciar seus contatos externos e internos, como:

  • Assinantes da lista de e-mail;
  • Leads de vendas;
  • Oportunidade de vendas;
  • Comunicação pós-venda.

E-mails transacionais automatizados são uma forma eficaz de automação de marketing enviada após uma transação. Eles incluem confirmações de pedidos, como atualizações de envio e lembretes com os serviços de call center sobre compromissos ou eventos.

Embora esses e-mails sejam muito simples, eles são muito importantes para construir a confiança do cliente, especialmente para sites de comércio eletrônico.

O e-mail marketing é apenas para vender seguros?

O e-mail marketing não é apenas para vender os seguros e falar dos benefícios de aderir às apólices da sua empresa de seguros.

É de fato uma ferramenta essencial para corretores de seguros que são profissionais que precisam absolutamente manter contato e relacionamento com seus clientes.

Isso porque não há nada mais agradável do que saber exatamente quem são seus clientes, o que eles querem e a mensagem certa para enviar a todos.

De fato existem ferramentas direcionadas para essa finalidade que são gratuitas, mas como citamos anteriormente, caso você queira automatizar seus e-mails,conteúdos e equipamentos, as ferramentas compradas com empresa de fios e cabos eletricos oferecem mais recursos.

Práticas recomendadas de e-mail marketing

Ao otimizar e melhorar suas campanhas de e-mail você precisa implementar algumas estratégias importantes para aumentar o engajamento e gerar conversões, algo que pode ser trabalhado junto com o time de marketing da sua empresa.

São de fato estratégias que podem ser implementadas em qualquer tipo de empreendimento, tanto em seguradores de carros como empresa de alimentos saudáveis.

Portanto, se você caiu de paraquedas por aqui e possui outro segmento de negócio sem ser seguro de carro, essas estratégias também servem para você.

Siga a etiqueta adequada de marketing por e-mail

Sempre procure que as pessoas apreciem ativamente e obtenham conhecimento útil e interessante por meio de seus e-mails.

Isso significa ser gentil, respeitoso com seus assinantes e estar atento ao que seu público deseja consumir. Envie mensagens apenas para pessoas que demonstraram interesse em sua empresa, assinando suas comunicações por e-mail.

Além disso, certifique-se de cumprir suas promessas aos usuários: não use uma linha de assunto enganosa, conhecida como clickbait, não envie e-mails com mais frequência do que você disse que faria e facilite o cancelamento da assinatura.

Foque nos horários certos de envio dos e-mail

Pense cuidadosamente sobre quando você envia seus e-mails. Não existe uma fórmula única para o melhor momento, na verdade a combinação de idade, localização e ocupação do seu público pode afetar o tempo de abertura do e-mail.

No entanto, você pode saber quais são os melhores horários para sua empresa executando testes A/B e usando os resultados para determinar sua estratégia de campanha futura.

Mantenha a compatibilidade com dispositivos móveis

Uma pesquisa recente da Return Path revelou que a preferência dos brasileiros por acessar e-mail em um dispositivo móvel representa cerca de 46% de todos os e-mails abertos no país, portanto é crucial otimizar seus e-mails para visualização em dispositivos móveis.

Considere maneiras de acomodar tamanhos de tela menores em dispositivos móveis, incluindo reduzir linhas de assunto, simplificar a formatação, reduzir o tamanho da imagem e usar botões grandes de CTA nos quais os usuários podem clicar facilmente.

Segmente seu público

Para implementar de forma efetiva a estratégia de e-mail marketing, você precisa segmentar seu público com base em seus interesses, características e comportamentos exclusivos.

Esse processo, chamado de segmentação, permite que você envie comunicações mais direcionadas para que seus e-mails atendam diretamente às necessidades do seu público-alvo.

Você pode dividir os clientes inscritos em sua base de e-mails em várias categorias diferentes, como as que listamos abaixo.

Demografia

Fatores como idade, sexo e nível de renda podem refletir as necessidades e interesses de uma pessoa.

Geografia

As informações sobre o país ou a região do seu público podem ajudá-lo a adaptar seu conteúdo a diferentes interesses, idiomas e culturas ao redor do mundo.

Comportamento dentro do site

Os dados sobre as interações dos usuários com seu site, como as páginas que eles visitam e os produtos que eles visualizam, podem apontar para seus interesses e ajudar você a desenvolver estratégias de segmentação.

Interesses pessoais

As informações sobre os interesses pessoais das pessoas permitem que você entenda melhor as preferências pessoais de seus clientes.

Em geral, mesmo que você decida enviar uma campanha de e-mail para um grande público, mantenha suas comunicações o mais direcionadas possível.

Afinal, podem existir tantos clientes com interesses em seguro automotivo para carros privados como empresários que possuem armazenagem e distribuição logística que precisam de seguros automotivos empresariais.

Ao enviar diferentes campanhas dentro dessas categorias, você pode criar conteúdo mais relevante, reconhecível e atraente.

Ofereça valor agregado

Com base no tópico anterior, você pode incentivar seus clientes a se inscreverem oferecendo algum valor, seja um guia de download gratuito, um e-book ou um código de cupom de descontos para adquirir uma apólice de seguro completa.

Essa é uma estratégia que ajuda a construir uma conexão mais forte com o público da sua empresa de seguros e assim aumentar suas chances de conversão.

Além disso, através dos critérios estabelecidos pelos próprios clientes durante o preenchimento nas newsletters você pode orientar suas ações de marketing de seguros e personalizar ofertas e conteúdos. Esta é uma poderosa estratégia de marketing one-to-one.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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