Conhecendo um pouco mais sobre seguros

Dá-se o nome de SEGURO (do latim “securus“) a todo contrato pelo qual uma das partes, segurador, se obriga a indenizar a outra, segurado, em caso da ocorrência de determinados sinistros e turbulências naturais, em troca do recebimento de um prêmio de seguro.

Iniciamos, os textos, conceituando esta categoria econômico-financeira através do seu padrão de organização no quadrívio aristotélico.

Qual o SIGNIFICADO de seguro?

Seguro, portanto, significa um contrato entre um segurador (pessoa ou empresa) que se obriga indenizar um segurado (indivíduo ou empresa) em caso de ocorrência de sinistros e turbulências com perdas e danos em troca de um prêmio, devidamente compactuado no contrato entre as partes. Tem um significado econômico-financeiro devidamente regulamentado pelo estado. No caso do Brasil quem regulamenta o mercado é a SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), autarquia da Administração Pública Indireta Federal brasileira, com sede no Rio de Janeiro, responsável pública pela autorização, controle e fiscalização dos mercados de: seguros, previdência complementar aberta, capitalização e resseguros em todo o território do Brasil.

Qual a FORMA de seguro?

As formas de seguros, no Brasil, são divididas em três categorias: Seguros de Pessoas (vida, acidentes pessoais, saúde); de Bens (incêndio, vidros, cascos, transportes, automóvel, roubo, lucros cessantes) e de Responsabilidade (crédito, fidelidade, responsabilidade civil).

Qual a MATÉRIA do seguro?

A materialidade do seguro é a moeda do país como transmutação do dinheiro que é a maior ficção virtual dos humanos no planeta terra (não tem existência real salvo quando atualizado e metamorfoseado em moeda ou capital). O ser humano “é o único animal capaz de cooperar de forma flexível em largo número de anos e o faz por ser a única espécie viva capaz de acreditar em coisas que não existem na natureza e que são produtos puramente de sua imaginação, tais como: mitos, deuses, nações, dinheiro, religiões, milagres, pecados, direitos humanos, etc.”. (Harari)

Aqui no site Meu Seguro Mais Barato você pode obter cotações para diversos ramos de seguros e nas maiores seguradoras do Brasil.

Outros conteúdos

TOKIO MARINE É BOA?

Sim! Sem dúvida a TOKIO MARINE é uma das melhores e maiores seguradoras do Brasil e do mundo. Em 1879 foi fundada na cidade de

ZURICH SEGUROS É BOA?

A ZURICH SEGUROS é muito boa sim! Ela é uma das maiores e melhores empresas de seguros do mundo. Falamos aqui de uma empresa com

Como escolher o carro certo para você

Escolher o carro certo para você pode parecer uma tarefa desafiadora, afinal, existem tantas opções disponíveis no mercado automotivo atual.  No entanto, tomar essa decisão