Dicas para manter a segurança na estrada

Dicas para manter a segurança na estrada

Conteúdo do artigo:

Cair na estrada é um prazer para muita gente. A liberdade e as belas paisagens compõem o cenário perfeito para o motorista. Mas o que você deve saber é que na estrada o risco de acidentes é maior e a necessidade de cuidados deve ser redobrada. Por isso preste atenção em algumas atitudes que você deve ter para garantir a sua segurança na estrada.

Use o cinto de segurança

Não importa se o caminho é longo ou curto, para qualquer lugar você e os ocupantes do veículo devem utilizar o cinto de segurança. Como o próprio nome diz ele vai garantir maior proteção em caso de acidentes e pode até salvar vidas.

Cuidado com distrações

Enquanto estiver dirigindo busque não ter objetos que desviem sua atenção ou o deixe disperso. Por exemplo, não utilize seu smartphone, mesmo com as mãos livres. Se for necessário o uso pare em um acostamento após sinalizar devidamente. Cuidado também com o cansaço, busque fazer paradas para descansar e se hidratar, para garantir estar mais desperto e com total capacidade de condução.

Respeite os limites de velocidade

Na estrada podemos ter a sensação de que podemos sair livremente a qualquer velocidade, mas isso não é verdade. Respeite o limite máximo e o mínimo de velocidade, pois dirigir devagar demais também pode causar acidentes.

Preste atenção na sinalização

A sinalização é muito importante, já que é o modo que você pode interagir com os outros veículos, evitando bastantes problemas. Dê a seta para entrar em um desvio ou para realizar alguma manobra; e lembre-se de deixar os faróis sempre acesos com luz baixa, mesmo de dia.

Cuidado na ultrapassagem

A ultrapassagem é uma das manobras mais responsáveis por acidentes, então o cuidado na estrada com ela é ainda maior. Ela exige plena atenção quanto ao tráfego, então verifique os veículos atrás do seu e em sentido contrário. Preste atenção para saber se o local é passível da realização da manobra, e nunca se esqueça da sinalização.

Mantenha a distância

Manter certa distância do veículo a frente é necessário para evitar acidentes e dar tempo de reação em caso de alguma surpresa. O ideal é considerar a distância de reação mais a distância de frenagem, cerca de 2 segundos para o carro da frente.

Faça a revisão do seu carro com antecedência

A revisão do automóvel é o primeiro passo que deve ser tomado antes de pegar a estrada. Confira o funcionamento dos freios e da parte elétrica, faça a calibragem dos pneus, verifique o nível de água e óleo e garanta os itens de segurança do próprio automóvel como estepe e macaco.
Por fim tenha sempre em mãos o número da sua seguradora e em caso de qualquer imprevisto você e seu bem estarão devidamente protegidos.

Compartilhe esse conteúdo.

WhatsApp
Email
LinkedIn
X
Facebook
Threads
Pinterest
Reddit

Outros conteúdos