Entenda a cobertura de vidros nos seguros de carro

Quem tem um automóvel precisa saber como funciona a cobertura de vidros, de modo a ter mais segurança. Ao adquirir um seguro para seu carro, é essencial que você escolha uma proteção que atenda às suas necessidades e lhe dê tranquilidade.

Portanto, é importante identificar as proteções que você deve agregar ao veículo antes de fechar a apólice de seguro.

Se você tem interesse em saber mais sobre isso, leia o texto a seguir para entender:

  • O que é cobertura de vidros;
  • Por que contratá-la;
  • Onde ela se aplica;
  • Por que procurar uma seguradora.

Depois que você tiver compreendido esses pontos, a manutenção do seu carro vai ser muito mais eficiente!

Saiba o que é a cobertura de vidros

Quando você adquire um seguro de automóvel, o objetivo é proteger o veículo e o segurado contra as diversas situações cobertas pela apólice.

Em caso de acidentes, na maioria das vezes os vidros do carro ficam quebrados. A troca desse vidro pode ser muito cara se o segurado ainda não estiver utilizando esse tipo de cobertura. 

Assim, a cobertura pode garantir uma troca de qualidade e de forma mais ágil, sem que custos excessivos sejam necessários.

Afinal, essa situação pode causar muito mais dores de cabeça na hora de resolver o problema.

Trata-se de um seguro complementar. Então, o segurado deve fazer a cotação com o corretor de seguros para verificar o valor do plano com as coberturas adicionais.

Depois de finalizar o contrato, em caso de sinistro que danifique ou quebre o vidro, o segurado será indenizado pela seguradora.

A cobertura básica geralmente inclui cobertura para:

  • Roubo;
  • Furto;
  • Colisão;
  • Alagamentos e enchentes.

Portanto, a contratação da cobertura adicional acaba sendo necessária para todos os perfis de condutores, desde o motorista da fábrica de piso autonivelante preço aos funcionários de uma construtora, inclusive, sendo a frota de uma empresa ou um carro particular.

Entenda a importância da cobertura de vidros

O maior benefício da cobertura para danos aos vidros do automóvel é saber que todo o seu carro estará protegido.

Assim, em caso de sinistro, a seguradora vai arcar com a indenização do veículo, libertando o motorista desta despesa repentina e inconveniente. Afinal, o preço dos vidros não é um dos mais em conta.

Outra vantagem dessa cobertura é que, quando acionada, ela não é considerada um sinistro.

Portanto, a utilização não fará com que o segurado perca pontos no bônus e acabe descendo de classe.

No seguro, as classes de bônus funcionam de forma parecida com os programas de pontos de uma empresa de fabricação de Kit doces personalizados.

A cada ano que a cobertura é renovada sem registro de sinistro no contrato passado, o usuário tem direito a receber uma classe de bônus.

Cada classe corresponde a um desconto percentual na renovação das coberturas. Eles são cumulativos e podem chegar a até dez.

No entanto, assim que a cobertura é ativada após um sinistro, o segurado perde uma de suas classes.

Vamos imaginar uma situação fictícia. Com a última atualização do contrato, a empresa de chaveiro em sorocaba conseguiu ganhar mais um ponto e passa a contar com 5 classes.  

Por essa razão, ela recebe um desconto de 30% na assinatura de uma nova apólice de seguro (os descontos oferecidos estão sujeitos a alteração pela seguradora).

No entanto, alguns meses depois ocorreu uma colisão e foi necessário pedir à seguradora para repará-la. Isso ocasiona a perda de uma classe.

Portanto, a empresa não vai ganhar novos pontos na próxima vez que renovar o contrato do seguro. Haverá apenas o desconto correspondente às 4 classes, que é cerca de 25%.

Se você não precisar ligar para sua seguradora, vai ter 6 classes para renovar e obter um desconto de 35%.

O fato é que o acionamento da cobertura para vidros não caracteriza sinistro. Então, se você usar apenas essa cobertura, vai poder manter as classes de bônus e descontos na próxima renovação.

Por isso, verifique as regras da sua seguradora para a reparação de vidros.

Conheça os tipos de cobertura para vidro

Todas as seguradoras oferecem três tipos de cobertura para janelas de automóvel: uma simples, uma mais abrangente e a plus.

Veja como são cada uma delas, o que cada uma oferece e como funcionam. Assim, você vai ser capaz de escolher aquela que seja mais conveniente para o seu negócio, como um monitoramento residencial 24 horas e outros. 

  1. Reparo de vidros

Essa é a opção mais simples dos três tipos de cobertura que vamos detalhar na sequência.

Ela garante a prestação de serviços de reparo de vidros somente em caso de quebra ou trinca.

De acordo com critérios técnicos, o especialista fará a análise para determinar se o vidro é reparável. Serão avaliadas as seguintes condições:

Presença de rachadura no para-brisa, rachadura que se quebra na vertical desde que tenha comprimento máximo de 10 centímetros.

Existência de mais de um ponto de quebra. As fissuras devem ter menos de 4 centímetros de diâmetro e formato circular, podendo ou não apresentar extensões, como fissuras.

São os casos em que o vidro não se parte totalmente, mas apresenta uma pequena fissura. Nas situações em que o vidro fissura mais de 4 centímetros, é comum que o segurado tenha dúvidas.

É mais comum pensar que, como fabricantes de climatizador para galpão que utilizaram um seguro de “conserto de vidros”, o conserto do vidro vai ser coberto pelo seguro.

Essa confusão se deve à nomenclatura das coberturas. Em situações de mais do que um simples reparo, o consumidor arca sozinho com o dano.

Por isso, não se esqueça de verificar o contrato com atenção para ver se a cobertura do seguro do automóvel está especificada.

  1. Vidro protegido

A cobertura designada como vidro protegido é mais completa do que a opção anterior.

Para além da função de reparação, como a primeira, inclui também a substituição do vidro em caso de fissura superior a 4 centímetros.

  1. Vidro protegido plus

Por fim, o vidro protegido plus é o seguro mais abrangente disponível no cenário automotivo.

Além de garantir a substituição dos vidros em caso de grandes quebra ou fissuras, a proteção garante também a substituição dos faróis, pisca-piscas dianteiros e outros.

Esta é uma opção vantajosa para uma empresa de dedetização barra da tijuca rj que não quer ter nenhuma despesa ou taxa extra após um sinistro.

Por que é importante fidelizar o cliente da seguradora

Basicamente, a importância da retenção de clientes consiste no fato de que custa menos reter um cliente existente do que conquistar um novo.

Os clientes fidelizados são a espinha dorsal de uma corretora, além disso, para o cliente, a vantagem está nos benefícios agregados, principalmente porque o seguro precisa ser renovado com um estabelecimento de confiança – o que pode trazer descontos, por exemplo.

Assim, eles representam uma renda fixa e a oportunidade de conquistar novos clientes por meio de recomendações.

Em alguns casos eles podem até se tornar embaixadores da marca, que são clientes muito fiéis e satisfeitos a ponto de defender uma empresa que realiza limpeza de tubulação residencial.

Outro benefício da fidelização é que, para conseguir renovações, você não precisa investir tanto em publicidade, uma vez que eles já conhecem e consomem o serviço.

Desse modo, isso leva ao boca a boca como principal estratégia de divulgação da seguradora. Tanto o cliente quanto a empresa ficam felizes.

É claro que a lealdade não deve ser a única estratégia para vender mais. Tampouco ela elimina a necessidade de promover seu negócio.

Estratégias de atração, ações promocionais e de construção da marca (branding) são essenciais.

A questão é que, usando estratégias de retenção em conjunto com estratégias de atração, você pode vender mais seguros, com mais qualidade e benefícios aos consumidores.

Lembre-se que um cliente insatisfeito tem o potencial de manchar a marca da corretora. Por isso, você não pode subestimá-lo.

Os clientes insatisfeitos podem prejudicar a imagem da empresa para os amigos e conhecidos. Além da possibilidade de registrar reclamações nas redes sociais.

A partir daí, será muito difícil superar esse cenário e recuperar a boa reputação de antes. Portanto, invista em estratégias de fidelização.

Lembre-se que para a lealdade acontecer existe ao menos um elemento-chave: você deve fornecer um ótimo serviço, do momento em que ele é oferecido até o atendimento e as estratégias de pós-venda, assim como na hora de comprar uma dosadora de cloro, por exemplo. O mesmo se dá no aumento de classes ao contratar um seguro para carros e vidros.

Considerações finais

Esses são os dados principais da cobertura para vidros automotivos. Conhecer os detalhes a respeito dos serviços de seguros é muito importante.

Infelizmente não é possível prever quando vai ocorrer um acidente. Para além da preocupação com a saúde, uma batida automobilística sem a devida cobertura pode causar prejuízos muito grandes para os envolvidos.

Quem tem o suporte de uma boa corretora e escolhe o plano mais conveniente para as suas necessidades está mais preparado para cenários assim.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Post relacionados