Entenda a importância de contratar um seguro viagem

Uma atividade que a maioria das pessoas gosta de realizar é viajar, mas para que a viagem não tenha imprevistos, é preciso se prevenir de certa maneira. Nesse momento, então, é que se deve contratar um seguro viagem.

Como dito, é do conhecimento geral que a maioria das pessoas gosta de viajar e conhecer novos lugares ou revisitar os que são amados. 

O fato de ser uma atividade desejada, é porque ela traz diversos benefícios para o viajante. Ou seja, viajar aumenta a sensação de bem-estar, de relaxamento e proporciona o ganho de conhecimento ao aprender sobre novas culturas e novos lugares. 

Porém, para que esse ato seja aproveitado ao máximo, é necessário realizar um bom planejamento antes, já que diversas situações podem ocorrer durante esse período, então, quanto mais fácil for lidar com o problema, melhor será a experiência. 

Por isso, contratar um seguro viagem é essencial, pois se algum imprevisto indesejado acontecer, os viajantes estarão preparados para lidar com isso e receberão apoio adequado, podendo não afetar significativamente o passeio.

Esse seguro é como um plano de saúde comum, porém com duração da viagem e garantia de não prejuízo, principalmente caso aconteçam determinadas situações e acidentes.

Por exemplo, ao instalar um alarme para comércio nas lojas, é uma garantia que ele funcionará e chamará a ajuda, um método de prevenção. Sendo que essa também é a função do seguro viagem, garantir que tudo dê certo.

Ademais, para que o seguro fique garantido dentro do orçamento da viagem, é de extrema importância durante o planejamento separar a quantia gasta. Caso sinta que está com dificuldades para incluir tudo, empresas de contabilidade podem ajudar.

Veja algumas informações básicas sobre o seguro

Primeiramente, é importante saber algumas informações sobre o seguro viagem, para que se tome conhecimento de quando utilizá-lo.

Esse seguro existe tanto para viagens internacionais quanto para viagens nacionais. Porém, para o segundo caso, as coberturas de seguro começam a partir de 100 quilômetros de distância. Ademais, é possível contratá-lo para viagens de carro e de ônibus. 

Vale ressaltar que mesmo quem já possua um plano de saúde, deve contratar um seguro viagem nacional, pois, em alguns casos, os planos de saúde atendem apenas dentro do município que o cidadão reside. 

Além dos pontos citados, antes de viajar, é bom conferir com empresas de saúde ocupacional, caso se tenha acesso, se está tudo certo para que a tranquilidade seja maior.

Pois bem, podemos ir mais além e definir sobre a necessidade da contratação do serviço de seguro viagem, que se torna ainda mais evidente ao analisarmos alguns fatos, como:

  • Acesso a atendimento completo;
  • Acesso a locais especializados;
  • Acesso a medicamentos;
  • Acesso a tratamento;
  • Garantia de atendimento.

Então, com a contratação de um seguro viagem, o viajante terá direito a atendimento médico e hospitalar, garantindo consultas e até mesmo internações, junto com tratamentos e remédios de acordo.

Conheça quais são os benefícios do seguro

Assim como a importância do serviço deve ser citada, as vantagens de adquiri-lo também devem ganhar destaque, principalmente tendo em vista que muitos desses benefícios, algumas vezes, não são listados ou conhecidos.

Deste modo, entre as vantagens estão:

  • Reembolso;
  • Auxílio em outros serviços relacionados;
  • Preço mais favorável;
  • Não aumentará o custo no orçamento;
  • Atendimento fácil e seguro;
  • Facilidade de contato;
  • Liberdade de escolha:
  • Facilidade de criação;
  • Perda de documentos;
  • Auxílio odontológico;

1 – Reembolso

No primeiro tópico vamos falar de algo muito importante para praticamente todas as pessoas, que é o reembolso financeiro, Então, caso o contratante tenha que cancelar ou interromper a viagem, o seguro garante que haverá o reembolso do valor.

Entretanto, é necessário contatar a seguradora para saber como isso funciona, principalmente para evitar surpresas negativas.

2 – Auxílio em outros serviços relacionados

Muitas pessoas não sabem, porém ao contratar o serviço de seguro viagem vai além do suporte por problemas médicos. Sendo assim, o valor pago dá direito também a outras ações importantes.

Por exemplo, com ele você pode contar com a localização de bagagem extraviada, ajuda para remarcar passagem, amparo jurídico e repatriação de corpos. 

3 – Preço mais acessível

Importante ressaltar que o custo do serviço acaba saindo mais em conta do que pagar valores por fora, que podem extrapolar o orçamento da viagem e causar o cancelamento de atividades especiais como o aluguel de carro para noiva ou outra atividade. 

Ademais, quando o seguro é contratado, qualquer imprevisto já está incluso, e com isso, o custo é mais baixo do que pagar na hora. Fora que muitos países não possuem sistemas de saúde pública de qualidade, então, o preço cobrado em instalações privadas é muito alto. 

4 – Mesmo orçamento

Como a contratação do seguro viagem é paga antes do passeio ser realizado, o orçamento que sobra para utilizar durante a atividade se manterá, pois os custos extras não surgirão e não prejudicarão as atividades separadas anteriormente.

Então, caso durante a viagem surja a vontade de comprar algo novo para utilizar nesse período, como óculos de proteção com grau ou se decidir saltar de paraquedas, o orçamento será fixo e estará disponível para uso, e não será afetado graças à prevenção.

5 – Atendimento fácil e seguro

Como o plano já está preparado, além de ser muito mais fácil, pois não terá que realizar cadastro. Isso auxilia, principalmente, com viagens internacionais, línguas estrangeiras e dificuldade de comunicação sobre dores e imprevistos.

Além disso, o seguro garante que o atendimento será em um estabelecimento de confiança e não uma ida a algum lugar inesperado e totalmente desconhecido.

6 – Facilidade de contato

Caso haja alguma dúvida durante a viagem sobre o plano fechado e quais serviços estão disponíveis, é fácil ter acesso para contatar a seguradora.

Isso porque Ligações rápidas ajudam a sanar qualquer dúvida e prestar auxílio para o que for preciso, dessa forma mantendo um clima tranquilo e agradável para a viagem. 

7 – Liberdade de escolha

Pelo funcionamento do seguro viagem, o viajante tem o direito de escolher o local que deseja visitar para receber a ajuda necessária. Dessa forma, ele não fica preso a um local específico e ainda tem a confiança de que as despesas serão pagas. 

Por exemplo, ao solicitar uma instalação de alarme, é possível que se escolha o local que realizará a atividade. Isso também deve ser possível em viagens: escolher o local que melhor ajudará nos seus impasses. 

8 – Facilidade de contratação

Com o acesso a internet dos dias atuais, fica cada vez mais fácil contratar novos serviços e adquirir novos produtos, principalmente com as diversas opções que o mercado oferece. 

Então, da mesma forma que se tem facilidade de encontrar o que procura ao buscar por “bolsa térmica marmita”, é fácil encontrar a seguradora de viagens que mais tem a ver com o interessado. 

Inclusive, a análise dos planos hoje em dia é mais prática e pode ser realizada muitas vezes pela própria internet, sem sair de casa.

9 – Perda de documentos

Além de todos os auxílios citados acima, o seguro viagem ainda proporciona ajuda financeira e amparo para o caso de perda de documentos. Então, o viajante conseguirá obter informações de onde e como reparar o imprevisto. 

10 – Auxílio odontológico

É muito comum acontecer de quebrar o dente ou ter algum problema de ramo odontológico durante as viagens, uma vez que comidas diferentes e desconhecidas são experimentadas. 

Mas caso haja algum problema desse tipo durante a sua viagem, normalmente, é difícil conhecer algum local e até se comunicar com problemas bucais em uma língua diferente. 

Por esse motivo, o serviço de seguro viagem proporciona um auxílio odontológico para cobrir até esse problemas simples, mas que incomodam do mesmo jeito e podem atrapalhar a degustação dos próximos alimentos. 

Informações extras sobre o tema

Em caso de viagem internacional, bem como que o destino seja algum país no continente europeu, é importante ter o seguro Schengen. Com ele, é possível transitar livremente entre os países do continente, tendo que passar apenas uma vez pela imigração.

Para o momento de contratação, a ação deve ser realizada para todos os dias da viagem e adicionar uns dias a mais para o caso de algum imprevisto e atraso geral. Dessa forma, o seguro continuará ativo até o retorno.

Ademais, é preciso ressaltar a diferença entre o seguro viagem e a assistência viagem, pois por mais que sejam parecidos, são ferramentas diferentes. 

O seguro funciona como um pague e retorno. Os gastos serão pagos e, após, a seguradora reembolsará o valor pago. Já a assistência, será paga totalmente pela seguradora contratada, mas ela indicará os lugares possíveis de auxílio, o que diminui a praticidade.

Conclusão

Contratar um serviço de seguro de viagens é de extrema importância, principalmente pelo fato de que dará uma segurança, mesmo sendo difícil problemas surgirem, porque garantirá que se algo acontecer, impasses maiores não surgirão. 

Por exemplo, o seguro funciona como uma rede de proteção para gatos, ou seja, é uma garantia de segurança, está lá para ajudar quando qualquer negativa acontecer.

Por fim, os benefícios de fechar um seguro viagem são muito mais válidos e melhores do que ter que arcar com as consequências de um possível problema por caprichos que podem ser evitados. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Post relacionados