Entenda a importância de um seguro para engenheiros

É um costume na sociedade procurar pelos serviços de uma corretora de seguros sempre que o indivíduo adquire um item de grande valor comercial, seja um automóvel, um barco ou até mesmo um estabelecimento comercial.

A função destes seguros é proteger a pessoa que contratou tais serviços, tanto que ele passa a ser visto juridicamente como um seguro dessas empresas, cabendo a elas a responsabilidade de ressarcir financeiramente o indivíduo no caso de uma eventualidade.

A própria vida dos seres humanos entra nesse jogo de proteção, por meio dos seguros de saúde e seguro de vida, que entre muitos propósitos buscam exercer algum tipo de conforto para os familiares do segurado que faleceu, sem deixar seus parentes desamparados.

O que acaba sendo menos discutido é a relação dos seguros com os serviços de trabalho, que agem como uma estrutura de apoio para as atividades realizadas em uma companhia, assim como um software de gestão empresarial é capaz de identificar soluções.

E quando se pensa em um modelo de trabalho que necessita da proteção de um seguro especializado são as atividades relacionadas à arquitetura e engenharia, diante o alto número de variáveis aos quais esses profissionais precisam lidar.

Um grande número de possibilidades que passam pela qualidade do material, a capacitação dos profissionais, as particularidades do terreno, o tempo disponível para a obra, entre outros quesitos com os quais um engenheiro de obras aprende a lidar com sua formação.

Com uma graduação média de 5 anos no mínimo, o profissional de engenharia é ensinado a atuar com os mais diferentes materiais, tanto de valor físico como imaterial, destacando-se o capital humano a ser utilizado nessas obras.

Tudo para que ele possa oferecer os serviços para empresas de construção de obras ou de serviços de conservação, após ter a sua graduação concluída. No entanto, junto a sua pressa para exercer sua profissão é comum que alguns tópicos sejam negligenciados.

O maior deles sendo a necessidade de contar com o apoio de uma seguradora para a sua primeira obra, sendo a empresa responsável por proteger o seu empreendimento em caso de surgimento de algum problema não previsto pelo encarregado por essa obra.

Algo que não acontece apenas com recém-formados, afinal, a imprevisibilidade é uma das maiores companheiras de quem atua no ramo de construção. A única maneira de lidar com isso é se preparando, e um seguro de riscos pode ser a solução nesse sentido.

Simule agora um Seguro de Responsabilidade Civil para Engenheiro aqui no Meu Seguro Mais Barato

Como funciona um seguro de riscos de engenharia?

Esse tipo de seguro costuma abranger os mais diversos tipos de incidentes que podem ocorrer durante a execução de projeto de arquitetura e engenharia, garantindo aos responsáveis por esse empreendimento uma segurança aos seus investimentos.

Diferente dos outros modelos de seguro, que costumam proteger algo específico, como um carro ou uma motocicleta, o seguro voltado ao ramo da engenharia costuma lidar com uma variedade maior de serviços, diante a pluralidade de ferramentas necessárias em uma obra.

Esse modelo de segurança costuma operar por meio de um formato conhecido como all risks, ou seja, protegendo esse investimento contra os mais diversos tipos de eventualidade, com exceção de alguns riscos definidos durante a assinatura do documento.

Um sistema de soluções financeiras para empresas que permite às mesmas um ambiente mais seguro de trabalho, protegendo-a em casos de risco como:

  • Incêndios;
  • Explosões;
  • Inundação;
  • Desmoronamento.

Causas que podem partir de atividades humanas ou de razão natural, com a exclusão dos motivos definidos pelo seguro, como possíveis roubos e furto.

Contudo, é importante para o segurado saber que esse tipo de contrato protege apenas suas propriedades e não os indivíduos que atuam nessas obras. Para isso é possível adotar diferentes tipos de seguro, atuando com uma abrangência maior nesses casos.

O principal objetivo de um seguro de riscos de engenharia é indenizar o profissional seguro no caso de possíveis incidentes abordados pelo contrato do seguro, podendo passar pelas atividades da obra em si, até o manuseio de equipamentos pesados.

Uma relação a ser observada pelas empresas de contabilidade que prestam serviços aos responsáveis por essas obras, garantindo uma proteção financeira durante a execução das atividades associadas à construção de um edifício ou à reforma de uma casa.

Sendo assim compreensível a necessidade de um engenheiro de obras contar com o apoio desse tipo de seguro, que se destaca também pela sua variedade de modelos.

A importância de um seguro de riscos para sua obra

A cobertura de um seguro de riscos de engenharia costuma ser bem amplo, podendo se expandir ainda mais de acordo com as necessidades do responsável pela obra, tendo em vista algumas características únicas desse projeto específico.

De uma maneira geral, a contratação de um seguro é recomendada por abordar uma série de benefícios para a sua obra, destacando algumas possibilidades, tais como:

Proteção contra acidentes e danos

Como já foi abordado antes, um ambiente de obras lida com um grande conjunto de variáveis, que são responsáveis pelo sucesso do seu empreendimento, ao mesmo tempo que podem ser as causadoras de possíveis acidentes durante tais edificações.

Nesse caso se destaca o seguro OCC (Obras Civis em Construção), que se responsabiliza pela cobertura de qualquer tipo de acidente que possa ocorrer durante o processo de construção, protegendo a integridade do projeto, no caso de algum incidente.

Algo a ser analisado pelos sistemas de vigilância implementados nessas obras, como um sistema de monitoramento em nuvem, de forma a garantir o andamento da construção, mas também a segurança dos profissionais envolvidos.

Apoio na instalação e manutenção das máquinas

O andamento de uma obra opera não apenas com a força de trabalho de humano, sendo auxiliado cada vez mais pelos equipamentos mecânicos, com os esses profissionais exercendo em alguns casos apenas no manuseio dessas máquinas.

No entanto, existe uma certa imprevisibilidade no uso desse maquinário, que pode apresentar defeitos diante o seu uso extenso ou de má administração desses equipamentos, o que pode atrasar a entrega final da obra.

Para isso se destacam os seguros voltados aos aparelhos tecnológicos, como o seguro QM (Quebra de Máquinas), que lida com reparos ou troca desse maquinário, caso seja necessário.

Quando se pensa em tecnologias no trabalho pode se referir tanto à máquinas pesadas como em uma empresa de sistema de emissão de nota fiscal, sendo também importante para o funcionamento deste empreendimento.

Segurança financeira

Ao contar com o apoio de uma seguradora, os investidores por trás dessa obra – que pode ser um empresário de uma grande construtora ou uma pessoa em busca de reformar sua casa – podem definir melhor as suas aplicações nesse projeto.

Sem a possibilidade de surgir um gasto inesperado, esse investidor pode controlar melhor os seus gastos relacionados a tal obra, levando em conta os custos com materiais, permissões da prefeitura e a contratação de uma empresa de trabalho temporário.

Com os seus gastos melhores definidos, é possível inclusive expandir o seu projeto de engenharia, sem ter nenhuma surpresa negativa durante a realização do orçamento necessário, tudo através de um seguro bem definido.

Como escolher um bom seguro de engenharia

Para garantir que a sua obra tenha o melhor apoio possível, é necessário ficar atento ao tipo de seguro pelo qual você está contratando para o seu projeto. Sendo necessário ler com atenção a apólice acertada.

Apólice que é um termo ao qual se chama o documento em si do contrato de seguro, detalhando o valor do seguro e os tipos de sinistros abordados neste contrato. Sinistros que são os possíveis acidentes aos quais o seguro pode ser recorrido.

E para ter certeza que esse seguro está sendo realizado por uma empresa de prestígio é importante explorar as opções disponíveis no mercado, levando em conta os valores de seguro disponibilizados, assim como a qualidade dos seus serviços.

Ou seja, a relação custo-benefício desse seguro em relação a empresa responsável por ele, de forma a garantir que em caso de uma necessidade a sua construção não será negativamente afetada por uma empresa de serviços duvidosos.

Contar com algum tipo de seguro é algo essencial para qualquer abertura de empresa SP, de forma a garantir o futuro desse empreendimento, por meio de uma proteção.

Quando a sua especialidade está voltada ao mundo da engenharia essa necessidade é ainda maior, levando-se em conta os diversos ativos necessários para uma construção ou reforma de um imóvel, de acordo com as especializações de cada funcionário contratado.

Por fim, é possível afirmar que um serviço de seguro é que de fato garantirá o sucesso do seu investimento, mesmo que tais serviços não tenham sido requisitados, com a sua obra ocorrendo de acordo com o que foi planejado.

Isso por causa da segurança dada aos profissionais relacionados, sabendo que qualquer incidente de causa não prevista poderá ser financeiramente remediado por esse tipo de proteção.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Post relacionados