Quando você contrata o seu Seguro Auto, você fornece as informações necessárias para que as maiores seguradoras do país pudessem calcular o melhor seguro para o seu veículo. Após esta contratação e decorrido um certo tempo, é possível que algumas das informações que você prestou originalmente necessitem ser alteradas em seu perfil.
Exemplos:
– Você mudou de emprego ou de residência.
– A sua garagem (casa/trabalho) era fechada para guardar o veículo e agora não é mais.
– Você não usava o carro para visitar clientes no trabalho e passou a usar; e assim por diante.
Caso modificações como estas ou outras assemelhadas, tenham acontecido, entre em contato com o seu corretor, o mais rapidamente possível. Para quem contratou o seguro auto através do nosso site, pode simplesmente entrar em contato pelo WhatsApp (11) 98795-8818. Este contato será extremamente importante para manter todas as informações de sua apólice sempre atualizadas e o seu seguro eficiente.
Obs: Aproveite esta conversa conosco e atualize também seus contatos como, telefones comerciais, residenciais, celulares, e-mails, WhatsApp etc. Isto agilizará ainda mais o seu atendimento quando necessário e você terá sempre o melhor preço e a melhor qualidade para a contratação do seu seguro.
Atenção: Caso tenha havido alguma alteração que afete a guarda ou utilização do veículo a qualquer momento nos informe imediatamente. E quando você contratar sua renovação para um novo período, não esqueça de confirmar as informações que foram cadastradas e verificar se nada mudou desde a contratação mais recente.
SOBRE ATUALIZAR SUAS INFORMAÇÕES, ABAIXO RESPONDEMOS ALGUMAS DAS PRINCIPAIS PERGUNTAS DOS NOSSOS SEGURADOS:
Pergunta: Caso eu responda as perguntas do questionário de forma incorreta ou omitindo alguma informação, posso ter algum problema para receber uma indenização?
MSMB: Pode sim! O formulário no site e as nossas perguntas sobre a contratação do seu seguro devem sempre ser respondidas de forma correta e sem a omissão de qualquer informação. O seguro é um contrato baseado na boa fé entre seguradora e segurado e na falta dela, o pagamento da indenização ficará comprometido.
Pergunta: Mudei de residência, mas continuo na mesma cidade. No local onde moro agora, tenho garagem para guardar o veículo, mas quando contratei o seguro não possuía. Preciso avisar sobre esta mudança?
MSMB: Sim! O preço do seu seguro foi calculado levando em conta que você não tinha garagem. Portanto, você deve informar a sua seguradora sobre a mudança, lembrando que a situação contrária (você tinha garagem onde morava e agora não tem), também deve ser comunicada. O CEP de pernoite do veículo precisa ser obrigatoriamente atualizado.
Pergunta: Na hora da contratação do meu seguro, informei a média de quilometragem que rodava normalmente com meu veículo. Posteriormente, comecei a usar meu carro para trabalhar (ou estudar), aumentando a distância mensal percorrida. É necessário informar a seguradora sobre esta mudança?
MSMB: Sim! pois ao contratar o seu seguro, consideramos que você utilizava menos o seu carro. Quando você começou a trabalhar (ou estudar) com o veículo, passou a rodar mais com ele, assim, as características do risco analisado também mudaram, o veículo fica mais vulnerável e tais mudanças precisam ser comunicadas à seguradora. Importante também, é verificar a sua apólice para confirmar se houve a contratação e qual a abrangência da sua assistência 24 horas.
Pergunta: Pretendo equipar o veículo com rodas de liga leve e outros acessórios, preciso consultar a seguradora?
MSMB: Sim! Durante a contratação original foi realizada uma vistoria que indicava que o veículo possuía rodas originais e não possuía acessórios. A alteração das características físicas originais do veículo implica em mudanças em seu comportamento durante o uso e a integridade de sua estrutura. Isto pode comprometer sua segurança e funcionamento, agravando o risco contratado. Em caso de sinistro a seguradora ao verificar por perícia, que houve alteração, pode negar-se a pagar a indenização. São exemplos de alteração das características a implantação de kit gás, engates para reboque, rodas esportivas que estiverem fora das recomendações específicas do manual do veículo. Advertimos para evitar qualquer alteração nas características originais do veículo prevalecendo sempre as recomendações expressas no manual do fabricante do veículo.
Pergunta: Fiz a contratação do Seguro Auto em meu nome e informei que sou o condutor principal, entretanto, outra pessoa de minha família agora dirige o veículo mais tempo do que eu, só que não a relacionei no questionário de risco. Posso ter problemas com a indenização caso esse outro condutor se envolva em algum acidente?
MSMB: Sim! Quando da contratação da apólice, consideramos você como o condutor principal e foram analisadas as suas características (idade, sexo, tempo de habilitação, histórico de condução etc.) para avaliar o risco e chegar ao preço do seguro. É muito importante que você informe corretamente quem é o principal condutor do veículo, já que ele pode agravar ou amenizar o risco que a seguradora calculou, precificou e assumiu.
Pergunta: Durante a vigência do meu seguro, meu filho completou dezoito anos, habilitou-se e passou a conduzir o veículo. Devo informar isto a seguradora?
MSMB: Sim! Toda alteração sobre jovens com menos de 26 anos com acesso a condução do veículo deve ser comunicada à seguradora e, independentemente de que ele seja ou não um motorista habitual, isto deve constar no questionário. Essas informações alteram o risco do seguro e, em caso de um eventual sinistro, este detalhe pode comprometer a indenização.
Pergunta: O meu seguro cobre os acessórios do veículo?
MSMB: O seguro auto básico normalmente, só cobre danos ao casco, isto é, a estrutura geral que inclui chassi, carroceria, motor e caixa. Adicionais não estão cobertos. Assim, acessórios de alto valor, como sistemas de som, rodas esportivas e kit gás ficam de fora. Blindagem também não costuma ter cobertura. A não ser quando for explicitamente contratada. Coberturas específicas adicionais devem ser consultadas através de seu corretor.
Pergunta: Posso usar o meu veículo como prestador de aplicativo de transporte como UBER ou outro aplicativo/cooperativa de transporte de passageiros similar, sem avisar a minha seguradora?
MSMB: Absolutamente não! Todas as seguradoras são categóricas em afirmar que se o veículo for utilizado para levar passageiros por aplicativos de transporte como: Uber, 99, Cabify, ou similar e não constar enquadramento correto na apólice, a seguradora poderá se recusar a pagar qualquer indenização. Tornou-se regra entre as seguradoras consultar os cadastros de veículos disponibilizados nestes aplicativos/cooperativas antes de pagar as indenizações. Caso seja a sua situação, entre em contato conosco o mais rapidamente possível, para que possamos enquadrá-lo de maneira correta, evitando em caso de sinistro a negativa do pagamento da indenização por parte da seguradora.
Pergunta: O meu seguro cobre danos por “alagamentos”?
Cada vez mais as nossas grandes cidades sofrem com volumes de chuvas que crescem sempre acima do normal e associado a outros problemas urbanos criam situações de alagamentos causando danos à vida e ao patrimônio das pessoas. Nossa primeira recomendação é que o segurado verifique se sua apólice de seguro auto é “compreensiva” e que em suas condições gerais conste a cobertura “alagamento”. A maioria das seguradoras em suas apólices compreensivas preveem esta cobertura. Consulte seu corretor para ter a certeza de sua contratação. Além de verificar a presença da cobertura “alagamento” é necessário saber conduzir o veículo em situações de risco como este pois a seguradora pode recusar pagar a indenização do sinistro se for constatado que o veículo estava em um local seguro e tentou atravessar uma área alagada. Nesse caso, para avaliar o nível do perigo, veja onde a água atinge o carro. Na prática o condutor do veículo deverá sempre agir diante de um alagamento de forma prudente para preservar sua vida e o patrimônio que conduz sempre usando de bom-senso e parcimônia conforme descrito nas condições gerais de sua apólice. ATENÇÃO: Se o limite ultrapassar a metade da roda, desista. O risco de ficar no caminho aumenta bastante.
Como posso baixar o preço do meu seguro auto ainda mais?
Temos um programa de incentivo chamado INDIQUE E GANHE que funciona da seguinte forma: indique ao seu atendente por WhatsApp pessoas de sua relação que necessitem contratar ou renovar o seguro auto sempre, pois para cada contratação após a apólice ser emitida proveniente de sua recomendação você receberá R$ 30,00 de cash-back imediatamente, sem limites de número de contratações. Assim a sua experiência conosco será ainda mais positiva. Boa divulgação de nossos serviços e boa sorte.
Lembre-se prezado segurado, será sempre um imenso prazer responder as suas perguntas e tirar qualquer dúvida. Estamos informando para ajudá-lo a manter as suas coberturas, serviços e garantias sempre eficazes, corretas e atualizadas.