Que a ascensão da internet afetou diretamente a vida de muitas pessoas, isso já é um fato. As empresas do ramo de seguros, por exemplo, percebem tendências do mercado segurador por meio das redes sociais.
Deve-se levar em conta que as redes sociais passaram a ficar cada vez mais populares, logo, muitas pessoas passaram a criar o hábito de entrar nestas plataformas digitais diariamente.
A vantagem para o lado das empresas em migrarem para as redes sociais está ligada diretamente a forma de como acompanhar o processo de mudanças no perfil de seus respectivos clientes.
Praticamente, todas as redes sociais da atualidade possuem opções de interações diretas. A mais comum e simples é responder os comentários. Através de um simples post, uma empresa consegue traçar o perfil de seus clientes.
Dependendo do post, a empresa poderá coletar informações valiosas sobre como está a forma de pensamento do seu público-alvo em determinados assuntos.
Grande parte das redes sociais que estão disponíveis na internet, possuem uma interface intuitiva que facilita o manuseio.
Apesar de já existir profissões para gerenciar de forma profissional um perfil digital, um empreendedor que não tem muito conhecimento no segmento já consegue criar algumas interações com o público.
Uma das profissões que surgiu após a ascensão da internet foi o Social Media, onde o profissional fica responsável pela criação e gerenciamento dos posts que serão publicados.
Grandes empresas possuem uma equipe composta por estes profissionais, afinal, cada rede social possui uma forma de publicar.
Diante disso, uma das ferramentas mais usadas pelos empreendedores que estão buscando monitorar o acompanhamento de seu público, é manter a frequência de um tipo de post, que no caso, é os que promovem discussões.
Na internet, há várias opções de agendamento de posts para as redes sociais. O agendamento de postagem é uma ótima alternativa para todos os tipos de empresa.
O seu conceito principal é a otimização de tempo, deixando posts pré-programados, e dependendo da plataforma, o autor consegue interagir e realizar todos os tipos de conteúdos possíveis na rede social.
Ao falar de alternativas que são aplicáveis em todas as empresas, é inevitável não falar sobre o sistema de gestão ERP (sigla de Enterprise Resource Planning, Planejamento de Recursos da Empresa) que tem como objetivo principal interligar os principais setores de gestão de uma companhia, facilitando a visão geral do negócio.
Por outro lado, os blogs também possuem um nível de interação com os consumidores. A interatividade é menor ao compararmos com as redes sociais, mas ao tratarmos do mercado de seguradora, todas as opções de acompanhamento dos clientes são válidas.
Os blogs têm a grande vantagem de praticar, por meio de postagens, a educação de seus clientes perante as suas propostas. Podemos pegar o exemplo de seguradoras para smartphones, que podem produzir conteúdos focados no processo de abertura de sinistro.
Por meio destes posts, as seguradoras têm a abertura para educar seus clientes, e também tirar eventuais dúvidas nos campos de comentários.
Além disso, as seguradoras têm hoje uma gama de possibilidades para descobrir as principais necessidades do público. Seja por meio de interações, ou até mesmo por grupos específicos.
É como manter uma interação entre uma empresa e seus empregados, é o serviço promovido por uma consultoria trabalhista empresarial. No caso, é uma relação entre empresa e consumidor.
A prova disso, são os seguros para celulares. Algumas seguradoras perceberam a necessidade de acrescentar a quebra acidental na cobertura após virem que, na maioria dos casos, as pessoas achavam perda de dinheiro consertar uma tela de celular.
Como a pandemia afetou o mercado de seguros
Antes da pandemia, os corretores estavam acostumados a fazer contratos de seguros de viagem, por exemplo, ou até mesmo um seguro de carro para viajar no final do ano. Porém, a expectativa para 2022 é favorável.
Após a taxa de vacinação aumentar, a população está cada vez mais protegida contra a COVID-19, trazendo mais segurança para as famílias realizarem viagens. Consequentemente, os contratos de seguros irão voltar.
Qual o panorama atual das seguradoras?
Em algumas áreas, diante da pandemia, os profissionais tiveram que se reinventar para não perder a sua fonte de renda.
No mercado de seguros não foi diferente, após a alta do desemprego ter pego as pessoas, os corretores tiveram que se desdobrar para mantê-los.
Em comparação ao ano de 2020, as seguradoras perceberam uma certa estabilidade na área, promovendo a segurança da profissão no mercado de trabalho. Essa consistência deve-se muito à adoção da tecnologia por parte das seguradoras.
Ao falarmos da tecnologia no setor de seguros, estamos falando automaticamente nas redes sociais. Para especialistas da área, o corretor que não criar familiaridade com as principais plataformas, terá uma perda muito grande na captação de clientes.
Portanto, é recomendado que os corretores passem a começar a usar as redes sociais para trabalharem as melhores formas de atrair novos clientes.
Dessa forma, as empresas que acompanharam as mudanças do mercado de seguros devido a pandemia, perceberam que em 2021 houve uma ligeira recuperação de clientes, comparado ao ano de 2020.
As expectativas para os próximos anos
Apesar de oferecerem serviços que na prática, são fundamentais na vida de uma pessoa, as seguradoras ainda são mal vistas pelo público.
Um dos motivos pelos quais as pessoas têm um pré-conceito negativo com estas empresas, é devido ao processo de abertura de sinistro. De certo modo, as pessoas passam a buscar alternativas mais convenientes para tentar se proteger. Aqui no MeuSeguroMaisBarato temos uma equipe especializada pata te ajudar e acompanhar em todo o processo.
Por exemplo, ao invés de contratar um seguro residencial, algumas pessoas buscam por empresas com soluções audiovisuais, logo, fazem instalação de câmeras para promover uma segurança a mais.
Na área, as empresas que trabalham com uma forma mais direta de assegurar seus clientes possuem certa vantagem diante das seguradoras tradicionais. Isso porque, só pelo fato da presença do profissional, já demonstrará a sensação de “trabalho sendo feito”.
As pessoas sentem-se mais à vontade para fazer busca no Google, por exemplo, por “melhores empresas de segurança patrimonial de SP”, que por sua vez, traz mais garantia de serviço.
Afinal, há um profissional no local que estará garantindo a segurança de veículos, estoque, equipamentos e eventuais problemas que possam surgir.
Algumas companhias da área ainda possuem um processo de abertura obsoleto, que na prática, acaba levando dor de cabeça aos clientes.
Com isso, através de toda a burocracia, algumas pessoas passam a entender que outras seguradoras possuem o mesmo sistema burocrático.
É comum que algumas pessoas passem a optar por sofrerem riscos que podem ser amenizados com a contratação de seguros, isso tudo devido a aversão sobre a burocracia de acionamento.
Para os próximos anos, o principal fator negativo das seguradoras, que são os processos problemáticos de abertura de sinistro, estarão cada vez mais difíceis de se ver.
Startups
As startups que buscam deixar o processo de acionamento do seguro menos burocrático possível por parte dos clientes, é a solução para acabar com a famosa burocracia.
Após o fim dos processos burocráticos, as pessoas perceberam a necessidade de contratar um seguro.
Será como um momento em que uma companhia irá contratar uma empresa de limpeza empresarial, afinal, higiene e organização é fundamental em qualquer lugar.
Estas pequenas empresas utilizaram da tecnologia para exemplificar ainda mais a contratação dos seguros. Possibilitando que, qualquer pessoa consiga contratar um seguro de forma simples, rápida e segura na internet.
A tendência é que, com a chegada dessas startups, a contratação dos seguros seja tão comum quanto contratar uma ronda para transporte e movimentação de cargas.
Como bônus, as seguradoras possuem um custo a menos, isso porque o cliente faz o plano do seguro, deixando a necessidade de um atendente nesta parte.
Será tudo online
Além das startups, temos também empresas que são focadas totalmente na contratação e cancelamento, tudo sendo feito de forma online. Aqui no MeuSeguroMaisBarato você pode fazer sua cotação de seguro online.
Houve um desenvolvimento de software sob medida para que estas pequenas empresas pudessem transformar o processo totalmente digital.
De acordo com especialistas da área, a tecnologia tende a oferecer ao mercado de seguros os seguintes benefícios, como:
- Otimização de processos;
- Aumento de controle de processos;
- Aumento de produtividade;
- Redução de custos;
- Melhoria de comunicação;
- Crescimento de vendas.
Com a otimização desses processos, fica muito mais fácil oferecer promover a venda de seguros através das plataformas digitais.
Cotação de valores mais fácil
Atualmente, por meio da internet, o cliente que estiver interessado em ver o valor do tipo de seguro, está querendo uma facilidade maior comparado ao que tinha há alguns anos atrás.
Por isso, algumas empresas optaram por colocar mecanismos que já mostram o valor do seguro de forma simples e rápida.
Acredita-se que, após todas as questões que envolviam burocracia com as seguradoras serem extintas, a expectativa é que as contratações sejam procuradas ao mesmo nível que linhas de crédito para empresas.
Portanto, se atualizar com as tendências de mercado é essencial para atrair novos clientes para a seguradora.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.