Seguro de casa: 6 dicas infalíveis para contratar a melhor opção

Conteúdo do artigo:

O seguro de casa é uma excelente opção para pessoas que buscam maior proteção para seus lares. No entanto, deve-se considerar diversos aspectos na hora de escolher a apólice.

Muitas pessoas buscam realizar um seguro residencial após conseguirem um dinheiro extra, seja porque economizou ou porque resgatou valores de fundos de investimento. Independente do caso, todo mundo quer assegurar que selecionou a melhor cobertura.

Entretanto, há dúvidas comuns que surgem nesse processo e é importante saná-las antes de tomar uma decisão tão importante e que pode comprometer as finanças.

Sendo assim, este artigo vai elucidar sobre o que se trata o seguro de casa e também vai apresentar 6 dicas imperdíveis para você escolher o melhor plano possível. Confira a seguir!

Afinal, o que é um seguro de casa?

Como o próprio nome diz, refere-se ao tipo de seguro que oferece proteção a tudo que se refere à moradia. Devido à sua cobertura ampla, considera-se o seguro de casa como uma modalidade que reúne várias apólices, segundo as necessidades dos habitantes.

Assim, a cobertura pode abranger o imóvel em si quanto ao que está dentro dele. Entende-se aqui que ela também se refere aos elementos estruturais e materiais da residência.

A cada dia que passa, as pessoas adquirem os seguros residenciais para evitar perdas financeiras relativas ao imóvel, além de terem maior segurança diante de possíveis eventualidades.

Vale lembrar que o seguro de casa tanto serve para imóveis permanentes ou de temporada. Assim, o locatário também se resguarda diante de problemas ocasionados pelo inquilino.

6 dicas infalíveis para contratar o melhor seguro de casa

Antes de contratar qualquer tipo de seguro, é importante avaliar fatores como preço, tipo de cobertura e o que se pretende assegurar. Nesse sentido, o seguro de casa não é exceção. 

Antes de tudo, deve-se analisar o número de coberturas para o tipo de imóvel e como esses aspectos beneficiam os moradores.

Sendo assim, confira agora 6 dicas que vão te ajudar a contratar o melhor seguro para a sua residência!

Avalie suas necessidades principais

Em primeiro lugar, considere as suas necessidades principais. As seguradoras oferecem apólices com diversos tipos de coberturas, com diferentes valores. É importante ter isso em mente, principalmente para não comprometer o orçamento.

Por exemplo, se você vive em uma região em que há constantes quedas de energia, o ideal é contratar uma apólice que ofereça uma reposição de eletrodomésticos em caso de problemas elétricos.

Em contrapartida, essa não é a preocupação de pessoas que moram em regiões que alagam ou onde há grupos que invadem casas. Conhecer as necessidades elimina proteções que não correspondem aos seus possíveis problemas.

Analise a cobertura básica e a adicional do seguro de casa

A cobertura básica dos seguros residenciais normalmente englobam problemas envolvendo incêndios, relacionados à explosão e implosão, e os decorrentes de quedas de raio.

Todavia, as necessidades dos indivíduos são diferentes e, muitas vezes, a cobertura básica não é suficiente para atendê-las de forma satisfatória.

Assim, verifique a possibilidade de coberturas adicionais, como nos casos de furto ou roubo, danos elétricos, proteção contra enchentes e inundações, responsabilidade civil familiar, entre outros.

Além disso, atente-se para o contrato, pois nele se especifica todos os elementos e as especificações da apólice. Desse modo, você terá ciência dos direitos que possui.

Compare em diferentes seguradoras

Assim como há diversos tipos de apólice, também há várias seguradoras. Então, analise todas as propostas e avalie quais são as que mais se adequam às suas necessidades, com melhores preços e serviços.

Às vezes, uma única corretora é suficiente para mostrar o melhor seguro de casa. Em outros casos, é necessário pesquisar em diversas e adquirir várias apólices.

Isso só é possível com pesquisa e dedicação. É melhor gastar tempo pesquisando do que lamentar futuramente porque a corretora escolhida não era das melhores.

Atente-se ao questionário

Normalmente, a empresa que presta o serviço exige o preenchimento de um questionário com todas as informações do imóvel e dos habitantes. É crucial respondê-lo de forma correta, sem esquecer nenhum detalhe.

Esse questionário serve como ponto de partida para que a seguradora compreenda quais são as necessidades da residência e dos moradores. Além disso, com informações completas e atualizadas, as chances de conseguir uma cobertura adequada aumentam.

Omitir informações importantes, buscando diminuir o valor da apólice, pode contribuir para cobertura insuficiente e problemas legais. Portanto, faça tudo de forma transparente!

Tenha referências da seguradora escolhida

É muito importante considerar o posicionamento da corretora no mercado, afinal comprar uma apólice de uma empresa desconhecida significa arriscar.

Analise também o que outros clientes e usuários falam sobre a empresa nos canais oficiais e nas redes sociais. Felizmente, a internet proporciona diversos meios de avaliação online que não exigem muito tempo e você irá descobrir a reputação da corretora facilmente.

Além disso, muitas empresas mostram selos de autoridade em seus sites. Olhe cada um deles e veja se, de fato, são certificados válidos. Muitas vezes, esses selos garantem a presteza e idoneidade dos serviços prestados pela empresa.

Consulte as modalidades de atendimento para um seguro de casa

Faça um teste dos canais de atendimento, percebendo a agilidade do serviço. De nada adianta ter um bom contrato de seguro de casa em mãos se o atendimento é difícil.

Também verifique como os funcionários da seguradora agem na hora do contato com você, se são cordiais e buscam a melhor solução para os seus problemas. Afinal, você irá recorrer a eles caso aconteça alguma eventualidade.

Consulte também se existem diversas opções de atendimento, pois muitas vezes há limitações de horários e canais, o que gera dores de cabeça quando se precisa contatar a seguradora.

Conclusão

Por fim, sempre analise a relação custo-benefício na hora de fazer um seguro de casa. Reflita se a apólice desejada se alinha com as suas necessidades e só assine o contrato quando estiver certo da sua escolha.

E lembre-se de pesquisar bastante na hora de selecionar as empresas, afinal uma boa apólice com diversas coberturas proporciona segurança para a sua residência.

Compartilhe esse conteúdo.

WhatsApp
Email
LinkedIn
X
Facebook
Threads
Pinterest
Reddit

Outros conteúdos