Muitas pessoas escolhem a vastidão da noite para viajar ou simplesmente trabalhar utilizando veículo. Para garantir que todo o caminho seja feito com tranquilidade e segurança, o Meu Seguro Mais Barato trouxe algumas dicas para quem dirige nesse período do dia.

Quem depende da estrada para tirar seu sustento nem sempre consegue evitar dirigir à noite e devem lidar com questões como o trânsito, os prazos apertados e a busca pela economia de tempo, seja para melhorar a produtividade, seja para aumentar os lucros. Dirigir à noite com segurança pede conhecimento sobre os efeitos gerados com a baixa iluminação, estratégias para driblar o medo e atitudes defensivas ao volante. Enfrentar as ruas na escuridão é um dos maiores medos de muitos motoristas, em especial de quem ainda não está acostumado com o volante.

O incômodo, em muitos casos, é gerado pela pouca iluminação que se tem à noite, às luzes dos faróis contrários que podem ofuscar a visão e a perda de detalhes. Fatores que, se não contornados, podem aumentar as chances de um acidente. É possível driblar todos esses efeitos, estar ciente do que a escuridão causa e do modo com que dirigimos é o primeiro passo para dirigir à noite com segurança.

Mantenha uma distância segura em relação ao veículo da frente

Quanto maior este espaço, maiores as chances de reação de uma forma segura. Caso o motorista do veículo à frente tenha que fazer uma parada brusca, ou desviar de um objeto, com calma podemos manobrar nosso veículo para sair da situação e evitar acidentes.

Desvie o olhar das luzes dos faróis dos carros

A intensidade das luzes de um farol, em especial quando a luz alta estiver acionada é realmente de muito incômodo, tanto que dirigir com o farol alto, em locais com iluminação pública, é considerado infração pelo Código de Trânsito.

Para evitar que essa luz afete sua visão, ao cruzar com outro veículo, desvie o olhar. Procure não olhar diretamente para o farol do carro, pois isso pode cegar temporariamente. A recomendação neste caso, é desviar o olhar para o lado direito da via, no sentido do acostamento.

Reduza a velocidade

Em qualquer situação que dificulte a direção, seja pista molhada, neblina ou, como no nosso caso, diminuição da visibilidade por conta da falta de iluminação, a primeira coisa a se fazer é reduzir a velocidade. Essa é a melhor atitude para tornar sua viagem mais segura, aumentando a distância de segurança e o tempo de resposta para qualquer eventualidade na pista.

Dirigir à noite é sempre mais arriscado. Apesar do trânsito menos intenso e da economia que isso pode trazer em combustível e em dias de trabalho, a falta de iluminação e o perigo da sonolência são fatores que tornam uma viagem noturna menos segura.

Redobre a atenção quando dirigir à noite

Beber e dirigir à noite ou sair cansado e com sono não dá. Por essas e outras, na hora de pegar estrada, dirija pra você e para os outros!

É a chamada direção defensiva: saber se precaver de qualquer situação complicada, como por exemplo desviar de um pedestre desatento, andar com mais cautela quando o motorista da frente parecer indeciso, evitar áreas alagadas, deixar de lado o celular mesmo com o viva-voz e outras atitudes do tipo.

Saber dirigir de forma defensiva, aliás, está previsto por lei. O Código Brasileiro de Trânsito pede que o condutor saiba se defender de situações de risco, é uma obrigação.

Seguro Auto

Para não precisar passar por pequenos estresses e garantir segurança para você e seu carro, o Meu Seguro Mais Barato dispõe de diversas opções de cotação seguro auto que cabem no seu bolso e te salvam na hora do sufoco. Oferecemos as menores taxas do mercado, encontrando assim maiores descontos na cotação do seu seguro. Através do seu contato junto aos nossos especialistas em cotação de seguro auto, podemos personalizar o seu seguro com as suas necessidades, adicionando cobertura de vidros, carro reserva, assistência 24h residencial, franquia reduzida entre outras especialidades. Gostou desse conteúdo? Então dá uma lida nas principais precauções quando vai viajar de carro. O Meu Seguro Mais Barato tem diversos artigos para te entreter e educar quando se fala do seguro. Acesse o site e faça uma simulação.