Veja como a Tokio Marine Seguradora conseguiu se adaptar as novas tecnologias para ter um produto campeão no mercado segurador.
Com a revolução tecnológica que testemunhamos hoje, o impacto das novas ferramentas disruptivas, atingiu em cheio o setor de serviços, criando paradigmas e transformando comportamentos, oportunidades, estratégias e protocolos para a comercialização e utilização de novíssimos produtos e soluções.
O setor de seguros, em todo o mundo, foi um dos que mais rapidamente se adaptaram a nova realidade. O mundo on-line parece ter sido desenhado para facilitar a propagação e difusão de produtos financeiros e de seguros.
Tokio Marine Seguradora no Brasil
Aqui no Brasil não foi diferente, um crescimento maciço de investimentos neste setor vai transformando significativamente o ranking das participações das seguradoras no Brasil.
Dentre as grandes empresas de seguros no Brasil que perceberam e apostaram na tecnologia e nas soluções on-line destaca-se a Tokio Marine Seguradora, uma empresa nascida no Japão e é um dos maiores grupos de seguros do mundo atuando desde 1879, hoje está presente em 38 países com mais de 45.000 colaboradores.
A Tokio Marine inaugurou seu primeiro escritório no Brasil na cidade de São Paulo em 1959 há 61 anos a partir daí só intensificou suas operações no Brasil e transformando-a em uma das maiores operações dentro do seu portfólio no mundo.
Números da Tokio Marine
O segredo para tal crescimento é nada mais que a junção da experiência Internacional com muita tecnologia, investimento em desenvolvimento de produtos e soluções inteligentes para o mercado segurador do Brasil.
A Tokio Marine presta apoio e soluções para mais de 26.000 corretores em todo o território nacional. O ano consolidado de 2019 trouxe o crescimento para a companhia de 13% no primeiro semestre em comparação com o mesmo período de 2018 e a operação local tem investido nos últimos períodos capital substancial para aprimorar e automatizar a parte operacional, tanto que hoje a Tokio exibe o índice de despesas administrativas em relação aos prêmios de 11,7%, abaixo das líderes do ranking de seguro auto Porto Seguro e BB Mapfre com 13,8 e 13,1 respectivamente.
O Segredo da competitividade
Muitos dos seus produtos hoje são emitidos sem intervenção humana, ou seja, quase que totalmente automatizados. Diferentemente da maioria das outras companhias a Tokio Marine tem investido em usar ferramentas como inteligência artificial e análise de dados sofisticada, principalmente para melhorar processos internos, precificação e qualificar ainda mais seu atendimento aos corretores e clientes. Hoje, através de plataformas de cotação de seguros como o MeuSeguroMaisBarato qualquer usuário poderá receber orçamentos da Tokio Marine em questão de minutos e ao contratar o seu seguro auto receberá sua apólice por meio digital, bem como as mais modernas ferramentas de solicitação de serviços, canais de contato ou gerenciamento de seu seguro auto através de um App atualizadíssimo e completo.
Filosofia e História
A filosofia de uma instituição tão relevante e tradicional tem reflexo direto na qualidade dos seus produtos e na forma como a empresa se relaciona com os seus auxiliares, distribuidores, parceiros e clientes. Desde a sua fundação e em primórdios o Tokio Marine group começou a contribuir para a resolução de várias questões sociais, sempre trabalhando em direção ao seu objetivo que é: “Apoiar os clientes e a sociedade em seus momentos de necessidade.” Estes esforços bem coadunados ajudaram o grupo a crescer e a aprimorar seu valor corporativo. A própria companhia destaca que tal objetivo permanecerá o mesmo, não importa como os tempos possam mudar. Ainda assim, reconhecem a necessidade de adaptar sua abordagem para resolver problemas em conjunto com as mudanças no ambiente operacional. Buscam sempre rapidez em responder às mudanças. Fica o desafio de que no futuro continuem buscando a auto transformação no intuito de se manterem como uma boa empresa e para tal estabeleceram como meta continuar seus esforços nos próximos 100 anos para contribuir na construção de uma sociedade sustentável em qualquer região que venha a atuar.
O caráter histórico do nascimento e trajetória da empresa pode ser avaliado desde a sua fundação em 1897. O Tokio Marine group confia em seus pontos fortes para enfrentar uma infinidade de desafios que já fazem parte de sua trajetória, como a resiliência que teve que demonstrar em eventos como o grande terremoto de Kanto em 1 de setembro de 1923 onde 143 mil vidas foram perdidas e várias cidades além da capital Tóquio tiveram em grande parte ser reconstruídas e até mesmo a derrota do Japão na Segunda Guerra Mundial em 1945, exemplo de reconstrução de uma sociedade.
Ao longo desta história, todas as suas atividades foram baseadas na conquista da confiança do segurado, orientada pela continuidade em apoiar seus clientes, parceiros e o conjunto da sociedade em momentos de necessidade.
O objetivo que a companhia não abandona é ajudar as mais diversas comunidades onde atua a avançar para enfrentar os novos desafios que se renovam através da história.